GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Dicas Ùteis

Ir para baixo

Dicas Ùteis Empty Dicas Ùteis

Mensagem por GMBR Dom 04 maio 2008, 20:48

Dicas Úteis


Nessa matéria, vou mostrar algumas dicas sobre inimigos, tiro, etc...


1º Tiro de canhão


Esse é aquele tiro de canhão do jogo do mario, essa dica é muito simples. veja:

Primeiro você cria a bala, chame esse objeto de obj_bala no evento Create, vá na aba control, clique e arraste o código Execute a piece of code e escreva:

Código:
Código:
image_speed=0.25


Ainda no evento Create, vá na aba move clique e arraste o código Start moving in a direction, e faça como mostra a imagem:

Dicas Ùteis Haha1dz8

Agora, crie um evento Animation End. Então vá na aba main1 clique e arraste a ação Destroy the Instance

A bala está criada, agora vamos ao canhão. Crie um evento Create, vá na aba control clique e arraste o código Execute a piece of code, então escreva:

Código:
Código:
alarm[0]=round(random(90)+90)


Faça como antes, mas agora no evento Alarm0 e escreva:

Código:
Código:
if distance_to_object(obj_player)<150
{
Tiro=false;
instance_create(x-1,y,obj_bala);
}

alarm[0]=60


Pronto, terminamos!

2º Placa com mensagens

Essa é uma dica bem simples. Essa dica serve para quando o player encostar na placa e apertar a seta para cima, aparecer uma mensagem, veja como:

Crie um evento colision do seu personagem com a placa, e escreva:

Código:
Código:
//APÓS APERTAR A SETA PARA CIMA IRÁ APARECER UMA MENSAGEM

if keyboard_check(vk_up)

show_message("Esse é um pequeno exemplo da mensagem.");


Simples e útil, não é?

3º Dando pontos em troca de vidas


Esse código é aquele que quando pega por exemlo 100 pontos, pega uma vida e os pontos voltam a ser iguais a zero. Veja como é simples:

Crie um objeto, você pode chamá-lo como quiser, agora crie um evento Step e escreva:

Código:
Código:
if score>100
{
lives+=1;
score=0;
}


4º Fader

Essa é uma dica muito boa para aqueles que querem criar aquele efeito de quando inicia o jogo ou fase ela vai aparecendo/sumindo aos poucos, crie um objeto chamado fader. No evento Create crie uma variável, em variable coloque done e em value 0.

Crie um evento Room End e escreva na ação Execute a piece of code:

Código:
Código:
back:=background_create_from_screen(0,0,room_width-1,room_height-1,0,0,0);
start_value:=current_time;
time:=1000; //time in milliseconds
draw_set_color(c_black);
while start_value+time>current_time
 {
 draw_set_alpha(1);
 draw_background(back,0,0);
 draw_set_alpha((current_time-start_value)/time);
 draw_rectangle(0,0,room_width,room_height,false);
 screen_refresh();
 }
background_delete(back);
done:=false;


Agora no evento Draw:

Código:
Código:
steps_to_fade_in:=30;
if done<1 then
 {
 draw_set_alpha(1-done);
 draw_set_color(c_black);
 draw_rectangle(0,0,room_width,room_height,false);
 done+=1/steps_to_fade_in;
 }


Para esse efeito funcionar coloque ele em qual room você quiser.

Tutorial retirado do fórum Game Maker Point
avatar
GMBR

Data de inscrição : 26/02/2008
Reputação : 6
Número de Mensagens : 352
Prêmios : Dicas Ùteis Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://gmbr.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos