Introdução à interface do GM

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Introdução à interface do GM

Mensagem por afonso_silva em Seg 28 Jun 2010, 08:48

Olá a todos, este é um tuto para quem ta começando no gm

Ao abrir o Game Maker, a interface será a seguinte:


ATENÇÃO: Caso a interface inicial do Game Maker seja diferente (contendo menos funções, vá a "File" e escolha a opção "Advanced Mode")

Irei agora descrever resumidamente cada uma das funções.

Barra de tarefas:


Esta é uma barra que se encontra no topo da aplicação e que serve para as principais tarefas.

Os ícones são, da esquerda para a direita, os seguintes:
File - Traduzido, significa "Ficheiro", e inclui os seguintes comandos:
  • New (Novo) - Inicia um novo projecto
    Open (Abrir) - Abre um explorador de ficheiros para que seleccione um projecto devidamente gravado
    Recent files (Ficheiros recentes) - Mostra uma lista com os últimos projectos utilizados
    Save (Gravar) - Grava o seu projecto actual, para que mais tarde o continue. O projecto gravado forma um ficheiro com extensão .gmk
    Save as (Gravar como) - Função igual à anterior, mas com a particularidade de podermos escolher onde gravar o projecto.
    Create executable (Criar executável) - Transforma o seu projecto num ficheiro executável, de extensão .exe, que torna a sua utilização possível em qualquer computador
    Publish your game (Publicar o seu jogo) - Publica o seu jogo no site da Yoyogames, partilhando-o com todo o mundo. ATENÇÃO: Necessita de uma conta yoyogames para poder fazer tal acção
    Import resources (Importar recursos) - Importa recursos para o seu jogo (ficheiros .dat e .gex
    Export resources (Exportar recursos) - Exporta recursos do seu jogo para outro tipo de ficheiro
    Advanced mode (Modo avançado) - Alterna entre modo Avançado e Simples. O modo avançado inclui mais funcionalidades
    Preferences (Preferências) - Mostra as preferências do Game Maker. Para os iniciantes, é recomendável não as alterar
    Exit (Sair) - Fecha o Game Maker

  • Edit - Traduzido, significa "Editar" e possui as seguintes funções:
    Create (Criar) - Dependendo da pasta seleccionada, pode criar um sprite, som, background,...
    Duplicate (Duplicar) - Duplica um objecto seleccionado
    Create group (Criar grupo) - Cria uma pasta, com a finalidade de organizar o projecto
    Delete (Apagar) - Apaga um objecto
    Rename (Renomear) - Muda o nome de um objecto
    Properties (Propriedades) - Mostra as propriedades de um objecto
    Find resource (Procurar recurso) - Cria uma caixa de pesquisa para procura de recursos
    Expand resource tree (Expandir árvore dos recursos) - Expande a árvore dos recursos
    Collapse resource tree (Comprimir árvore dos recursos) - Comprime a árvore dos recursos
    Show object information (Mostrar informações do objecto) - Mostrar informações do objecto

  • Resources - traduzido, significa "Recursos" e possui as seguintes funções:
    Create sprite (Criar sprite) - Cria um sprite (para quem não souber o que é clique aqui) com edição gráfica
    Create sound (Criar som) - Cria um som para ser utilizado durante o jogo
    Create background (Criar imagem de fundo) - Cria uma imagem de fundo no seu jogo
    Create path (Criar path) - Cria uma espécie de Inteligência Artificial para os inimigos
    Create script (Criar script) - Cria um script, no qual você editará com GML
    Create font (Criar fonte) - Cria um tipo de letra para os seus jogos
    Create timeline (Criar linha de tempo) - Manipula o tempo de jogo
    Create object (Criar objecto) - Cria um objecto que pode assumir a forma de um sprite no seu jogo
    Create room (Criar room) - Cria um "ambiente" no qual se passará o jogo
    Change game information (Mudar informação do jogo) - Muda a informação do jogo conforme o seu gosto
    Change global game settings (Mudar definições globais do jogo) - Muda as definições globais do jogo, como a barra de loading, o ícone,...
    Select extension packages (Seleccionar os pacotes de extensões) - Gere as extenções utilizadas pelo jogo
    Define constants (Definir constantes) - Define constantes em GML
    Define triggers (Definir triggers) - Define as triggers em GML
    Included files (Ficheiros incluídos) - Gere outros ficheiros que o jogo utilizará


Scripts - inclui as opções para a criação de scripts. Requer conhecimentos de GML

  • Run - traduzido significa "Executar" e possui duas funções
    Run normally (Executar normalmente) - Executa o seu jogo
    Run in Debug mode (Executar no modo debug) - Executa o seu jogo e procura erros de sistema.


Window - traduzido significa "Janela" e possui as opções relativas à janela do jogo

Help - traduzido significa "Ajuda" e possui opções para ajudar o utilizador
Por baixo desta barra, encontram-se ícones que são respectivamente:
  • Criar um novo jogo
    Abrir um projecto existente
    Salvar este projecto
    Exportar para exe
    Publicar na web
    Executar jogo
    Executar jogo em modo debug
    Criar sprite
    Criar som
    Criar background
    Criar path
    Criar script
    Criar fonte
    Criar linha de tempo
    Criar objecto
    Criar room
    Mudar as informações do jogo
    Mudar as definições do jogo
    Seleccionar pacotes de extensões
    Mostrar ajuda no Game Maker


Espero que ajude alguem. Vlw

afonso_silva

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Re: Introdução à interface do GM

Mensagem por Markituh em Seg 28 Jun 2010, 08:54

Bom da sua parte ajudar quem está começando no GM Happy Está completo e detalhado,de modo que qualquer um possa entender. Continue assim!

___________

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Índice de Tutoriais
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Re: Introdução à interface do GM

Mensagem por Super Games em Seg 28 Jun 2010, 10:04

Desculpa dizer, mais, esta parecendo o meu tutorial

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Re: Introdução à interface do GM

Mensagem por afonso_silva em Seg 28 Jun 2010, 11:10

Desculpa dizer, mais, esta parecendo o meu tutorial

Por acaso até está um bocadinho parecido, mas o meu está mais completo um pouco

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Re: Introdução à interface do GM

Mensagem por mateus luz em Seg 28 Jun 2010, 11:48

Bem detalhado e explicado,vai dar um baita empurraão em quem ta iniciando,parabens!!!

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Re: Introdução à interface do GM

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