Entrar
Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game makerpor Ralphed Ontem à(s) 18:28
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
[Resolvido]Movimento circular
4 participantes
Página 1 de 1
[Resolvido]Movimento circular
Como eu faço uma AI ficar rodando?
Se não tiverem entendido é o seguinte que eu quero:
que a AI faça um movimento circular.
Por favor me ajudem!!
Se não tiverem entendido é o seguinte que eu quero:
que a AI faça um movimento circular.
Por favor me ajudem!!
Última edição por Hatzo enkiri em Ter 19 Out 2010, 15:48, editado 1 vez(es)
Hatzo enkiri- Games Ranking :
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 19/02/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 226
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido]Movimento circular
Uma maneira facil seria criar um patch que faça um circulo como desejas e mandalo a AI executa-lo.
Jonathan Jinchuukiri- Data de inscrição : 16/10/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 27
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido]Movimento circular
Amigo, movimento circular é simples. Mas não confunda um simples movimento circular com A.I. Geralmente uma A.I. involve um patrulhamento de algum modo. O movimento circular puro e simples, é apenas uma instacia girando ao redor de algo. De for somente pra girar façamos assim:
Evento CREATE:
raio = 100; //raio do giro
xc = x;
yc = y;
angulo = 0;
Agora no Evento Step:
x = xc + lengthdir_x(raio, angulo);
y = yc + lengthdir_y(raio, angulo);
angulo += 1; //roda no sentido horário
if (angulo > 360) angulo = 0;
Basta esses eventos para girar. Ah e não se esqueça de centralizar o sprite pra ficar mais legal.
Evento CREATE:
raio = 100; //raio do giro
xc = x;
yc = y;
angulo = 0;
Agora no Evento Step:
x = xc + lengthdir_x(raio, angulo);
y = yc + lengthdir_y(raio, angulo);
angulo += 1; //roda no sentido horário
if (angulo > 360) angulo = 0;
Basta esses eventos para girar. Ah e não se esqueça de centralizar o sprite pra ficar mais legal.
Re: [Resolvido]Movimento circular
Realmente um script notável vinians, como todos que vejo de sua autoria.
Jonathan Jinchuukiri- Data de inscrição : 16/10/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 27
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido]Movimento circular
Vlws a todos.O código funcionou aqui vinians(também aprendi outra função que eu desconhecia).Obrigado tambem a Jonathan Jinchuukiri mas eu queria de outro jeito.
Hatzo enkiri- Games Ranking :
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 19/02/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 226
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido]Movimento circular
Para quem não intendeu a função que o vinians usou, lengthdir_x e lengthdir_y, seria o mesmo que usar:
degtorad -> Passar ANGULO para RADIANOS. A função sin/cos trabalha com radianos!
Notem que no SENO, eu coloquei o sinal de negativo, pois no plano cartesiano do computador (Tela), o Y é invertido!
OBS: Acredito que seja melhor usar o lengthdir_x/y pois é uma função interna do GM, portanto creio que possa ser um pouco mais rápida por já ter sido compilada.
Tópico Resolvido!
Trancado.
- Código:
x = xc + cos(degtorad(angulo))*raio;
y = yc - sin(degtorad(angulo))*raio;
angulo += 1; //roda no sentido horário
if (angulo > 360) angulo = 0;
degtorad -> Passar ANGULO para RADIANOS. A função sin/cos trabalha com radianos!
Notem que no SENO, eu coloquei o sinal de negativo, pois no plano cartesiano do computador (Tela), o Y é invertido!
OBS: Acredito que seja melhor usar o lengthdir_x/y pois é uma função interna do GM, portanto creio que possa ser um pouco mais rápida por já ter sido compilada.
Tópico Resolvido!
Trancado.
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 2 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» movimento circular de plataforma
» Movimento fracionado circular
» Movimento circular ao redor de outro objeto
» [Resolvido]Barreira circular
» [Resolvido]Movimento
» Movimento fracionado circular
» Movimento circular ao redor de outro objeto
» [Resolvido]Barreira circular
» [Resolvido]Movimento
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|