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Denis Lemos

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Funções de Sons

em Seg 12 Jul 2010, 19:00
Funções de Sons

Descrição

Nesse "tutorial" ensinarei vocês a usarem as funções dos sons (É... não sou bom em descrições XD). Utilizarei o Game Maker 8.0 PRO, mas creio que funcione em outras versões.

Desenvolvimento

Sound Play:

Estrutura
Código:
sound_play(som)
Explicação
Bem... Você já deve ter percebido que o código inicia um som, apenas coloque o nome do sound que deseja que toque entre os parênteses.

Sound Loop:
Estrutura
Código:
sound_loop(som)
Explicação
Essa função é parecida com o sound play, porém nessa função o som toca "para sempre", ou seja, fica tocando repetidamente.

Sound Stop:
Estrutura
Código:
sound_stop(som)
Explicação
Você já deve ter entendido que esse código faz pausar algum som, apenas coloque o nome do sound entre os parênteses.

Sound Stop All:
Estrutura
Código:
sound_stop_all()
Explicação
Essa função é parecida com a Sound Stop, porém ela pausa todos os sons que estão tocando durante o jogo, não é necessário dizer os sons, pois como já disse ela pausa todos os sons que estão tocando.

Sound IsPlaying:
Estrutura
Código:
sound_isplaying(som)
Explicação
Essa função serve para verificar se o som está tocando, ela é acompanhada com o if. Coloque o nome do som entre os parênteses. Ex:
if sound_isplaying(som) {show_message("O som está tocando")}
Se o som estiver tocando, aparecerá a mensagem "O som está tocando".

Sound Pan:
Estrutura
Código:
sound_pan(som,valor)
Explicação
Nesse código é dito em que caixa de som tocará o som (da direita, da esquerda, ou das duas), no som você coloca o nome do sound que você deseja que toque, no valor você coloca 1 para o som vir da caixa de som da direita, -1 para o som vir da caixa de som da esquerda e 0 para o som vir de ambas as caixas de som.

Sound Fade:
Estrutura
Código:
sound_fade(som,valor,tempo)
Explicação
Mesmo não entendendo direito tentarei explicar, esse código faz com que provoque um efeito chamado "fade" no som, esse efeito faz com que a música vá diminuindo até o som acabar ou aumentando até o som começar (desculpe pela minha má explicação). No som você coloca o nome do sound que você quer que ganhe o efeito, em valor você coloca 1 para o som ir aumentando até começar ou 0 se quiser que ele fique diminuindo até acabar, em tempo você coloca o tempo que quer que o efeito dure em milisegundos.

Sound Global Volume
Estrutura:
Código:
sound_global_volume(valor)
Explicação
Esse código é o que altera o volume de todos os sons que estão sendo tocados no jogo. Em valor você coloca o volume que você quer (Ex: Mudo = 0, Medio = 0.6, Alto = 1).

Sound Volume
Estrutura:
Código:
sound_volume(som,valor)
Explicação
Esse código é parecido com o de cima, porém ele altera o volume de apenas um som. No lugar do som coloque o som que você deseja alterar o volume, e em valor o volume que você deseja (Ex: Mudo = 0, Medio = 0.6, Alto = 1)

Valew! flw


Última edição por Suadao em Qua 14 Jul 2010, 16:48, editado 6 vez(es)
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Re: Funções de Sons

em Seg 12 Jul 2010, 19:26
Cara, o tuto ta bom e bem explicado,
mas ta muito básico, é só um cara botar "Sound"
na janela de GML, mas fora isso, o
Pan, Fade e Global Volume foi uma boa

eu nem conhecia xD

Até mais
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Re: Funções de Sons

em Seg 12 Jul 2010, 19:39
ótimo tutorial Suadão, muito bom!
Na verdade, não conhecia os três últimos comandos, porque afinal, nunca criei um projeto com som, ainda xD

Ah e você mudou o seu nome? Preferia Suadão, todo mundo já se acostumou xD
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Re: Funções de Sons

em Seg 12 Jul 2010, 19:42
otimo tutorial, vai ajudar muita jente!
tbm n conecia os 3 ultimos comandos!
tbm preferia suadão Happy
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Re: Funções de Sons

em Seg 12 Jul 2010, 19:49
Que bom que gostaram Happy. Irei ver se peço pra trocar novamente o meu nickname.

