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[RESOLVIDO]Rastro de Pneu

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[RESOLVIDO]Rastro de Pneu

Mensagem por Limalokão em Ter 29 Jun 2010, 21:10

Olá, venho com mais uma pergunta que talvez ajudem a todos:

Como posso fazer um rastro preto de pneu no chao? o jogo é visto de cima, estou controlando um tanque em cima de um chão de areia e

preciso deste rastro para ficar mais real. Como fazer?

Vlw
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Re: [RESOLVIDO]Rastro de Pneu

Mensagem por BackGround em Ter 29 Jun 2010, 21:33

Também preciso fazer um rastro de pneu,help e_e
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Re: [RESOLVIDO]Rastro de Pneu

Mensagem por zzxc em Ter 29 Jun 2010, 21:36

tu pode tentar fazer o seguite:
cria um obj_rastro com um sprite do rastro
e coloca no step

Código:
if image_alpha>0
{
    image_alpha-=0.1
}
else
{
  instance_destroy()
}
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Re: [RESOLVIDO]Rastro de Pneu

Mensagem por victor_aco em Ter 29 Jun 2010, 21:37

Limaloko aqui está um tutorial de criar rastro feito pelo donte.
http://www.gamemakerbrasil.com/tutoriais-f9/criando-rastro-t5967.htm?highlight=rastro
Dica:
Antes de postar uma duvida use a ferramenta de busca do fórum assim você evita fazer posts repetitivos.
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Re: [RESOLVIDO]Rastro de Pneu

Mensagem por fonetico em Ter 29 Jun 2010, 21:37

Esse rastro pode ser feito com a criação de outros objetos.

Primeiro, é necessário que você crie uma sprite do rastro de pneu, pode ser só uma mancha preta se preferir. Depois, crie um objeto e o nomeie de rastro, como preferir e nele coloque a sprite recém-criada.

A partir daí, vamos programar para que o rastro aos poucos se apague e quando estiver totalmente transparente, se auto-destrua para poupar memória, porém, se você não quiser que o rastro suma, pule esta parte.

No evento step do rastro, coloque:

Código:
image_alpha -= 0.25
Este código faz a alpha do rastro ir caindo, até desaparecer, após o ponto (.), você pode colocar números maiores ou menores, se achar que apaga muito rápido ou muito devagar.

No mesmo código, acrescente:
Código:
if image_alpha = 0
instance_destroy();
Aqui, se ele ficar totalmente transparente, ou seja, igual a 0, se destrua.


Estamos quase terminando, agora vá no tanque de guerra, ou seja, o que vai deixar o rastro e coloque no step dele:

Código:
instance_create(x,y,rastro);
Esse código cria o rastro.


Bom é isso, espero que seja o que você quer.
Se tiver alguma dúvida, só perguntar.
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Re: [RESOLVIDO]Rastro de Pneu

Mensagem por Limalokão em Ter 29 Jun 2010, 22:28

Ae galerinha, só tem mais uma coisa: meu tanque é movimentado por rotação, ou seja, image_angle 360°, como faço para o object vira de acordo com o tanque?
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Re: [RESOLVIDO]Rastro de Pneu

Mensagem por zzxc em Ter 29 Jun 2010, 22:37

no tanque no comando step(acho que e la onde esta sendo criado) tu coloca
Código:

rr=instance_create(x,y,obj_rastro)
rr.image_angle=image_angle
rr.direction=direction

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Re: [RESOLVIDO]Rastro de Pneu

Mensagem por Limalokão em Ter 29 Jun 2010, 23:12

Aeeee ZZXC e souzalucasjoze, vlw pela ajuda, ficou ótimo! Simplesmente muito bom mesmo, obrigado as todos que me ajudaram.
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Re: [RESOLVIDO]Rastro de Pneu

Mensagem por RodrigoM. em Ter 29 Jun 2010, 23:21

Tópico resolvido.
Trancado.

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