GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Ontem à(s) 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16


[RESOLVIDO] onde esta o problema?

2 participantes

Ir para baixo

[RESOLVIDO] onde esta o problema? Empty [RESOLVIDO] onde esta o problema?

Mensagem por makano Sáb 10 Jul 2010, 16:13

olá,
estou fazendo um jogo onde o personagem vai na direção em que o mouse clica
essa parte esta funcionando mas quando ele chega no ponto ele fica tremendo.... 😢
o codigo que estou usando é esse:
Código:
obj_player.vspeed=0
obj_player.hspeed=0
if mouse_check_button(mb_left)
{posx=mouse_x
posy=mouse_y}
dx=obj_player.x - posx
dy=obj_player.y - posy
if obj_player.y > posy {
if dx<0 {obj_player.vspeed=-dy/(-dx+dy)}
if dx>0 {obj_player.vspeed=-dy/(dx+dy)}}
if obj_player.y < posy {
if dx<0 {obj_player.vspeed=-dy/(-dx-dy)}
if dx>0 {obj_player.vspeed=-dy/(dx-dy)}}
if obj_player.x > posx {
if dy<0 {obj_player.hspeed=-dx/(dx-dy)}
if dy>0 {obj_player.hspeed=-dx/(dx+dy)}}
if obj_player.x < posx {
if dy<0 {obj_player.hspeed=-dx/(-dx-dy)}
if dy>0 {obj_player.hspeed=-dx/(-dx+dy)}}
if obj_player.y = posy {obj_player.vspeed=0;posy=obj_player.y}
if obj_player.x = posx {obj_player.hspeed=0;posx=obj_player.x}
onde esta o problema?
obs: se souberen um modo mais facil de fazer tambem ta valendo


Última edição por makano em Seg 12 Jul 2010, 12:12, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : esqueci)
makano
makano

Data de inscrição : 10/07/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 12
Prêmios : [RESOLVIDO] onde esta o problema? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLVIDO] onde esta o problema? Empty Re: [RESOLVIDO] onde esta o problema?

Mensagem por Denis Lemos Sáb 10 Jul 2010, 17:57

Um modo bem mais fácil e com menos códigos:

No CREATE do objeto:
Código:
ir_X=x // Posição x para o objeto ir, começa onde ele está para ele não sair andando logo de cara
ir_Y=y // Posição y para o objeto ir, começa onde ele está, para não sair andando logo de cara

No STEP:
Código:
if mouse_check_button_pressed(mb_left) // Se clicar com o mouse
{
  ir_X=mouse_x
  ir_Y=mouse_y
}

mp_potential_step(ir_X,ir_Y,7,true) // Faz ir até lá;  7 é a velocidade;  true é para desviar dos objetos sólidos, deixando em false não vai desviar

Bem mais Fácil né !
Denis Lemos
Denis Lemos

Data de inscrição : 17/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 938
Prêmios : [RESOLVIDO] onde esta o problema? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity
  • C#
  • Godot
  • C ou C++


Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLVIDO] onde esta o problema? Empty :D

Mensagem por makano Sáb 10 Jul 2010, 18:14

é mais facil sim so que eu estou criando o obj do player atraves de um outro objeto
ai como ficaria esse codigo?
makano
makano

Data de inscrição : 10/07/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 12
Prêmios : [RESOLVIDO] onde esta o problema? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLVIDO] onde esta o problema? Empty Re: [RESOLVIDO] onde esta o problema?

Mensagem por Denis Lemos Sáb 10 Jul 2010, 18:29

makano escreveu:é mais facil sim so que eu estou criando o obj do player atraves de um outro objeto
ai como ficaria esse codigo?
Agora eu não entendi o que você quer fazer, explique:

Tipo quando se aperta o mouse, um objeto controlador cria o player, e quando o player é criado ele já vai indo para a posição onde foi o click ??? Se for isso:

Coloque no CREATE do objeto controlador:
Código:

globalvar ir_x, ir_y; // Deixa as variáveis globais para poder serem acessadas por outros objetos !

ir_x=x
ir_y=y

No STEP do objeto controlador:
Código:
if mouse_check_button_pressed(mb_left) // Se clicar com o mouse
{
  ir_x=mouse_x
  ir_y=mouse_y
  instance_create(x,y,obj_player) // Cria o player
}

No CREATE do Player:
Código:
globalvar ir_x, ir_y; // É sempre bom declarar a variável global aqui também

No STEP do Player:
Código:
mp_potential_step(ir_x,ir_y,7,true)
Denis Lemos
Denis Lemos

Data de inscrição : 17/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 938
Prêmios : [RESOLVIDO] onde esta o problema? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity
  • C#
  • Godot
  • C ou C++


Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLVIDO] onde esta o problema? Empty Re: [RESOLVIDO] onde esta o problema?

