TGM - Criando Bons Jogos (Gêneros dos jogos) - Parte 8

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TGM - Criando Bons Jogos (Gêneros dos jogos) - Parte 8

Mensagem por Alex Marcelo em Dom 11 Jul 2010, 11:47

Neste tópico:
Tutorial de Game Maker
Criando Bons Jogos
- Gêneros dos jogos
* Jogos de arcade
* Jogos de quebra-cabeça
* Jogo de interpretação de personagens (RPG)
* Jogos de estratégia
* Jogos de gestão
* Jogos de aventura


Gêneros de jogo
Jogos podem ser de diferentes tipos. Durante o passar do tempo, diferentes gêneros foram criados. Se você é muito criativo, pode tentar criar um jogo totalmente novo, mas se você não quer se arriscar, é melhor criar um jogo que se enquadre em um desses gêneros. Abaixo vai uma lista dos mais importantes:

Jogos de arcade
Aqui a velocidade de reação é o aspecto mais importante do jogo. Exemplos típicos são jogos de nave, conhecidos como "scrolling shooters", jogos de labirinto como "PacMan", jogos de plataforma, etc. Estes jogos são relativamente fáceis de se fazer, e normalmente gráficos bidimensionais (2D) são o suficiente. Com certeza esse é o primeiro tipo de jogo que você deve tentar criar. Um tipo particular de jogos de arcade é o "pinball". Eles são um pouco difíceis de serem criados, pois você precisa fazer com que a bola se mova de forma natural.

Jogos de quebra-cabeça
Aqui a estratégia é o aspecto mais importante. Muitos jogos de labirinto baseiam-se, na verdade, na solução de quebra cabeças do que na velocidade de reação. Esses jogos normalmente são, também, bidimensionais e são fáceis de criar, a não ser que o jogo tenha que ser jogado contra um oponente do computador, nesse caso pode ser difícil de programar o modo que o computador joga. (Imagine só como seria fazer o computador jogar xadrez.)

Jogo de interpretação de personagens (RPG)
Do inglês "role-playing game", nesse tipo de jogo você controla um personagem num mundo perigoso. Exemplos típicos são "Diablo" e "Baldur's Gate", "Oblivian" e "Fable". A parte mais importante no desenvolvimento desse tipo de jogo é o personagem que você controla. Ele precisa ganhar novas habilidades, ficar mais poderoso, e encontrar armas extras mais poderosas. De mesmo modo, os inimigos devem evoluir. Algumas vezes há uma forte "storyline" e o jogador precisa descobrir o que vai acontecer no mundo do jogo. Jogos de RPG são frequentemente isométricos ou totalmente em 3D, mas isso não é fundamental. Você também pode criar jogos de RPG bidimensionais. São difíceis de se fazer porque você tem que criar todos os mecanismos do personagem. Os jogos geralmente precisam também ser bem longos, pois caso contrário, serão terminados logo. Desenvolver boas fases é fundamental.

Jogos de estratégia
Estes jogos podem ser em tempo real "RTS" ou baseados em turnos. O jogador controla o personagem indiretamente, mas ele estabelece as estratégias que o personagem deve seguir. Exemplos incluem "Age of Empires", "Caesar", "Command and Conquer", etc. Jogos de estratégia geralmente usam visão isométrica. Eles levam muito tempo para serem criados porque requerem muitos objetos diferentes, como personagens e construções, precisam de suas próprias animações e comportamentos específicos. Além disso, o oponente controlado pelo computador requer uma inteligência artificial (AI ou IA) cuidadosamente programada.

Jogos de gestão
Aqui você precisa construir um império. Nesses jogos o jogador administra por exemplo uma cidade, fábrica, compania rodoviária, parque, etc. Exemplos são "SimCity", "Theme Park", "Railroad Tyccon" e, talvez, jogos como "The Sims". Para uma boa visão, a melhor escolha é a isométrica. Gerenciar recursos é um ingrediente fundamental. Esses jogos são difíceis de se fazer porque deve haver um sistema que simula o mundo, como o comportamento dos visitantes do seu parque temático. Alguns jogos de criação, denomidados "DEUS", podem ser considerados uma combinação de jogos de gestão e estratégia.

Jogos de aventura
Nessa categoria a "storyline" é o fator mais importante. Jogos de aventura podem ser bidimensionais ou tridimensionais. Eles costumam usar o super conhecido ato de "clicar". Difícil não é criar um jogo de aventura que peque nas ações dos personagens, mas sim criar um que tenha uma interessante, divertida e surpreendente "storyline" ou arte final. Você precisa ser um artista para criar um jogo de sucesso.

Continua...

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Última edição por Alex Marcelo em Sab 07 Ago 2010, 16:39, editado 7 vez(es)

Alex Marcelo

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Re: TGM - Criando Bons Jogos (Gêneros dos jogos) - Parte 8

Mensagem por Lolegal em Dom 11 Jul 2010, 11:59

Outro bom tutorial, essa ordem que você colocou é a ordem de dificuldade Mad?
E outra pergunta, em algum tuto vamos botar a mão na massa ? Very Happy

Lolegal

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Re: TGM - Criando Bons Jogos (Gêneros dos jogos) - Parte 8

Mensagem por Alex Marcelo em Dom 11 Jul 2010, 12:04

Lolegal escreveu:Outro bom tutorial, essa ordem que você colocou é a ordem de dificuldade Mad?
E outra pergunta, em algum tuto vamos botar a mão na massa ? Very Happy

Sim, Lolegal... acho que podemos chamar de ordem de dificuldade...
E em relação à segunda pergunta, vamos sim! Isso mais para a frente, por enquanto terminarei de postar essa parte mais teórica. Acho que não levará mais de um tópico.

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Re: TGM - Criando Bons Jogos (Gêneros dos jogos) - Parte 8

Mensagem por lipe1994 em Dom 11 Jul 2010, 12:54

Cara,parabens por seus tutoriais..
Continue postando porque realmente estão muito bons...

sorrindo2

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Re: TGM - Criando Bons Jogos (Gêneros dos jogos) - Parte 8

Mensagem por Grotle em Dom 11 Jul 2010, 13:04

Parabéns cara!
Muita gente se confunde entre os gêneros de jogos e os acaba misturando, o que às vezes não dá muito certo.
Continue ajudando-nos!
Flw! Happy

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Re: TGM - Criando Bons Jogos (Gêneros dos jogos) - Parte 8

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