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Dúvida com inimigos

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Mensagem por Guguinha Sáb 13 Set 2008, 23:12

Gente eu ja procurei e li este tuto no forum mas uma coisa que eu ainda naum consegui fazer:
Como pular na cabeça do inimigo e matá-lo, mas se encostar nele sem pular vc morre, num jogo de plataforma?
Podem me ajudar?
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Mensagem por Froidz Sáb 13 Set 2008, 23:18

eh bem simples, coloque isso no evento de colisão do player com o inimigo:

Código:
if other.y<y //Se o y do inimigo for menor que o do player
{
with (other) instance_destroy(); //Destruir o inimigo
}
else //Caso contrário (caso o player não estiver pulando no inimigo, e encostar nele)
{
instance_destroy(); //Destruir o player
}
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Mensagem por rodrigo1434 Sáb 13 Set 2008, 23:31

no evento de colisão do player com o inimigo

exemplo

[code]if vspeed>0{
with(other)
instance_destroy()}
else
health-=2
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Mensagem por KinKing Dom 14 Set 2008, 09:34

Eu ainda prefiro uma combinação dos dois...

Código:
if (other.y > y && vspeed > 0)

...que é como eu uso no meu jogo open source, Sonic Time Attack.
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Mensagem por Volstagg Dom 14 Set 2008, 09:37

KinKing, mas o Y do inimigo não tem que ser menor do que o do jogador?
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Mensagem por PedroX Dom 14 Set 2008, 10:59

mais isso é so por no code do inimigo
ai o other vai ser o player
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Mensagem por Kabeção Dom 14 Set 2008, 13:27

No evento de colisão com o inimigo:
Código:
if y<other.y
{
    vspeed+=-4 // o player da um pulo depois de enconstar
    hspeed-=x-other.x // se quizer empurre o player pra direção oposta
    with (other) instance_destroy(); // destroy inimigo
} else {
    /* Mario morre */
}
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Mensagem por Volstagg Dom 14 Set 2008, 13:49

Galera, to um pouco confuso aqui. O plano cartesiano usado no GM os numeros positivos são pra cima ou pra baixo?
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Mensagem por Psyke Dom 14 Set 2008, 14:32

Eu faria do seguinte modo:

- Faria uma animação dele (personagem) caindo.
- Ao encostar no inimigo E se a animação do personagem for a dele caindo, inimigo = destruido;
- Ao encostar no inimigo E se a animação dele NÃO for a dele caindo, personagem = destruido;


Lógico que isso é apenas o básico, ai vc aperfeiçoa...



Sobre o plano cartesiano:

X (positivo) = lado direito;
X (negativo) = lado esquerdo;
Y (positivo) = para baixo;
Y (negativo) = para cima;
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Mensagem por Volstagg Dom 14 Set 2008, 15:18

Ah tah... agora entendi, sabia que ja tinha lido em algum lugar que era invertido... ;)
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Mensagem por Guguinha Dom 14 Set 2008, 22:14

Valeu gente!
Deu certo!
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