Tutorial - Bloco "que mexe" do Super Mario!

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Tutorial - Bloco "que mexe" do Super Mario!

Mensagem por Suadao em Sex 09 Jul 2010, 10:50

Tutorial
Bloco "que mexe" do Super Mario!


Neste tutorial ensinarei para vocês como fazer aquele bloco que quando você bate em baixo dele ele fica mexendo e não fica mais sólido e depois de um tempo volta a ser sólido e fica parado, como no jogo Super Mario. (Desculpe a minha má explicação XD). Utilizarei o Game Maker 8.0 PRO, mas creio que funcione em outras versões.

Primeiramente, crie dois sprites, o sprite do bloco se mexendo e outro do bloco parado (nomeie-os de spr_mexendo e spr_parado).

Após isso, crie um objeto e coloque nele o spr_mexendo, e nomeie o objeto de obj_mexendo. No evento Create do obj_mexendo adicione o seguinte código:
Código:
contato=false
alarm[0] = room_speed * 3
Mas que diabos fizemos aqui, Suado Question
Nós criamos a váriavel "contato" para identificar se o player já se colidiu com o bloco.
"alarm[0] = room_speed * 3" isso é o tempo (em segundos) que nosso bloco ficará se mexendo, para mudar o número de segundos, troque o "3".


Depois de feito isso - no obj_mexendo - crie um evento Alarm 0 e insira o código a seguir:
Código:
if contato=false
{
instance_change(obj_parado,true)
}
else
{
if contato=true
{
instance_change(obj_mexendo,true)
}
}
Que diabos fizemos aqui, Suado Question
Irei explicar o código passo a passo, traduzindo-o:
Código:
se o contato for falso
{
se transformará no obj_parado
}
senão
{
se o contato for verdadeiro
{
se transformará no obj_mexendo
}
Com isso já foi possível entender mais ou menos o código, certo?


Logo após, crie um evento Collision>personagem do seu jogo e coloque o código:
Código:
contato=true
Que diabos fizemos aqui, Suado Question
Esse está muito fácil. Quando o bloco se mexendo se colidir com o personagem, a variável de contato será verdadeira.


Pronto, já temos o nosso obj_mexendo feito, agora vamos criar um objeto, coloque nele o spr_parado e nomeie-o de obj_parado, após ter feito isso marque "Solid" para o bloco ficar sólido.

Agora vamos ir para o personagem do jogo, crie um evento Collsion>obj_parado e adicione o código a seguir:
Código:
{
if other.vspeed<vspeed
{
move_contact_solid(direction,12)
speed = 0
}
else
{
{
if other.vspeed>vspeed
{
vspeed = 0.5
with(other){instance_change(obj_mexendo,true)}
}
}
}}
Que diabos fizemos aqui, Suado Question
Irei traduzir o código para vocês terem uma idéia do que ele faz:
Código:
se a velocidade vertical do bloco parado for menor que a velocidade vertical do personagem
{
código de colisão
}
senão
{
{
se a velocidade vertical do bloco parado for maior que a velocidade vertical do personagem
{
a velocidade vertical será igual a 0.5
e o bloco parado se tornará o bloco mexendo
}
}
}}


Pronto! Agora já temos nosso bloco "que mexe".

Engine (Clique)!


Valew! flw


Última edição por Suadao em Sex 09 Jul 2010, 22:12, editado 3 vez(es)

Suadao

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Re: Tutorial - Bloco "que mexe" do Super Mario!

Mensagem por Alex Marcelo em Sex 09 Jul 2010, 11:27

Como sempre, ótimo tutorial, Suadao!
Obrigado!

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Re: Tutorial - Bloco "que mexe" do Super Mario!

Mensagem por Suadao em Sex 09 Jul 2010, 11:30

Alex Marcelo escreveu:Como sempre, ótimo tutorial, Suadao!
Obrigado!

Que bom que gostou Happy. Por favor deixem os seus comentários, digam o que acharam, não é legal você ter um trabalho criarando um tutorial sem que ninguém leia/comente :S

Valew! flw


Última edição por Suadao em Sex 09 Jul 2010, 11:34, editado 1 vez(es)

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Re: Tutorial - Bloco "que mexe" do Super Mario!

Mensagem por SIGILOSO em Sex 09 Jul 2010, 11:33

Ótimo trabalho!!
Vc acaba de contribuir com um conteúdo fundamental para uma comunidade de GM: um tuto sobre Super Mario!! xD
Continue assim suado!
afro

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Re: Tutorial - Bloco "que mexe" do Super Mario!

Mensagem por Lolegal em Sex 09 Jul 2010, 11:35

Bom tutorial eu estava procurando exatamente isso Smile

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Re: Tutorial - Bloco "que mexe" do Super Mario!

Mensagem por Suadao em Sex 09 Jul 2010, 11:57

Que bom que gostaram Very Happy.
Acabei de hospedar a engine, vou adicioná-la ao tópico


Valew! :flfw:

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Re: Tutorial - Bloco "que mexe" do Super Mario!

Mensagem por BioTrust em Sex 09 Jul 2010, 13:20

Ouviu o que eu disse, e resolveu criar um tuto Happy
Parabéns, tutorial excelente, explicativo e coesivo. Continue desse jeito e conseguirá sempre crescer mais e expandir o conhecimento. Tenho orgulho de ter como colega uma pessoa tão inteligente e esperta como você.
Abraços, e espero mais tutoriais assim =D

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Re: Tutorial - Bloco "que mexe" do Super Mario!

Mensagem por Markituh em Sex 09 Jul 2010, 13:43

Opa! Um tutorial do Mário! Excelente para ajudar quem não sabe(eu sou um xD). Mas,cara,se já tem else pra quê colocar if denovo?

___________

"Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje"

Links úteis:
Índice de Tutoriais
Manual online do GMS

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Re: Tutorial - Bloco "que mexe" do Super Mario!

Mensagem por Suadao em Sex 09 Jul 2010, 13:58

BioTrust escreveu:Ouviu o que eu disse, e resolveu criar um tuto
Parabéns, tutorial excelente, explicativo e coesivo. Continue desse jeito e conseguirá sempre crescer mais e expandir o conhecimento. Tenho orgulho de ter como colega uma pessoa tão inteligente e esperta como você.
Abraços, e espero mais tutoriais assim =D

Valeu pelo apoio, que bom que gostou Happy

Markituh escreveu:Opa! Um tutorial do Mário! Excelente para ajudar quem não sabe(eu sou um xD). Mas,cara,se já tem else pra quê colocar if denovo?

Que bom que gostou! Nem percebi nisso xD. Mas tanto faz, não muda nada mesmo Happy

Valew! flw

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Re: Tutorial - Bloco "que mexe" do Super Mario!

Mensagem por LCS em Sex 09 Jul 2010, 15:25

q beleza de tuto em suado muito bom msm eu tava pensando em fazer isso no mew jogo agora tu me ajudou legal kk continua assim suadao q tu vai muuuito longe
flwws

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Re: Tutorial - Bloco "que mexe" do Super Mario!

Mensagem por Super Games em Sex 09 Jul 2010, 20:43

Otimo tutorial Suadao!
Ira ajudar muita gente.

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Re: Tutorial - Bloco "que mexe" do Super Mario!

Mensagem por gerudoking em Qua 13 Out 2010, 09:37

O tutorial tá muito bom suadão!Perfeito!

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Re: Tutorial - Bloco "que mexe" do Super Mario!

Mensagem por correiajoao em Qua 13 Out 2010, 12:25

Bom tuto Suadao

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Re: Tutorial - Bloco "que mexe" do Super Mario!

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