GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Liberando fases por codigo.

2 participantes

Ir para baixo

Liberando fases por codigo. Empty Liberando fases por codigo.

Mensagem por Limalokão Seg 05 Jul 2010, 21:02

Game Maker: Liberando fases por códigos.

Estilo: Tutorial.

Plataforma: GM.6, GM.7, GM.8.

Categoria: Iniciante, intermediário.

Vou ensinar a vocês um modo de liberar fases, estilo Donkey Kong Country 3, no qual você chega ao final da fase e a seguinte fase é

liberada no mapa. Mas o meu é por código, vou fazer com 5 fases.

1. Crie 5 sprites com o nome ou com o numero da fase desejada. Os meus serão com números: 1,2,3,4,5. E 1 sprite com qualquer

desenho (este vai ser o código).

2. Após isso, crie 5 objetos e de o nome de cada um deles. Os meus serão: obj_F1, obj_F2, obj_F3, obj_F4, obj_F5. E mais 1 objeto

que vai ser o código (obj_cdg).

3. Duplique esses objetos e de o mesmo nome mas com um “S” no final que significa “S”elecionar. Deste modo: obj_F1S, obj_F2S,

obj_F3S, obj_F4S, obj_F5S. Logo após isso crie uma room e de o nome de r_fases.

4. No objeto obj_F1, vá em add event// mouse// mouse enter// main1// change instance// e troque para o obj_F1S.

5. No objeto obj_F1S, vá em add event// mouse// mouse leave // main1// change instance// e troque para o objeto obj_F1. Ainda

no objeto obj_F1S vá em add event// mouse// global mouse// global left Button// main1// Different room// e seleciona a room da fase 1.

6. A fase 1 terá que ter o objeto para o player saber o código, ou seja, crie um objeto e coloque o obj_cdg, vá em add event//

collision (com o player)// control// execute code//
Código:
show_message("Seu código é: passeiafase1")
instance_destroy();

7. (*****) No objeto obj_F2, vá em add event// mouse// mouse enter// main1// change instance// e troque para o obj_F2S.

8. No objeto obj_F2S, vá em add event// mouse// mouse leave // main1// change instance// e troque para o objeto obj_F2. Ainda

no objeto obj_F2S vá em add event// mouse// global mouse// global left Button// Control// execute code//
Código:
 code=get_string("Texto que você quer que apareça para ser respondido.","")
if (code="passeiafase1") //código que você criou.
{
show_message("Texto que você quer que apareça caso acerte o código.")
room_goto(r_fase2) //avança para a fase 2
}
else
{
show_message("Texto que você quer que apareça caso erre o código.")
room_goto(r_fases) //volta a room das fases.
}
(*****)

9. E assim(*****) faça também com os objetos obj_F3, obj_F4, obj_F5. Obs: crie cada objeto de código para cada fase, com

códigos diferentes, após isso troque o código da fase 1 “passeiafase1” pelo qual você quiser que seja na fase 2.

10. Na room das fases (r_fases) coloque os obj_F1, obj_F2, obj_F3, obj_F4, obj_F5, e nas outras coloque os seus respectivos

objetos. r_fase1 (player, código da fase seguinte)

|||||A PRIMEIRA FASE NÃO TEM CÓDIGO.|||||.

Se não quiserem ler baixem a engine

http://dl.dropbox.com/u/8556803/engine_liberando_fases_por_codigo.gmk

Flw galera.
Limalokão
Limalokão

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 24/11/2009
Reputação : 10
Número de Mensagens : 805
Prêmios : Liberando fases por codigo. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


https://llgd.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Liberando fases por codigo. Empty Re: Liberando fases por codigo.

Mensagem por GuiEdu Seg 05 Jul 2010, 21:38

muito legal Smile
Até tentei fazer um engine para te ajudar agora pouco, mas desisti Razz
Pude ver que usou a função Move Fixed para mover o player, porém, utilizando essa função, o player não anda na diagonal Happy
Para que ele ande na diagonal, troque essa função por Jump to Random (na aba move), defina os valores de x e y e marque a opção relative
vlw Smile
GuiEdu
GuiEdu

Data de inscrição : 04/06/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 505
Prêmios : Liberando fases por codigo. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Liberando fases por codigo. Empty Re: Liberando fases por codigo.

Mensagem por Limalokão Seg 05 Jul 2010, 21:54

heuheue, vlw cara mas o mive fixed é so para demontração. =D sorrindo2
Limalokão
Limalokão

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 24/11/2009
Reputação : 10
Número de Mensagens : 805
Prêmios : Liberando fases por codigo. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


https://llgd.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Liberando fases por codigo. Empty Re: Liberando fases por codigo.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos