[Resolvido]obj_atirador seguir obj_tanque

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Resolvido [Resolvido]obj_atirador seguir obj_tanque

Mensagem por Limalokão em Seg 28 Jun 2010, 12:50

Ola galera, eu sei que aqui no fórum existe varios tópicos de objetos seguirem outros, mas nenhum resolveu meu problema: o obj_atirador segue o tanque, mas quando o obj_tanque começa a se movimentar o obj_atirador vai ficando para tras aos poucos até um certo ponto do obj_tanque e para ali. Quando vou para frente o obj_atirador fica um pouco mais atras do X e Y do obj_tanque. Quando vou para tras o obj_atirador fica um pouco mais a frente do X e Y do obj_tanque. Ou seja, ele nao segue o obj_tanque em uma posição FIXA. Se alguem souber como resolver o meu problema agradeço. Thanks.

Limalokão

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Resolvido Re: [Resolvido]obj_atirador seguir obj_tanque

Mensagem por reddragon em Seg 28 Jun 2010, 13:05

eu tive um problema parecido uma fez com uma câmera que eu queira fazer a solução foi antecipar o movimento da câmera.

no começo eu fiz assim:

Código:
if keyboard_check(vk_right){//verifica de eu apertei pra direita
    x += 5
}else if keyboard_check(vk_left){//verifica se eu apertei pra esquerda
    x -= 5
}

camera.x = x//movimenta junto a câmera

mas não deu certo a câmera ficava um pouco para traz a solução foi a seguinte antecipar o movimento da câmera:

comecei criando umas variáveis de controle:

Código:
if keyboard_check(vk_right){
    x += 5
    camera.x = x + 5
}else if keyboard_check(vk_left){
    x -= 5
    camera.x = x - 5
}else{
camera.x = x
}

agora é só tocar a câmera por obj_atirador e espero que funcione

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Resolvido Re: [Resolvido]obj_atirador seguir obj_tanque

Mensagem por Limalokão em Seg 28 Jun 2010, 13:16

ta mas isso é no step? do tanque ou do atirador?
o movimento do tanque estou usando assim:
Código:

if keyboard_check(vk_left)       
{     
if speed<>0 {       
direction=direction+4;       
if direction>360 then direction=0;       
image_angle=direction;
}       
}
if keyboard_check(vk_right)       
{       
if speed<>0 {       
direction=direction-4;       
if direction<0 then direction=360;       
image_angle=direction;
}       
}
if keyboard_check(vk_up) then speed+=1;
if keyboard_check(vk_down) then speed-=1;
if speed>10 then speed=10;
if speed<-10 then speed=-10;

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Resolvido Re: [Resolvido]obj_atirador seguir obj_tanque

Mensagem por reddragon em Seg 28 Jun 2010, 13:49

Limaloko escreveu:ta mas isso é no step? do tanque ou do atirador?
o movimento do tanque estou usando assim:
Código:

if keyboard_check(vk_left)       
{     
if speed<>0 {       
direction=direction+4;       
if direction>360 then direction=0;       
image_angle=direction;
}       
}
if keyboard_check(vk_right)       
{       
if speed<>0 {       
direction=direction-4;       
if direction<0 then direction=360;       
image_angle=direction;
}       
}
if keyboard_check(vk_up) then speed+=1;
if keyboard_check(vk_down) then speed-=1;
if speed>10 then speed=10;
if speed<-10 then speed=-10;

interessante essa movimentação bem feita.

eu vi que você fez um limite para os graus da variavel direciton:

aqui:

Código:
if direction<0 then direction=360;


e aqui

Código:
if direction<0 then direction=360;

não esta errado mas também não é preciso pq o GM já faz isso automaticamente pra você

modifiquei seu código acrescentando duas linha no final. Coloque no step do tanque e teste é pra dar certo me avisa se der pq eu não tenho como testar. e retire qualquer coisa que tiver no step do atirador sobre movimentação pq serão as ultimas duas linhas que irão movimenta lo.

Código:
if keyboard_check(vk_left)       
{     
if speed<>0 {       
direction=direction+4;       
//if direction>360 then direction=0;       
image_angle=direction;
}       
}
if keyboard_check(vk_right)       
{       
if speed<>0 {       
direction=direction-4;       
//if direction<0 then direction=360;       
image_angle=direction;
}       
}
if keyboard_check(vk_up) then speed+=1;
if keyboard_check(vk_down) then speed-=1;
if speed>10 then speed=10;
if speed<-10 then speed=-10;

obj_atirador.x = x + lengthdir_x(speed,direction)
obj_atirador.y = y + lengthdir_y(speed,direction)


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Resolvido Re: [Resolvido]obj_atirador seguir obj_tanque

Mensagem por Limalokão em Seg 28 Jun 2010, 14:02

Aeeeeeeeeeeeee vlw Guguiii euhuhueheuhue.
AAA é o Bomber Bat Man

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Resolvido Re: [Resolvido]obj_atirador seguir obj_tanque

Mensagem por Mystery_boy_maker em Seg 28 Jun 2010, 22:03



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