Entrar
Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05
» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55
» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39
» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28
» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
Liberando fases por codigo.
2 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Liberando fases por codigo.
Game Maker: Liberando fases por códigos.
Estilo: Tutorial.
Plataforma: GM.6, GM.7, GM.8.
Categoria: Iniciante, intermediário.
Vou ensinar a vocês um modo de liberar fases, estilo Donkey Kong Country 3, no qual você chega ao final da fase e a seguinte fase é
liberada no mapa. Mas o meu é por código, vou fazer com 5 fases.
1. Crie 5 sprites com o nome ou com o numero da fase desejada. Os meus serão com números: 1,2,3,4,5. E 1 sprite com qualquer
desenho (este vai ser o código).
2. Após isso, crie 5 objetos e de o nome de cada um deles. Os meus serão: obj_F1, obj_F2, obj_F3, obj_F4, obj_F5. E mais 1 objeto
que vai ser o código (obj_cdg).
3. Duplique esses objetos e de o mesmo nome mas com um “S” no final que significa “S”elecionar. Deste modo: obj_F1S, obj_F2S,
obj_F3S, obj_F4S, obj_F5S. Logo após isso crie uma room e de o nome de r_fases.
4. No objeto obj_F1, vá em add event// mouse// mouse enter// main1// change instance// e troque para o obj_F1S.
5. No objeto obj_F1S, vá em add event// mouse// mouse leave // main1// change instance// e troque para o objeto obj_F1. Ainda
no objeto obj_F1S vá em add event// mouse// global mouse// global left Button// main1// Different room// e seleciona a room da fase 1.
6. A fase 1 terá que ter o objeto para o player saber o código, ou seja, crie um objeto e coloque o obj_cdg, vá em add event//
collision (com o player)// control// execute code//
7. (*****) No objeto obj_F2, vá em add event// mouse// mouse enter// main1// change instance// e troque para o obj_F2S.
8. No objeto obj_F2S, vá em add event// mouse// mouse leave // main1// change instance// e troque para o objeto obj_F2. Ainda
no objeto obj_F2S vá em add event// mouse// global mouse// global left Button// Control// execute code//
9. E assim(*****) faça também com os objetos obj_F3, obj_F4, obj_F5. Obs: crie cada objeto de código para cada fase, com
códigos diferentes, após isso troque o código da fase 1 “passeiafase1” pelo qual você quiser que seja na fase 2.
10. Na room das fases (r_fases) coloque os obj_F1, obj_F2, obj_F3, obj_F4, obj_F5, e nas outras coloque os seus respectivos
objetos. r_fase1 (player, código da fase seguinte)
|||||A PRIMEIRA FASE NÃO TEM CÓDIGO.|||||.
Se não quiserem ler baixem a engine
http://dl.dropbox.com/u/8556803/engine_liberando_fases_por_codigo.gmk
Flw galera.
Estilo: Tutorial.
Plataforma: GM.6, GM.7, GM.8.
Categoria: Iniciante, intermediário.
Vou ensinar a vocês um modo de liberar fases, estilo Donkey Kong Country 3, no qual você chega ao final da fase e a seguinte fase é
liberada no mapa. Mas o meu é por código, vou fazer com 5 fases.
1. Crie 5 sprites com o nome ou com o numero da fase desejada. Os meus serão com números: 1,2,3,4,5. E 1 sprite com qualquer
desenho (este vai ser o código).
2. Após isso, crie 5 objetos e de o nome de cada um deles. Os meus serão: obj_F1, obj_F2, obj_F3, obj_F4, obj_F5. E mais 1 objeto
que vai ser o código (obj_cdg).
3. Duplique esses objetos e de o mesmo nome mas com um “S” no final que significa “S”elecionar. Deste modo: obj_F1S, obj_F2S,
obj_F3S, obj_F4S, obj_F5S. Logo após isso crie uma room e de o nome de r_fases.
4. No objeto obj_F1, vá em add event// mouse// mouse enter// main1// change instance// e troque para o obj_F1S.
5. No objeto obj_F1S, vá em add event// mouse// mouse leave // main1// change instance// e troque para o objeto obj_F1. Ainda
no objeto obj_F1S vá em add event// mouse// global mouse// global left Button// main1// Different room// e seleciona a room da fase 1.
6. A fase 1 terá que ter o objeto para o player saber o código, ou seja, crie um objeto e coloque o obj_cdg, vá em add event//
collision (com o player)// control// execute code//
- Código:
show_message("Seu código é: passeiafase1")
instance_destroy();
7. (*****) No objeto obj_F2, vá em add event// mouse// mouse enter// main1// change instance// e troque para o obj_F2S.
8. No objeto obj_F2S, vá em add event// mouse// mouse leave // main1// change instance// e troque para o objeto obj_F2. Ainda
no objeto obj_F2S vá em add event// mouse// global mouse// global left Button// Control// execute code//
- Código:
code=get_string("Texto que você quer que apareça para ser respondido.","")
if (code="passeiafase1") //código que você criou.
{
show_message("Texto que você quer que apareça caso acerte o código.")
room_goto(r_fase2) //avança para a fase 2
}
else
{
show_message("Texto que você quer que apareça caso erre o código.")
room_goto(r_fases) //volta a room das fases.
}
9. E assim(*****) faça também com os objetos obj_F3, obj_F4, obj_F5. Obs: crie cada objeto de código para cada fase, com
códigos diferentes, após isso troque o código da fase 1 “passeiafase1” pelo qual você quiser que seja na fase 2.
10. Na room das fases (r_fases) coloque os obj_F1, obj_F2, obj_F3, obj_F4, obj_F5, e nas outras coloque os seus respectivos
objetos. r_fase1 (player, código da fase seguinte)
|||||A PRIMEIRA FASE NÃO TEM CÓDIGO.|||||.
Se não quiserem ler baixem a engine
http://dl.dropbox.com/u/8556803/engine_liberando_fases_por_codigo.gmk
Flw galera.
Re: Liberando fases por codigo.
muito legal
Até tentei fazer um engine para te ajudar agora pouco, mas desisti
Pude ver que usou a função Move Fixed para mover o player, porém, utilizando essa função, o player não anda na diagonal
Para que ele ande na diagonal, troque essa função por Jump to Random (na aba move), defina os valores de x e y e marque a opção relative
vlw
Até tentei fazer um engine para te ajudar agora pouco, mas desisti
Pude ver que usou a função Move Fixed para mover o player, porém, utilizando essa função, o player não anda na diagonal
Para que ele ande na diagonal, troque essa função por Jump to Random (na aba move), defina os valores de x e y e marque a opção relative
vlw
GuiEdu- Data de inscrição : 04/06/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 505
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» codigo para objeto mudar de cor e codigo para voltar ao normal
» [PEDIDO] Fases e estrelas.
» Duvidas com fases
» Bug na seleção de fases
» Editor de Fases
» [PEDIDO] Fases e estrelas.
» Duvidas com fases
» Bug na seleção de fases
» Editor de Fases
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|