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Como faço pro personagem soltar um poder?
5 participantes
Página 1 de 1
Como faço pro personagem soltar um poder?
Tem um objeto obj_fireball (o poder)
Quero que o player, ao pegar outro objeto obj_food, ganhe 1 fireball, que poderá soltar quando ele quer apertando o botão X.
- Como programo o obj_fireball?
- Como programo o obj_food?
- Como faço pra que o poder seja guardado e usado quando o player quiser (exibindo de preferência uma mensagem "você adquiriu a bola de fogo etc.)?
Quero que o player, ao pegar outro objeto obj_food, ganhe 1 fireball, que poderá soltar quando ele quer apertando o botão X.
- Como programo o obj_fireball?
- Como programo o obj_food?
- Como faço pra que o poder seja guardado e usado quando o player quiser (exibindo de preferência uma mensagem "você adquiriu a bola de fogo etc.)?
Alex Marcelo- Data de inscrição : 09/08/2009
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Re: Como faço pro personagem soltar um poder?
Coloque no STEP do player :
- Código:
if distance_to_object(obj_fireball)<1
{
instance_create(x,y,obj_food)
}
Adriel- Data de inscrição : 18/07/2009
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Re: Como faço pro personagem soltar um poder?
mas e a terceira pergunta "Como faço pra que o poder seja guardado e usado quando o player quiser (exibindo de preferência uma mensagem "você adquiriu a bola de fogo etc.)?"
Alex Marcelo- Data de inscrição : 09/08/2009
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Re: Como faço pro personagem soltar um poder?
Bom acredito que seja isso:
No Obj_Player coloque:
No Obj_Player coloque:
- Código:
global.poder=0
- Código:
instance_destroy(other);
show_message('Você adquiriu uma bola de fogo.');
- Código:
if global.poder = 1 {
instance_create(x,y,Obj_Fireball);
}
else
{
show_message('Você não tem fireballs.');
}
- Código:
global.poder+=1
instance_destroy(other);
Lolegal- Data de inscrição : 18/08/2009
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Re: Como faço pro personagem soltar um poder?
Quando eu aperto "x" diz que eu não tenho bola de fogo, mesmo depois de ter adquirido.
Mas valeu, Lolegal...
Mas valeu, Lolegal...
Alex Marcelo- Data de inscrição : 09/08/2009
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Re: Como faço pro personagem soltar um poder?
Na colisão do player com o food:
- Código:
global.poder+=1
instance_destroy(other);
show_message('Você adquiriu uma bola de fogo.');
Lolegal- Data de inscrição : 18/08/2009
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Re: Como faço pro personagem soltar um poder?
Tive que dar um edit...
Ta perfeito, mas ele não está acumulando "fireballs". Só a primeira da certo, nas outras diz que não tem mais...
Ta perfeito, mas ele não está acumulando "fireballs". Só a primeira da certo, nas outras diz que não tem mais...
Alex Marcelo- Data de inscrição : 09/08/2009
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Re: Como faço pro personagem soltar um poder?
No evento de pressinar "x":
- Código:
if global.poder > 0 {
instance_create(x,y,Obj_Fireball);
}
else
{
show_message('Você não tem fireballs.');
}
Luan Maia- Games Ranking :
Notas recebidas : D+C+C+D
Data de inscrição : 01/07/2010
Reputação : 2
Número de Mensagens : 404
Prêmios :
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Re: Como faço pro personagem soltar um poder?
Create do player:
fireballs = 0; // Variável que armazenará a quantidade de fireballs que tem
Evento de colisão do player com o obj_food:
fireballs += 1; // Ganha uma fireball
show_message("Você ganhou uma fireball!") // Mostra a mensagem dizendo que ganhou uma fireball
with (other) // Com o outro objeto envolvido na colisão, ou seja, o obj_food
instance_destroy(); // Destrói o obj_food
Step do player:
if (keyboard_check_pressed(ord('X')) && fireballs > 0) // Se pressiona a tecla X e tem fireballs
{
tiro = instance_create(x, y, obj_fireball); // Cria o obj_fireball e armazena o id dele na variável tiro
if (/* Aqui você faz um teste para saber se o player está virado para a direita */)
tiro.hspeed = 5; // O obj_fireball vai para a direita
else // Se está virado para a esquerda
tiro.hspeed = -5; // O obj_fireball vai para a esquerda
fireballs -= 1; // Diminui a quantidade de fireballs que tem
}
Por favor, não apenas copie e cole esses códigos, mas entenda a lógica deles, como eles funcionam.
PS.: A função instance_destroy não tem nenhum argumento. Ou seja, não é certo instance_destroy(instância). Você tem que colocar instance_destroy() na instância que você quer destruir.
Evento de colisão do player com o obj_food:
show_message("Você ganhou uma fireball!") // Mostra a mensagem dizendo que ganhou uma fireball
with (other) // Com o outro objeto envolvido na colisão, ou seja, o obj_food
instance_destroy(); // Destrói o obj_food
Step do player:
{
tiro = instance_create(x, y, obj_fireball); // Cria o obj_fireball e armazena o id dele na variável tiro
if (/* Aqui você faz um teste para saber se o player está virado para a direita */)
tiro.hspeed = 5; // O obj_fireball vai para a direita
else // Se está virado para a esquerda
tiro.hspeed = -5; // O obj_fireball vai para a esquerda
fireballs -= 1; // Diminui a quantidade de fireballs que tem
}
Por favor, não apenas copie e cole esses códigos, mas entenda a lógica deles, como eles funcionam.
PS.: A função instance_destroy não tem nenhum argumento. Ou seja, não é certo instance_destroy(instância). Você tem que colocar instance_destroy() na instância que você quer destruir.
Igor KinGamer- Data de inscrição : 26/09/2008
Reputação : 11
Número de Mensagens : 890
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