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Dicas Ùteis
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Dicas Ùteis
Dicas Úteis
Nessa matéria, vou mostrar algumas dicas sobre inimigos, tiro, etc...
1º Tiro de canhão
Esse é aquele tiro de canhão do jogo do mario, essa dica é muito simples. veja:
Primeiro você cria a bala, chame esse objeto de obj_bala no evento Create, vá na aba control, clique e arraste o código Execute a piece of code e escreva:
Código:
Ainda no evento Create, vá na aba move clique e arraste o código Start moving in a direction, e faça como mostra a imagem:
Agora, crie um evento Animation End. Então vá na aba main1 clique e arraste a ação Destroy the Instance
A bala está criada, agora vamos ao canhão. Crie um evento Create, vá na aba control clique e arraste o código Execute a piece of code, então escreva:
Código:
Faça como antes, mas agora no evento Alarm0 e escreva:
Código:
Pronto, terminamos!
2º Placa com mensagens
Essa é uma dica bem simples. Essa dica serve para quando o player encostar na placa e apertar a seta para cima, aparecer uma mensagem, veja como:
Crie um evento colision do seu personagem com a placa, e escreva:
Código:
Simples e útil, não é?
3º Dando pontos em troca de vidas
Esse código é aquele que quando pega por exemlo 100 pontos, pega uma vida e os pontos voltam a ser iguais a zero. Veja como é simples:
Crie um objeto, você pode chamá-lo como quiser, agora crie um evento Step e escreva:
Código:
4º Fader
Essa é uma dica muito boa para aqueles que querem criar aquele efeito de quando inicia o jogo ou fase ela vai aparecendo/sumindo aos poucos, crie um objeto chamado fader. No evento Create crie uma variável, em variable coloque done e em value 0.
Crie um evento Room End e escreva na ação Execute a piece of code:
Código:
Agora no evento Draw:
Código:
Para esse efeito funcionar coloque ele em qual room você quiser.
Tutorial retirado do fórum Game Maker Point
Nessa matéria, vou mostrar algumas dicas sobre inimigos, tiro, etc...
1º Tiro de canhão
Esse é aquele tiro de canhão do jogo do mario, essa dica é muito simples. veja:
Primeiro você cria a bala, chame esse objeto de obj_bala no evento Create, vá na aba control, clique e arraste o código Execute a piece of code e escreva:
Código:
- Código:
image_speed=0.25
Ainda no evento Create, vá na aba move clique e arraste o código Start moving in a direction, e faça como mostra a imagem:
Agora, crie um evento Animation End. Então vá na aba main1 clique e arraste a ação Destroy the Instance
A bala está criada, agora vamos ao canhão. Crie um evento Create, vá na aba control clique e arraste o código Execute a piece of code, então escreva:
Código:
- Código:
alarm[0]=round(random(90)+90)
Faça como antes, mas agora no evento Alarm0 e escreva:
Código:
- Código:
if distance_to_object(obj_player)<150
{
Tiro=false;
instance_create(x-1,y,obj_bala);
}
alarm[0]=60
Pronto, terminamos!
2º Placa com mensagens
Essa é uma dica bem simples. Essa dica serve para quando o player encostar na placa e apertar a seta para cima, aparecer uma mensagem, veja como:
Crie um evento colision do seu personagem com a placa, e escreva:
Código:
- Código:
//APÓS APERTAR A SETA PARA CIMA IRÁ APARECER UMA MENSAGEM
if keyboard_check(vk_up)
show_message("Esse é um pequeno exemplo da mensagem.");
Simples e útil, não é?
3º Dando pontos em troca de vidas
Esse código é aquele que quando pega por exemlo 100 pontos, pega uma vida e os pontos voltam a ser iguais a zero. Veja como é simples:
Crie um objeto, você pode chamá-lo como quiser, agora crie um evento Step e escreva:
Código:
- Código:
if score>100
{
lives+=1;
score=0;
}
4º Fader
Essa é uma dica muito boa para aqueles que querem criar aquele efeito de quando inicia o jogo ou fase ela vai aparecendo/sumindo aos poucos, crie um objeto chamado fader. No evento Create crie uma variável, em variable coloque done e em value 0.
Crie um evento Room End e escreva na ação Execute a piece of code:
Código:
- Código:
back:=background_create_from_screen(0,0,room_width-1,room_height-1,0,0,0);
start_value:=current_time;
time:=1000; //time in milliseconds
draw_set_color(c_black);
while start_value+time>current_time
{
draw_set_alpha(1);
draw_background(back,0,0);
draw_set_alpha((current_time-start_value)/time);
draw_rectangle(0,0,room_width,room_height,false);
screen_refresh();
}
background_delete(back);
done:=false;
Agora no evento Draw:
Código:
- Código:
steps_to_fade_in:=30;
if done<1 then
{
draw_set_alpha(1-done);
draw_set_color(c_black);
draw_rectangle(0,0,room_width,room_height,false);
done+=1/steps_to_fade_in;
}
Para esse efeito funcionar coloque ele em qual room você quiser.
Tutorial retirado do fórum Game Maker Point
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