Valew! flw
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Re: Funções de Sons

em Seg 12 Jul 2010, 20:27
;P APROVADO

ASS; MAVERICK Rolling Eyes
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Re: Funções de Sons

em Seg 12 Jul 2010, 20:29
Ótimo tuto,vc abordou um assunto mto interessante e pouco comentado! Happy
Com certeza será mto útil,pois o som é uma das partes mais importantes de um jogo!
afro
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Re: Funções de Sons

em Ter 13 Jul 2010, 13:15
maverick pensa que diz:
;P APROVADO

ASS; MAVERICK
Que bom que gostou Happy. Só tente fazer comentários mais construtivos da próxima vez.

Felipe Henri says:
Ótimo tuto,vc abordou um assunto mto interessante e pouco comentado!
Com certeza será mto útil,pois o som é uma das partes mais importantes de um jogo!
Mas essa foi a idéia que me deu na cabeça, abordar um assunto pouco comentado. Que bom que gostou... Wooow! XD

Valew! flw


Última edição por Suadao em Ter 13 Jul 2010, 17:04, editado 1 vez(es)
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Re: Funções de Sons

em Ter 13 Jul 2010, 14:04
Muito bom o tudo ;D
Explicou certinho uma funções que eu nem sabia Happy
Até que vc improvisou bem com o Sound Fade.
Edit:
Esqueçeu do sound_isplaying =D
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Re: Funções de Sons

em Ter 13 Jul 2010, 15:50
Muito bom tuto, eu não conheci o Sound Pan, seria ótimo em jogos de tiro
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Re: Funções de Sons

em Ter 13 Jul 2010, 15:56
Dancity says:
Edit:
Esqueçeu do sound_isplaying =D
Ah sim! Já adicionei. Obrigado por lembrar ;)

Lolegal says:
Muito bom tuto, eu não conheci o Sound Pan, seria ótimo em jogos de tiro
É mesmo, vale a pena testar o Sound Pan.

Valew! flw

Editado: Havia me esquecido do Sound Volume, acabei de adicionar.

P.S.: Existem mais funções mas que eu saiba são para jogos 3D, ou seja, para programadores mais avançados, e eu não conheço direito as funções então não pude explicar para vocês :S.
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Re: Funções de Sons

em Ter 13 Jul 2010, 19:49
muito bom tuto suado eu nem sabia pra q q servia a queles outros la valew eu soh usava o som normal e por lib ainda hsauhs
valew suado !!
flws
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Re: Funções de Sons

em Ter 13 Jul 2010, 19:52
Muito bom tutorial, como todos os seus outros!
Creio que muita gente (como eu) que explorou pouquíssimos desses recursos, agora pode saber mais! =D
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Re: Funções de Sons

em Ter 13 Jul 2010, 23:22
Otimo tutorial Suadao parabens a cada novo post
voce se supera esperamos mais tutorias de voce
Esta muito bem organizado, e digitado digo sem erros
de gramatica sorrindo2
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Re: Funções de Sons

em Ter 13 Jul 2010, 23:28
Pessoal, então, vamos supor que tem um objeto que aumenta o som, ficaria no código dele no left pressed( do mouse ) :
Código:
sound_volume(som,+1)

E num objeto que diminui coloca "-" ao invés de "+" né? É isso?
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Re: Funções de Sons

em Qua 14 Jul 2010, 10:09
O cara mais misterioso do fórum disse:
Otimo tutorial Suadao parabens a cada novo post
voce se supera esperamos mais tutorias de voce
Esta muito bem organizado, e digitado digo sem erros
de gramatica.
Sim, sim, eu sempre tento organizar o máximo dos meus tópicos e não cometer nenhum erro de gramática, o Google Chrome me ajuda um pouco nessa parte ;).

Adriel says:
Pessoal, então, vamos supor que tem um objeto que aumenta o som, ficaria no código dele no left pressed( do mouse ) :
Código:
sound_volume(som,+1)

E num objeto que diminui coloca "-" ao invés de "+" né? É isso?
Não é assim que funciona, o código apenas é pra escolher o volume que quer que o seu som toque, e não para aumentar ou diminuir.

Valew! flw


Última edição por Suadao em Qua 14 Jul 2010, 10:36, editado 1 vez(es)
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Re: Funções de Sons

em Qua 14 Jul 2010, 10:34
Del escreveu:Pessoal, então, vamos supor que tem um objeto que aumenta o som, ficaria no código dele no left pressed( do mouse ) :
Código:
sound_volume(som,+1)

E num objeto que diminui coloca "-" ao invés de "+" né? É isso?

Você leu o tutorial?

Esse código não aumenta ou abaixa o volume. Ele escolhe o valor do volume. Você tem que colocar um valor de 0 a 1 (0, 1, 0.1, 0.2, 0.55, 0.777, etc.). Se você colocar 0, o som ficará com o volume mínimo (mudo, como o Suadao escreveu). Se colocar 1, o som ficará com o volume máximo. E, é óbvio, quanto maior for o valor, mais alto ficará o som.
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Re: Funções de Sons

em Qua 14 Jul 2010, 11:10
E o tuto está do melhor!
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Re: Funções de Sons

em Qua 14 Jul 2010, 11:36
Bom, estava te devendo este comentário desde ante ontem, quando disse que ia comentar, mas acabei esquecendo. Antes de tudo, desculpe a demora :oops: .

Então,li o tutorial duas vezes só pra ter certeza do que eu ia escrever, e realmente, ficou ótimo. Como o Mbm disse, ficou ótimo, sem erros, bem coesivo, tudo para deixar fácil a leitura. Os seus tutoriais tem melhorado bastante a visualização, até porque você tem colocado uma certa 'organização a mais' a cada tuto novo. Espero que um dia você se sinta realmente grato por ter ajudado tanta gente em tão pouco tempo Smile

Pode ter certeza, já conseguiu ser meu colega, e se continuara assim, poderemos nos tornar grandes amigos, um dia Very Happy (quem sabe, né?)

Obs.: Heheheh, por que motivo o Igor colocou meu nome na assinatura dele? Parece meio estranho, mas eu gostei da 'homenagem' Very Happy
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Re: Funções de Sons

em Qua 14 Jul 2010, 11:53
@BioTrust escreveu:Bom, estava te devendo este comentário desde ante ontem, quando disse que ia comentar, mas acabei esquecendo. Antes de tudo, desculpe a demora :oops: .

Então,li o tutorial duas vezes só pra ter certeza do que eu ia escrever, e realmente, ficou ótimo. Como o Mbm disse, ficou ótimo, sem erros, bem coesivo, tudo para deixar fácil a leitura. Os seus tutoriais tem melhorado bastante a visualização, até porque você tem colocado uma certa 'organização a mais' a cada tuto novo. Espero que um dia você se sinta realmente grato por ter ajudado tanta gente em tão pouco tempo Smile

Pode ter certeza, já conseguiu ser meu colega, e se continuara assim, poderemos nos tornar grandes amigos, um dia Very Happy (quem sabe, né?)

Obs.: Heheheh, por que motivo o Igor colocou meu nome na assinatura dele? Parece meio estranho, mas eu gostei da 'homenagem' Very Happy

Que bom que achou do tutorial isso tudo que disse, com certeza algum dia poderemos nos tornarmos bons amigos Smile.

Obs.: Heheheh, por que motivo o Igor colocou meu nome na assinatura dele? Parece meio estranho, mas eu gostei da 'homenagem' Very Happy
Na realidade ele usou um "script" chamado
Código:
{USERNAME}

Veja um exemplo:
Olá, Convidado, beleza?

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Re: Funções de Sons

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