Mensagem por makano Sáb 10 Jul 2010, 18:39

meio dificil de explicar mas eu vou postar os codigos q eu estou usando pra ver se vc comsegue entender

tenhu um obj_controle
no create:
Código:
obj_x = object_add()
obj_player = object_add()
instance_create(50,50,obj_player)
with (obj_player){
sprite_index = spr_player{
sprite_get_texture (spr_player,5)}
image_speed = 0
depth=0}
posx=obj_player.x
posy=obj_player.y

no step:
Código:
obj_player.vspeed=0
obj_player.hspeed=0
if mouse_check_button_pressed(mb_left)
{posx=mouse_x
posy=mouse_y
instance_create(posx,posy,obj_x)
with (obj_x){
sprite_index = spr_x{
sprite_get_texture (spr_x,1)}
image_speed = 0}
depth=10}
dx=obj_player.x - posx
dy=obj_player.y - posy
if obj_player.y > posy {
if dx<0 {obj_player.vspeed=-dy/(-dx+dy)}
if dx>0 {obj_player.vspeed=-dy/(dx+dy)}}
if obj_player.y < posy {
if dx<0 {obj_player.vspeed=-dy/(-dx-dy)}
if dx>0 {obj_player.vspeed=-dy/(dx-dy)}}
if obj_player.x > posx {
if dy<0 {obj_player.hspeed=-dx/(dx-dy)}
if dy>0 {obj_player.hspeed=-dx/(dx+dy)}}
if obj_player.x < posx {
if dy<0 {obj_player.hspeed=-dx/(-dx-dy)}
if dy>0 {obj_player.hspeed=-dx/(-dx+dy)}}
if obj_player.y = posy {obj_player.vspeed=0;posy=obj_player.y}
if obj_player.x = posx {obj_player.hspeed=0;posx=obj_player.x}

bom ve se vc consegue entender
qualquer coisa é so perguntar
makano
makano

Data de inscrição : 10/07/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 12
Prêmios : [RESOLVIDO] onde esta o problema? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLVIDO] onde esta o problema? Empty Re: [RESOLVIDO] onde esta o problema?

Mensagem por Denis Lemos Sáb 10 Jul 2010, 19:00

Isso é praticamente o que eu disse no último post, só que nesse caso, quando o objeto controle é criado, ele cria dois novos objetos que não existem ainda no programa, o obj_x e o obj_player, então o CREATE deixe como está, ou se preferir tire a parte que cria o obj_x, ele está ali só para complicar, se pode fazer a função sem ele:

No STEP tente colocar isso então, não sei se dará certo, mas creio que sim:
Código:

if mouse_check_button_pressed(mb_left) // Se clicar com o mouse
{
  ir_x=mouse_x
  ir_y=mouse_y
}
with(obj_player)
{
    mp_potential_step(ir_x,ir_y,7,true)
}

Na verdade terá que declarar lá no CREATE as variáveis "ir_x e ir_y", senão vai dar erro, então adicione o seguinte no create:
Código:
ir_x=x
ir_y=y

Não sei de onde você tirou esse código, mas ele só complicou uma coisa bem fácil de se fazer !
Denis Lemos
Denis Lemos

Data de inscrição : 17/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 938
Prêmios : [RESOLVIDO] onde esta o problema? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity
  • C#
  • Godot
  • C ou C++


Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLVIDO] onde esta o problema? Empty Re: [RESOLVIDO] onde esta o problema?

Mensagem por makano Sáb 10 Jul 2010, 19:22

cara te AMOOOOOOO!!!!
faleu mesmo tava me matando aqui auhauhauahua
brigadaum
problema resolvido
makano
makano

Data de inscrição : 10/07/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 12
Prêmios : [RESOLVIDO] onde esta o problema? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLVIDO] onde esta o problema? Empty Re: [RESOLVIDO] onde esta o problema?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos