GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Ontem à(s) 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16


[Resolvido]Movimento circular

4 participantes

Ir para baixo

[Resolvido]Movimento circular Empty [Resolvido]Movimento circular

Mensagem por Hatzo enkiri Ter 19 Out 2010, 15:16

Como eu faço uma AI ficar rodando?
Se não tiverem entendido é o seguinte que eu quero:
que a AI faça um movimento circular.
Por favor me ajudem!!



Última edição por Hatzo enkiri em Ter 19 Out 2010, 15:48, editado 1 vez(es)
avatar
Hatzo enkiri

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 19/02/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 226
Prêmios : [Resolvido]Movimento circular Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Movimento circular Empty Re: [Resolvido]Movimento circular

Mensagem por Jonathan Jinchuukiri Ter 19 Out 2010, 15:30

Uma maneira facil seria criar um patch que faça um circulo como desejas e mandalo a AI executa-lo.
Jonathan Jinchuukiri
Jonathan Jinchuukiri

Data de inscrição : 16/10/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 27
Prêmios : [Resolvido]Movimento circular Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Movimento circular Empty Re: [Resolvido]Movimento circular

Mensagem por vinians Ter 19 Out 2010, 15:40

Amigo, movimento circular é simples. Mas não confunda um simples movimento circular com A.I. Geralmente uma A.I. involve um patrulhamento de algum modo. O movimento circular puro e simples, é apenas uma instacia girando ao redor de algo. De for somente pra girar façamos assim:
Evento CREATE:

raio = 100; //raio do giro
xc = x;
yc = y;
angulo = 0;

Agora no Evento Step:

x = xc + lengthdir_x(raio, angulo);
y = yc + lengthdir_y(raio, angulo);
angulo += 1; //roda no sentido horário
if (angulo > 360) angulo = 0;


Basta esses eventos para girar. Ah e não se esqueça de centralizar o sprite pra ficar mais legal.



vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2715
Prêmios : [Resolvido]Movimento circular Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Movimento circular Empty Re: [Resolvido]Movimento circular

Mensagem por Jonathan Jinchuukiri Ter 19 Out 2010, 15:42

Realmente um script notável vinians, como todos que vejo de sua autoria.
Jonathan Jinchuukiri
Jonathan Jinchuukiri

Data de inscrição : 16/10/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 27
Prêmios : [Resolvido]Movimento circular Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Movimento circular Empty Re: [Resolvido]Movimento circular

Mensagem por Hatzo enkiri Ter 19 Out 2010, 15:48

Vlws a todos.O código funcionou aqui vinians(também aprendi outra função que eu desconhecia).Obrigado tambem a Jonathan Jinchuukiri mas eu queria de outro jeito.
avatar
Hatzo enkiri

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 19/02/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 226
Prêmios : [Resolvido]Movimento circular Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Movimento circular Empty Re: [Resolvido]Movimento circular

Mensagem por Janx Ter 19 Out 2010, 16:04

Para quem não intendeu a função que o vinians usou, lengthdir_x e lengthdir_y, seria o mesmo que usar:

Código:
x = xc + cos(degtorad(angulo))*raio;
y = yc - sin(degtorad(angulo))*raio;
angulo += 1; //roda no sentido horário
if (angulo > 360) angulo = 0;

degtorad -> Passar ANGULO para RADIANOS. A função sin/cos trabalha com radianos!

Notem que no SENO, eu coloquei o sinal de negativo, pois no plano cartesiano do computador (Tela), o Y é invertido!
OBS: Acredito que seja melhor usar o lengthdir_x/y pois é uma função interna do GM, portanto creio que possa ser um pouco mais rápida por já ter sido compilada.


Tópico Resolvido!
Trancado.
Janx
Janx

Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios : [Resolvido]Movimento circular Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Movimento circular Empty Re: [Resolvido]Movimento circular

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos