Funções de Sons

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Qualidade Funções de Sons

Mensagem por Suadao em Seg 12 Jul 2010, 19:00

Funções de Sons

Descrição

Nesse "tutorial" ensinarei vocês a usarem as funções dos sons (É... não sou bom em descrições XD). Utilizarei o Game Maker 8.0 PRO, mas creio que funcione em outras versões.

Desenvolvimento

Sound Play:

Estrutura
Código:
sound_play(som)
Explicação
Bem... Você já deve ter percebido que o código inicia um som, apenas coloque o nome do sound que deseja que toque entre os parênteses.

Sound Loop:
Estrutura
Código:
sound_loop(som)
Explicação
Essa função é parecida com o sound play, porém nessa função o som toca "para sempre", ou seja, fica tocando repetidamente.

Sound Stop:
Estrutura
Código:
sound_stop(som)
Explicação
Você já deve ter entendido que esse código faz pausar algum som, apenas coloque o nome do sound entre os parênteses.

Sound Stop All:
Estrutura
Código:
sound_stop_all()
Explicação
Essa função é parecida com a Sound Stop, porém ela pausa todos os sons que estão tocando durante o jogo, não é necessário dizer os sons, pois como já disse ela pausa todos os sons que estão tocando.

Sound IsPlaying:
Estrutura
Código:
sound_isplaying(som)
Explicação
Essa função serve para verificar se o som está tocando, ela é acompanhada com o if. Coloque o nome do som entre os parênteses. Ex:
if sound_isplaying(som) {show_message("O som está tocando")}
Se o som estiver tocando, aparecerá a mensagem "O som está tocando".

Sound Pan:
Estrutura
Código:
sound_pan(som,valor)
Explicação
Nesse código é dito em que caixa de som tocará o som (da direita, da esquerda, ou das duas), no som você coloca o nome do sound que você deseja que toque, no valor você coloca 1 para o som vir da caixa de som da direita, -1 para o som vir da caixa de som da esquerda e 0 para o som vir de ambas as caixas de som.

Sound Fade:
Estrutura
Código:
sound_fade(som,valor,tempo)
Explicação
Mesmo não entendendo direito tentarei explicar, esse código faz com que provoque um efeito chamado "fade" no som, esse efeito faz com que a música vá diminuindo até o som acabar ou aumentando até o som começar (desculpe pela minha má explicação). No som você coloca o nome do sound que você quer que ganhe o efeito, em valor você coloca 1 para o som ir aumentando até começar ou 0 se quiser que ele fique diminuindo até acabar, em tempo você coloca o tempo que quer que o efeito dure em milisegundos.

Sound Global Volume
Estrutura:
Código:
sound_global_volume(valor)
Explicação
Esse código é o que altera o volume de todos os sons que estão sendo tocados no jogo. Em valor você coloca o volume que você quer (Ex: Mudo = 0, Medio = 0.6, Alto = 1).

Sound Volume
Estrutura:
Código:
sound_volume(som,valor)
Explicação
Esse código é parecido com o de cima, porém ele altera o volume de apenas um som. No lugar do som coloque o som que você deseja alterar o volume, e em valor o volume que você deseja (Ex: Mudo = 0, Medio = 0.6, Alto = 1)

Valew! flw


Última edição por Suadao em Qua 14 Jul 2010, 16:48, editado 6 vez(es)

Suadao

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Qualidade Re: Funções de Sons

Mensagem por VerdiMare em Seg 12 Jul 2010, 19:26

Cara, o tuto ta bom e bem explicado,
mas ta muito básico, é só um cara botar "Sound"
na janela de GML, mas fora isso, o
Pan, Fade e Global Volume foi uma boa

eu nem conhecia xD

Até mais

VerdiMare

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Qualidade Re: Funções de Sons

Mensagem por fonetico em Seg 12 Jul 2010, 19:39

ótimo tutorial Suadão, muito bom!
Na verdade, não conhecia os três últimos comandos, porque afinal, nunca criei um projeto com som, ainda xD

Ah e você mudou o seu nome? Preferia Suadão, todo mundo já se acostumou xD

fonetico

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Qualidade Re: Funções de Sons

Mensagem por makgamer em Seg 12 Jul 2010, 19:42

otimo tutorial, vai ajudar muita jente!
tbm n conecia os 3 ultimos comandos!
tbm preferia suadão Happy

makgamer

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Qualidade Re: Funções de Sons

Mensagem por Suadao em Seg 12 Jul 2010, 19:49

Que bom que gostaram Happy. Irei ver se peço pra trocar novamente o meu nickname.

Valew! flw

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Qualidade Re: Funções de Sons

Mensagem por dj_mdk em Seg 12 Jul 2010, 20:27

;P APROVADO

ASS; MAVERICK Rolling Eyes

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Qualidade Re: Funções de Sons

Mensagem por SIGILOSO em Seg 12 Jul 2010, 20:29

Ótimo tuto,vc abordou um assunto mto interessante e pouco comentado! Happy
Com certeza será mto útil,pois o som é uma das partes mais importantes de um jogo!
afro

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Qualidade Re: Funções de Sons

Mensagem por Suadao em Ter 13 Jul 2010, 13:15

maverick pensa que diz:
;P APROVADO

ASS; MAVERICK
Que bom que gostou Happy. Só tente fazer comentários mais construtivos da próxima vez.

Felipe Henri says:
Ótimo tuto,vc abordou um assunto mto interessante e pouco comentado!
Com certeza será mto útil,pois o som é uma das partes mais importantes de um jogo!
Mas essa foi a idéia que me deu na cabeça, abordar um assunto pouco comentado. Que bom que gostou... Wooow! XD

Valew! flw


Última edição por Suadao em Ter 13 Jul 2010, 17:04, editado 1 vez(es)

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Qualidade Re: Funções de Sons

Mensagem por Dancity em Ter 13 Jul 2010, 14:04

Muito bom o tudo ;D
Explicou certinho uma funções que eu nem sabia Happy
Até que vc improvisou bem com o Sound Fade.
Edit:
Esqueçeu do sound_isplaying =D

Dancity

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Qualidade Re: Funções de Sons

Mensagem por Lolegal em Ter 13 Jul 2010, 15:50

Muito bom tuto, eu não conheci o Sound Pan, seria ótimo em jogos de tiro

Lolegal

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Qualidade Re: Funções de Sons

Mensagem por Suadao em Ter 13 Jul 2010, 15:56

Dancity says:
Edit:
Esqueçeu do sound_isplaying =D
Ah sim! Já adicionei. Obrigado por lembrar ;)

Lolegal says:
Muito bom tuto, eu não conheci o Sound Pan, seria ótimo em jogos de tiro
É mesmo, vale a pena testar o Sound Pan.

Valew! flw

Editado: Havia me esquecido do Sound Volume, acabei de adicionar.

P.S.: Existem mais funções mas que eu saiba são para jogos 3D, ou seja, para programadores mais avançados, e eu não conheço direito as funções então não pude explicar para vocês :S.

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Qualidade Re: Funções de Sons

Mensagem por LCS em Ter 13 Jul 2010, 19:49

muito bom tuto suado eu nem sabia pra q q servia a queles outros la valew eu soh usava o som normal e por lib ainda hsauhs
valew suado !!
flws

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Qualidade Re: Funções de Sons

Mensagem por Alex Marcelo em Ter 13 Jul 2010, 19:52

Muito bom tutorial, como todos os seus outros!
Creio que muita gente (como eu) que explorou pouquíssimos desses recursos, agora pode saber mais! =D

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Qualidade Re: Funções de Sons

Mensagem por Mystery_boy_maker em Ter 13 Jul 2010, 23:22

Otimo tutorial Suadao parabens a cada novo post
voce se supera esperamos mais tutorias de voce
Esta muito bem organizado, e digitado digo sem erros
de gramatica sorrindo2

Mystery_boy_maker

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Qualidade Re: Funções de Sons

Mensagem por Adriel em Ter 13 Jul 2010, 23:28

Pessoal, então, vamos supor que tem um objeto que aumenta o som, ficaria no código dele no left pressed( do mouse ) :
Código:
sound_volume(som,+1)

E num objeto que diminui coloca "-" ao invés de "+" né? É isso?

Adriel

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Qualidade Re: Funções de Sons

Mensagem por Suadao em Qua 14 Jul 2010, 10:09

O cara mais misterioso do fórum disse:
Otimo tutorial Suadao parabens a cada novo post
voce se supera esperamos mais tutorias de voce
Esta muito bem organizado, e digitado digo sem erros
de gramatica.
Sim, sim, eu sempre tento organizar o máximo dos meus tópicos e não cometer nenhum erro de gramática, o Google Chrome me ajuda um pouco nessa parte ;).

Adriel says:
Pessoal, então, vamos supor que tem um objeto que aumenta o som, ficaria no código dele no left pressed( do mouse ) :
Código:
sound_volume(som,+1)

E num objeto que diminui coloca "-" ao invés de "+" né? É isso?
Não é assim que funciona, o código apenas é pra escolher o volume que quer que o seu som toque, e não para aumentar ou diminuir.

Valew! flw


Última edição por Suadao em Qua 14 Jul 2010, 10:36, editado 1 vez(es)

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Qualidade Re: Funções de Sons

Mensagem por Igor KinGamer em Qua 14 Jul 2010, 10:34

Del escreveu:Pessoal, então, vamos supor que tem um objeto que aumenta o som, ficaria no código dele no left pressed( do mouse ) :
Código:
sound_volume(som,+1)

E num objeto que diminui coloca "-" ao invés de "+" né? É isso?

Você leu o tutorial?

Esse código não aumenta ou abaixa o volume. Ele escolhe o valor do volume. Você tem que colocar um valor de 0 a 1 (0, 1, 0.1, 0.2, 0.55, 0.777, etc.). Se você colocar 0, o som ficará com o volume mínimo (mudo, como o Suadao escreveu). Se colocar 1, o som ficará com o volume máximo. E, é óbvio, quanto maior for o valor, mais alto ficará o som.

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Qualidade Re: Funções de Sons

Mensagem por correiajoao em Qua 14 Jul 2010, 11:10

E o tuto está do melhor!

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Qualidade Re: Funções de Sons

Mensagem por BioTrust em Qua 14 Jul 2010, 11:36

Bom, estava te devendo este comentário desde ante ontem, quando disse que ia comentar, mas acabei esquecendo. Antes de tudo, desculpe a demora :oops: .

Então,li o tutorial duas vezes só pra ter certeza do que eu ia escrever, e realmente, ficou ótimo. Como o Mbm disse, ficou ótimo, sem erros, bem coesivo, tudo para deixar fácil a leitura. Os seus tutoriais tem melhorado bastante a visualização, até porque você tem colocado uma certa 'organização a mais' a cada tuto novo. Espero que um dia você se sinta realmente grato por ter ajudado tanta gente em tão pouco tempo Smile

Pode ter certeza, já conseguiu ser meu colega, e se continuara assim, poderemos nos tornar grandes amigos, um dia Very Happy (quem sabe, né?)

Obs.: Heheheh, por que motivo o Igor colocou meu nome na assinatura dele? Parece meio estranho, mas eu gostei da 'homenagem' Very Happy

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Qualidade Re: Funções de Sons

Mensagem por Suadao em Qua 14 Jul 2010, 11:53

BioTrust escreveu:Bom, estava te devendo este comentário desde ante ontem, quando disse que ia comentar, mas acabei esquecendo. Antes de tudo, desculpe a demora :oops: .

Então,li o tutorial duas vezes só pra ter certeza do que eu ia escrever, e realmente, ficou ótimo. Como o Mbm disse, ficou ótimo, sem erros, bem coesivo, tudo para deixar fácil a leitura. Os seus tutoriais tem melhorado bastante a visualização, até porque você tem colocado uma certa 'organização a mais' a cada tuto novo. Espero que um dia você se sinta realmente grato por ter ajudado tanta gente em tão pouco tempo Smile

Pode ter certeza, já conseguiu ser meu colega, e se continuara assim, poderemos nos tornar grandes amigos, um dia Very Happy (quem sabe, né?)

Obs.: Heheheh, por que motivo o Igor colocou meu nome na assinatura dele? Parece meio estranho, mas eu gostei da 'homenagem' Very Happy

Que bom que achou do tutorial isso tudo que disse, com certeza algum dia poderemos nos tornarmos bons amigos Smile.

Obs.: Heheheh, por que motivo o Igor colocou meu nome na assinatura dele? Parece meio estranho, mas eu gostei da 'homenagem' Very Happy
Na realidade ele usou um "script" chamado
Código:
{USERNAME}

Veja um exemplo:
Olá, Convidado, beleza?

Valew! flw

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Qualidade Re: Funções de Sons

Mensagem por BioTrust em Qua 14 Jul 2010, 11:56

Suadão escreveu:...Na verdade ele usou um script...
Ainda não sei como ele usou, não entendi direito :S
Ps.: Será que a intenção foi colocar meu nome mesmo?

@inside-topic:
Realmente tudo que eu falo é pra ser usado como incentivo, e deve ser levado a sério. Comentários assim feito pelos outros são poucos, porém não são raros.
Abraços

felicidade Thx. Flw!



Última edição por BioTrust em Qua 14 Jul 2010, 12:42, editado 1 vez(es)

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Qualidade Re: Funções de Sons

Mensagem por mayck em Qua 14 Jul 2010, 12:26

LOL muito Bom tutu Mesmo Topico Super arrumado Muito Bom Manow =D

~~~~
Oi Suadao lol =D

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Qualidade Re: Funções de Sons

Mensagem por Suadao em Qua 14 Jul 2010, 13:07

BioTrust escreveu:
Suadão escreveu:...Na verdade ele usou um script...
Ainda não sei como ele usou, não entendi direito :S
Ps.: Será que a intenção foi colocar meu nome mesmo?

@inside-topic:
Realmente tudo que eu falo é pra ser usado como incentivo, e deve ser levado a sério. Comentários assim feito pelos outros são poucos, porém não são raros.
Abraços

felicidade Thx. Flw!

Bem.. É só você digitar
Código:
{USERNAME}
, assim fará aparecer o nick da pessoa que está vendo o que está escrito. Também devo falar que eu levo 100% a sério os seus comentários. Infelizmente, ele não quis dizer seu nick pois aqui também apareceu meu nick.

Manolo mayck escreveu:LOL muito Bom tutu Mesmo Topico Super arrumado Muito Bom Manow =D

~~~~
Oi Suadao lol =D
Falaew mayck, eu sempre tento organizar e formatar meus tópicos da melhor maneira possível.

Valew! flw

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Qualidade Re: Funções de Sons

Mensagem por BioTrust em Qua 14 Jul 2010, 13:10

hm...agora eu entendi...

@commenting-your-comment:
Bom, eu sei que você leva 100% a sério meus comentários (te estrangularia se não levasse), mas só estou falando isso porque há muitas pessoas que não estão nem aí pros outros e ficam de piada no fórum.

Abraços
felicidade Thx. Flw!

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Qualidade Re: Funções de Sons

Mensagem por Lolegal em Qua 14 Jul 2010, 14:18

Tipo eu fiz um player de audio bem basico só pra testar, e nem deu pra aumentar nem diminuir o volume :/ estranho né Convidado(Script do Username).

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Qualidade Re: Funções de Sons

Mensagem por Dancity em Qua 14 Jul 2010, 15:01

BioTrust escreveu:
Obs.: Heheheh, por que motivo o Igor colocou meu nome na assinatura dele? Parece meio estranho, mas eu gostei da 'homenagem' Very Happy

Script Username Fail.

Convidado Tá olhando o que?

Esse Username me deixou bolado várias vezes...

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Qualidade Re: Funções de Sons

Mensagem por Suadao em Qua 14 Jul 2010, 16:16

Hum... Não fujam do assunto do tópico, OK? XD. Bem... Fiz uma engine de aumentar/diminuir volume, quem quiser dar uma olhada, aqui está: http://www.gamemakerbrasil.com/engines-f12/engine-aumentar-diminuir-volume-dos-sons-do-jogo-suadao-t9239.htm

Valew! flw

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Qualidade Re: Funções de Sons

Mensagem por pedr0bandeira em Qua 14 Jul 2010, 18:19

WTF?? que tanto pedrobandeira eh esse ai? HEIAUHAEIHUAEIHUA.

Muito bem explicado man, parabéns.

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Qualidade Re: Funções de Sons

Mensagem por matB em Qua 01 Dez 2010, 21:34

cara e como fazer para dar pause e qando clicar para dar play ele continue de onde parou

matB

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Qualidade Re: Funções de Sons

Mensagem por Suadao em Sab 22 Jan 2011, 11:51

Tem um outro tutorial aqui na comunidade que ensina a fazer isso. Aqui está:
http://gmbr.forumeiros.com/t13044-pausando-uma-musica-no-game-maker-sem-dll

Suadao

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Qualidade Re: Funções de Sons

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