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Dúvida com inimigos
+4
KinKing
rodrigo1434
Froidz
Guguinha
8 participantes
Página 1 de 1
Dúvida com inimigos
Gente eu ja procurei e li este tuto no forum mas uma coisa que eu ainda naum consegui fazer:
Como pular na cabeça do inimigo e matá-lo, mas se encostar nele sem pular vc morre, num jogo de plataforma?
Podem me ajudar?
Como pular na cabeça do inimigo e matá-lo, mas se encostar nele sem pular vc morre, num jogo de plataforma?
Podem me ajudar?
Guguinha- Data de inscrição : 24/07/2008
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Re: Dúvida com inimigos
eh bem simples, coloque isso no evento de colisão do player com o inimigo:
- Código:
if other.y<y //Se o y do inimigo for menor que o do player
{
with (other) instance_destroy(); //Destruir o inimigo
}
else //Caso contrário (caso o player não estiver pulando no inimigo, e encostar nele)
{
instance_destroy(); //Destruir o player
}
Froidz- Data de inscrição : 03/08/2008
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Re: Dúvida com inimigos
no evento de colisão do player com o inimigo
exemplo
[code]if vspeed>0{
with(other)
instance_destroy()}
else
health-=2
exemplo
[code]if vspeed>0{
with(other)
instance_destroy()}
else
health-=2
Re: Dúvida com inimigos
Eu ainda prefiro uma combinação dos dois...
...que é como eu uso no meu jogo open source, Sonic Time Attack.
- Código:
if (other.y > y && vspeed > 0)
...que é como eu uso no meu jogo open source, Sonic Time Attack.
Re: Dúvida com inimigos
KinKing, mas o Y do inimigo não tem que ser menor do que o do jogador?
Volstagg- Data de inscrição : 16/05/2008
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Re: Dúvida com inimigos
No evento de colisão com o inimigo:
- Código:
if y<other.y
{
vspeed+=-4 // o player da um pulo depois de enconstar
hspeed-=x-other.x // se quizer empurre o player pra direção oposta
with (other) instance_destroy(); // destroy inimigo
} else {
/* Mario morre */
}
Re: Dúvida com inimigos
Galera, to um pouco confuso aqui. O plano cartesiano usado no GM os numeros positivos são pra cima ou pra baixo?
Volstagg- Data de inscrição : 16/05/2008
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Re: Dúvida com inimigos
Eu faria do seguinte modo:
- Faria uma animação dele (personagem) caindo.
- Ao encostar no inimigo E se a animação do personagem for a dele caindo, inimigo = destruido;
- Ao encostar no inimigo E se a animação dele NÃO for a dele caindo, personagem = destruido;
Lógico que isso é apenas o básico, ai vc aperfeiçoa...
Sobre o plano cartesiano:
X (positivo) = lado direito;
X (negativo) = lado esquerdo;
Y (positivo) = para baixo;
Y (negativo) = para cima;
- Faria uma animação dele (personagem) caindo.
- Ao encostar no inimigo E se a animação do personagem for a dele caindo, inimigo = destruido;
- Ao encostar no inimigo E se a animação dele NÃO for a dele caindo, personagem = destruido;
Lógico que isso é apenas o básico, ai vc aperfeiçoa...
Sobre o plano cartesiano:
X (positivo) = lado direito;
X (negativo) = lado esquerdo;
Y (positivo) = para baixo;
Y (negativo) = para cima;
Psyke- Data de inscrição : 14/09/2008
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Re: Dúvida com inimigos
Ah tah... agora entendi, sabia que ja tinha lido em algum lugar que era invertido... ;)
Volstagg- Data de inscrição : 16/05/2008
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Re: Dúvida com inimigos
Valeu gente!
Deu certo!
Deu certo!
Guguinha- Data de inscrição : 24/07/2008
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