TGM - Criando Bons Jogos (O que é um Bom Jogo?) - Parte 7

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TGM - Criando Bons Jogos (O que é um Bom Jogo?) - Parte 7

Mensagem por Alex Marcelo em Dom 11 Jul 2010, 10:02

Neste tópico:
Tutorial de Game Maker
Criando Bons Jogos
- O que é um Bom Jogo?
* Os personagens principais
* Música
* Efeitos especiais


Os personagens principais
A maioria dos jogos tem um ou mais personagens que o jogador controla ou conhece. Como num filme, é importante que o jogador sinta-se ligado a esses personagens. Ele pode odiá-los e tentar matá-los ou gostar deles e tentar ajudá-los. Portanto, personagens e seu comportamento precisam ser cuidadosamente planejados. Novamente, dependem do tipo de jogo. Por exemplo, num jogo de tiro em primeira-pessoa, o próprio jogador é o personagem. Ele deve se identificar com ele. Nesse caso, aconselha-se não dar ao personagem uma forte personalidade. Isso torna mais difícil ao jogador se identificar com ele. Ou pelo menos dê ao jogador a opção de escolher entre diferentes personagens um que o agrade. Para jogos de terceira-pessoa e de aventura uma personalidade forte é mais importante. Se tudo for feito certo, o personagem pode ganhar fama de herói, como Lara Croft de "Tomb Raider".

Música
Músicas e trilhas sonoras são muito importantes na imersão do jogador no mundo do jogo. Algumas músicas de fundo podem dar num ótimo efeito dramático. Por exemplo, água pingando numa caverna dá um som assustador. Trovões fazem o jogador ficar com medo, etc. Sons de fundo também podem dar dicas ao jogador, como para onde ele deve ir. Você pode ouvir pegadas ou portas se fechando. Jogos atuais usam sons planejados que indicam ao jogador o que está acontecendo e onde está acontecendo. Encontrar a música certa para o seu jogo é tão importante quando escolher o certo tipo de gráfico. Jogos de terror devem ter músicas de terror, e jogos divertidos devem ter músicas divertidas. É melhor não ter música a ter a música errada. Esses jogos de hoje utilizam uma sonoplastia que se adapta ao que está acontecendo no jogo. Isso aumenta drasticamente o efeito dramático, mas é definitivamente impossível de se fazer quando se trata de programadores iniciantes.

Efeitos especiais
Como nos filmes, os efeitos especiais podem surtir um ótimo efeito no jogador. Algumas explosões ou efeitos sonoros podem melhorar muito a experiência do jogo. Mas tome cuidado! Os efeitos devem durar pouco. Depois de umas 10 explosões como essa, você nem deve mais usá-los. Eles podem tornar-se irritantes quando muito repetitivos, ou distrair o jogador. Alguns jogos de quebra-cabeça, por exemplo, têm belíssimas cores que mudam constantemente o plano de fundo, ou um plano de fundo animado. Logo, isso se tornará muito chato e você vai querer mudá-los. Portanto, não gaste muito tempo esforçando-se nos efeitos especiais. É melhor se concentrar na jogabilidade.

Parte 6 --- Parte 7 --- Parte 8


Última edição por Alex Marcelo em Dom 11 Jul 2010, 15:08, editado 3 vez(es)

Alex Marcelo

Número de Mensagens : 137
Idade : 22
Data de inscrição : 09/08/2009
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 1
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TGM - Criando Bons Jogos (O que é um Bom Jogo?) - Parte 7

Mensagem por Grotle em Dom 11 Jul 2010, 10:16

Muito bom...
Isso tudo é verdade pois muita gente se concentra nos gráficos e efeitos especiais, mas isso acaba ficando enjoativo.
Como está escrito, deve se conentrar na jogabilidade, pois não adianta nada um jogo com ótimos gráficos, mas que é péssimo para jogar!
Flw!

Grotle

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 559
Idade : 21
Data de inscrição : 28/02/2010
Notas recebidas : B-B
Reputação : 12
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://gsogaming.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TGM - Criando Bons Jogos (O que é um Bom Jogo?) - Parte 7

Mensagem por Salathiel em Dom 11 Jul 2010, 10:42

Muito bom.
Mais é um tuto que não ajuda muitas pessoas porque
é obvio a maioria já sabe disso.
Mais faltou colocar a jogabilidade que é o que e mais solicitado em um bom jogo.

Salathiel

Número de Mensagens : 346
Idade : 20
Data de inscrição : 29/05/2010
Reputação : 3
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://salathiel1337.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TGM - Criando Bons Jogos (O que é um Bom Jogo?) - Parte 7

Mensagem por Lolegal em Dom 11 Jul 2010, 10:54

Mais um ótimo tuto, Sabe, o exemplo da agua pingando e trovões foi muito interessante, muitos nem pensam nisso(eu).
PS:O que é TGM Mad?

Lolegal

Número de Mensagens : 190
Idade : 22
Data de inscrição : 18/08/2009
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TGM - Criando Bons Jogos (O que é um Bom Jogo?) - Parte 7

Mensagem por Alex Marcelo em Dom 11 Jul 2010, 11:04

Salathiel escreveu:Muito bom.
Mais é um tuto que não ajuda muitas pessoas porque
é obvio a maioria já sabe disso.
Mais faltou colocar a jogabilidade que é o que e mais solicitado em um bom jogo.

A maioria já sabe disso? Muitos se preocupam mais com os efeitos do que com o jogo em si. E NÃO FALTOU COLOCAR A JOGABILIDADE. Se você prestar atenção, logo abaixo há índices que indicam os tutoriais anteriores, recomendo que você veja a Parte 4, onde já falamos da jogabilidade, que é o fator mais importante num jogo. Só mais uma coisa: esses tutoriais são dedicados especialmente a iniciantes no GM... e creio que será útil para muitos deles.

E respondendo à pergunta do Lolegal, TGM significa "Tutoriais de Game Maker"... É que eu pretendo colocar isso em todos os tutoriais que eu postar para identificá-los, pois não serão poucos!
Agradeço a quem gostou, e a quem não gostou, aconselho ler os anteriores!

Alex Marcelo

Número de Mensagens : 137
Idade : 22
Data de inscrição : 09/08/2009
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 1
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TGM - Criando Bons Jogos (O que é um Bom Jogo?) - Parte 7

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 12:19


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum