Dúvida com inimigos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dúvida com inimigos

Mensagem por Guguinha em Sab 13 Set 2008, 23:12

Gente eu ja procurei e li este tuto no forum mas uma coisa que eu ainda naum consegui fazer:
Como pular na cabeça do inimigo e matá-lo, mas se encostar nele sem pular vc morre, num jogo de plataforma?
Podem me ajudar?

Guguinha

Número de Mensagens : 19
Idade : 22
Data de inscrição : 24/07/2008
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dúvida com inimigos

Mensagem por Froidz em Sab 13 Set 2008, 23:18

eh bem simples, coloque isso no evento de colisão do player com o inimigo:

Código:
if other.y<y //Se o y do inimigo for menor que o do player
{
with (other) instance_destroy(); //Destruir o inimigo
}
else //Caso contrário (caso o player não estiver pulando no inimigo, e encostar nele)
{
instance_destroy(); //Destruir o player
}

Froidz

Número de Mensagens : 1053
Idade : 23
Data de inscrição : 03/08/2008
Reputação : 4
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dúvida com inimigos

Mensagem por rodrigo1434 em Sab 13 Set 2008, 23:31

no evento de colisão do player com o inimigo

exemplo

[code]if vspeed>0{
with(other)
instance_destroy()}
else
health-=2

rodrigo1434

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 318
Idade : 23
Data de inscrição : 25/04/2008
Notas recebidas : C
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

http://brasilgame.forumbrasil.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dúvida com inimigos

Mensagem por KinKing em Dom 14 Set 2008, 09:34

Eu ainda prefiro uma combinação dos dois...

Código:
if (other.y > y && vspeed > 0)

...que é como eu uso no meu jogo open source, Sonic Time Attack.

KinKing

Número de Mensagens : 416
Data de inscrição : 29/05/2008
Reputação : 16
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://felipejoys.webnode.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dúvida com inimigos

Mensagem por Volstagg em Dom 14 Set 2008, 09:37

KinKing, mas o Y do inimigo não tem que ser menor do que o do jogador?

Volstagg

Número de Mensagens : 353
Data de inscrição : 16/05/2008
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dúvida com inimigos

Mensagem por PedroX em Dom 14 Set 2008, 10:59

mais isso é so por no code do inimigo
ai o other vai ser o player

PedroX

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 6034
Idade : 21
Data de inscrição : 26/07/2008
Notas recebidas : C+B
Reputação : 286
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dúvida com inimigos

Mensagem por Kabeção em Dom 14 Set 2008, 13:27

No evento de colisão com o inimigo:
Código:
if y<other.y
{
    vspeed+=-4 // o player da um pulo depois de enconstar
    hspeed-=x-other.x // se quizer empurre o player pra direção oposta
    with (other) instance_destroy(); // destroy inimigo
} else {
    /* Mario morre */
}

Kabeção

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 2314
Data de inscrição : 08/06/2008
Reputação : 100
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 3
   : 0
   : 1

http://blackcapapps.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dúvida com inimigos

Mensagem por Volstagg em Dom 14 Set 2008, 13:49

Galera, to um pouco confuso aqui. O plano cartesiano usado no GM os numeros positivos são pra cima ou pra baixo?

Volstagg

Número de Mensagens : 353
Data de inscrição : 16/05/2008
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dúvida com inimigos

Mensagem por Psyke em Dom 14 Set 2008, 14:32

Eu faria do seguinte modo:

- Faria uma animação dele (personagem) caindo.
- Ao encostar no inimigo E se a animação do personagem for a dele caindo, inimigo = destruido;
- Ao encostar no inimigo E se a animação dele NÃO for a dele caindo, personagem = destruido;


Lógico que isso é apenas o básico, ai vc aperfeiçoa...



Sobre o plano cartesiano:

X (positivo) = lado direito;
X (negativo) = lado esquerdo;
Y (positivo) = para baixo;
Y (negativo) = para cima;

Psyke

Número de Mensagens : 13
Data de inscrição : 14/09/2008
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dúvida com inimigos

Mensagem por Volstagg em Dom 14 Set 2008, 15:18

Ah tah... agora entendi, sabia que ja tinha lido em algum lugar que era invertido... ;)

Volstagg

Número de Mensagens : 353
Data de inscrição : 16/05/2008
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dúvida com inimigos

Mensagem por Guguinha em Dom 14 Set 2008, 22:14

Valeu gente!
Deu certo!

Guguinha

Número de Mensagens : 19
Idade : 22
Data de inscrição : 24/07/2008
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dúvida com inimigos

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 22:51


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum