Entrar
Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05
» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55
» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39
» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28
» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
[Resolvido]PLATAFORMA - Como fazer plataforma quebrar?
4 participantes
Página 1 de 1
[Resolvido]PLATAFORMA - Como fazer plataforma quebrar?
Estou a fazer um teste para um jogo de plataforma, e não sei com fazer o chão, quebrar!
O que quero dizer, o personagem vai a andar, e quando está sobre a plataforma ela começa a cair(mas começa a cair, e acaba de cair passado 4 seg, para o personagem ter tempo de fugir!)
Um exemplo desse tipo por exemplo é no jogo do Mistery_Boy Maker: As Aventuras de Pokonyan.
Alguém sabe me ajudar!?
OBRGD PELA AJUDA, DESDE JÁ!
O que quero dizer, o personagem vai a andar, e quando está sobre a plataforma ela começa a cair(mas começa a cair, e acaba de cair passado 4 seg, para o personagem ter tempo de fugir!)
Um exemplo desse tipo por exemplo é no jogo do Mistery_Boy Maker: As Aventuras de Pokonyan.
Alguém sabe me ajudar!?
OBRGD PELA AJUDA, DESDE JÁ!
correiajoao- Data de inscrição : 05/06/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 353
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido]PLATAFORMA - Como fazer plataforma quebrar?
Eu criei uma engine sobre isso. Aqui está o dowload dela:
http://www.fileden.com/files/2010/1/22/2734968//engine2.gm6
http://sharex.xpg.com.br/files/3345098547/engine2.gm6.html
Para fazer o bloco cair após passarem 4 seg, você terá que modificar a engine. Dúvidas me pergunte, mas acho que só voltarei amanhã.
http://www.fileden.com/files/2010/1/22/2734968//engine2.gm6
http://sharex.xpg.com.br/files/3345098547/engine2.gm6.html
Para fazer o bloco cair após passarem 4 seg, você terá que modificar a engine. Dúvidas me pergunte, mas acho que só voltarei amanhã.
Re: [Resolvido]PLATAFORMA - Como fazer plataforma quebrar?
Bom você explicou de uma forma um tanto estranha:
Ficou meio estranho. Mas se eu entendi bem, você quer que quando o personagem fique em cima da plataforma, espere uns 4 segundos e após disso a plataforma caia, se for isso, faça assim:
No create do chão quebradiço coloque:
cair = false;
Essa variável que acabamos de criar, nos dará certeza de que o alarme só seja setado uma vez, sem que haja loop (você entenderá depois).
Agora, em um evento de colisão com o player, coloque:
if other.y < y && cair = false
{
alarm[0] = 4*room_speed;
cair = true;
}
Nesse código, na primeira linha, com a variável y determinamos se o player está em cima da plataforma (para que ela não caia se encostar do lado) ew se a variavel cair está como falsa, porque se não colocássemos a checagem dessa variável, o alarme nunca tocaria, porque o player sempre estaria em colisão com a plataforma, essa variável foi justamente para que o código só executasse uma vez.
Agora no alarm[0] coloque:
instance_destroy(); //destrói o chão
Espero ter ajudado!
mas começa a cair, e acaba de cair passado 4 seg, para...
Ficou meio estranho. Mas se eu entendi bem, você quer que quando o personagem fique em cima da plataforma, espere uns 4 segundos e após disso a plataforma caia, se for isso, faça assim:
No create do chão quebradiço coloque:
cair = false;
Essa variável que acabamos de criar, nos dará certeza de que o alarme só seja setado uma vez, sem que haja loop (você entenderá depois).
Agora, em um evento de colisão com o player, coloque:
if other.y < y && cair = false
{
alarm[0] = 4*room_speed;
cair = true;
}
Nesse código, na primeira linha, com a variável y determinamos se o player está em cima da plataforma (para que ela não caia se encostar do lado) ew se a variavel cair está como falsa, porque se não colocássemos a checagem dessa variável, o alarme nunca tocaria, porque o player sempre estaria em colisão com a plataforma, essa variável foi justamente para que o código só executasse uma vez.
Agora no alarm[0] coloque:
instance_destroy(); //destrói o chão
Espero ter ajudado!
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 1830
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido]PLATAFORMA - Como fazer plataforma quebrar?
Hum ... voce quer algo parecido com o meu jogo ? Entao eu vou te mostrar
como eu fiz na " epoca " hehe vamos lá entao
como eu fiz na " epoca " hehe vamos lá entao
1º Voce deve ter duas Sprites uma com a Rocha inteira e outra com a animação com ela quebrando e sumindo
2º Faça dois objetos ex : obj_rocha e obj_rocha_quebrando cada objeto com suas sprites respectivamente
Na colisao do Player com o obj_rocha faça isso :
move_contact_solid(270,5)
vspeed = 0
with other {
instance_change(obj_rocha_quebrando,true)
}
e tambem faça a colisão do Player com o obj_rocha_quebrando :
move_contact_solid(270,5)
vspeed = 0
e no obj_rocha_quebrando faça isso no Step :
image_speed = 0.3
e Por fim no Evento Animation End do mesmo objeto :
instance_destroy()
Espero ter ajudado caso ainda tenha duvidas só falar
------------------------------ Edit tambem a ha um outro jeito --------------------------------
Você tambem pode fazer o chao se quebrar fazendo ele desparecer aos poucos até por fim
sumir, para isso voce só precisara de uma unica sprite do chao
1º Crie o obj_chao e marque ele como solido
2 º Na colisao do player com o obj_chao coloque o seguinte codigo
move_contact_solid(270,5)// se move na direção do solido
vspeed = 0 // velocidade vertical igual à 0
with other { // com o outro ( o objeto chao )
image_alpha -= 0.0.1 // perde opacidade lentamente
if image_alpha = 0 { instance_destroy() // se a opacidade chegar a 0 que seria invisivel ele se destruirá
}
}
sumir, para isso voce só precisara de uma unica sprite do chao
1º Crie o obj_chao e marque ele como solido
2 º Na colisao do player com o obj_chao coloque o seguinte codigo
move_contact_solid(270,5)// se move na direção do solido
vspeed = 0 // velocidade vertical igual à 0
with other { // com o outro ( o objeto chao )
image_alpha -= 0.0.1 // perde opacidade lentamente
if image_alpha = 0 { instance_destroy() // se a opacidade chegar a 0 que seria invisivel ele se destruirá
}
}
Re: [Resolvido]PLATAFORMA - Como fazer plataforma quebrar?
Esta última, era a que eu estava mesmo a precisar!Mystery_boy_maker escreveu:------------------------------ Edit tambem a ha um outro jeito --------------------------------Você tambem pode fazer o chao se quebrar fazendo ele desparecer aos poucos até por fim
sumir, para isso voce só precisara de uma unica sprite do chao
1º Crie o obj_chao e marque ele como solido
2 º Na colisao do player com o obj_chao coloque o seguinte codigo
move_contact_solid(270,5)// se move na direção do solido
vspeed = 0 // velocidade vertical igual à 0
with other { // com o outro ( o objeto chao )
image_alpha -= 0.0.1 // perde opacidade lentamente
if image_alpha = 0 { instance_destroy() // se a opacidade chegar a 0 que seria invisivel ele se destruirá
}
}
Mas obrigado aos outros que tbm aki postaram!,tbm gostei dos outros, deram todos, mas esta última, era mesmo a que eu queria!
xD
correiajoao- Data de inscrição : 05/06/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 353
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» [Resolvido]Como Fazer,Platoforma que cai e Plataforma Movel?
» [Resolvido]Como fazer jogos de plataforma estilo Super Mario no GM?
» como eu faço uma plataforma movel ou uma plataforma q da pra subir por baixo??
» como fazer plataforma giratoria
» Como fazer um jogo de plataforma 3d
» [Resolvido]Como fazer jogos de plataforma estilo Super Mario no GM?
» como eu faço uma plataforma movel ou uma plataforma q da pra subir por baixo??
» como fazer plataforma giratoria
» Como fazer um jogo de plataforma 3d
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|