Dicas Ùteis

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Qualidade Dicas Ùteis

Mensagem por GMBR em Dom 04 Maio 2008, 20:48

Dicas Úteis


Nessa matéria, vou mostrar algumas dicas sobre inimigos, tiro, etc...


1º Tiro de canhão


Esse é aquele tiro de canhão do jogo do mario, essa dica é muito simples. veja:

Primeiro você cria a bala, chame esse objeto de obj_bala no evento Create, vá na aba control, clique e arraste o código Execute a piece of code e escreva:

Código:
Código:
image_speed=0.25


Ainda no evento Create, vá na aba move clique e arraste o código Start moving in a direction, e faça como mostra a imagem:



Agora, crie um evento Animation End. Então vá na aba main1 clique e arraste a ação Destroy the Instance

A bala está criada, agora vamos ao canhão. Crie um evento Create, vá na aba control clique e arraste o código Execute a piece of code, então escreva:

Código:
Código:
alarm[0]=round(random(90)+90)


Faça como antes, mas agora no evento Alarm0 e escreva:

Código:
Código:
if distance_to_object(obj_player)<150
{
Tiro=false;
instance_create(x-1,y,obj_bala);
}

alarm[0]=60


Pronto, terminamos!

2º Placa com mensagens

Essa é uma dica bem simples. Essa dica serve para quando o player encostar na placa e apertar a seta para cima, aparecer uma mensagem, veja como:

Crie um evento colision do seu personagem com a placa, e escreva:

Código:
Código:
//APÓS APERTAR A SETA PARA CIMA IRÁ APARECER UMA MENSAGEM

if keyboard_check(vk_up)

show_message("Esse é um pequeno exemplo da mensagem.");


Simples e útil, não é?

3º Dando pontos em troca de vidas


Esse código é aquele que quando pega por exemlo 100 pontos, pega uma vida e os pontos voltam a ser iguais a zero. Veja como é simples:

Crie um objeto, você pode chamá-lo como quiser, agora crie um evento Step e escreva:

Código:
Código:
if score>100
{
lives+=1;
score=0;
}


4º Fader

Essa é uma dica muito boa para aqueles que querem criar aquele efeito de quando inicia o jogo ou fase ela vai aparecendo/sumindo aos poucos, crie um objeto chamado fader. No evento Create crie uma variável, em variable coloque done e em value 0.

Crie um evento Room End e escreva na ação Execute a piece of code:

Código:
Código:
back:=background_create_from_screen(0,0,room_width-1,room_height-1,0,0,0);
start_value:=current_time;
time:=1000; //time in milliseconds
draw_set_color(c_black);
while start_value+time>current_time
 {
 draw_set_alpha(1);
 draw_background(back,0,0);
 draw_set_alpha((current_time-start_value)/time);
 draw_rectangle(0,0,room_width,room_height,false);
 screen_refresh();
 }
background_delete(back);
done:=false;


Agora no evento Draw:

Código:
Código:
steps_to_fade_in:=30;
if done<1 then
 {
 draw_set_alpha(1-done);
 draw_set_color(c_black);
 draw_rectangle(0,0,room_width,room_height,false);
 done+=1/steps_to_fade_in;
 }


Para esse efeito funcionar coloque ele em qual room você quiser.

Tutorial retirado do fórum Game Maker Point

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