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Checagem no hspeed com problemas;
3 participantes
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Checagem no hspeed com problemas;
Fala galera, blz!
Estou usando o seguinte código para checar se o personagem está se movendo "horizontalmente" e para que lado está indo:
...a variável "var_run" indica se está se movendo (1) ou não (0) e a "var_right" indica se está voltado para a direita (1) ou esquerda (0)
O problema é que quando o personagem se move na vertical (vspeed) apenas, a variável "var_run" tmb fica sendo verdadeira (1)...
...se alguém aí souber e puder me explicar como eu posso fazer com que apenas a "hspeed" defina a var_run como 0 ou 1 eu agradeço!
flw
t+
Estou usando o seguinte código para checar se o personagem está se movendo "horizontalmente" e para que lado está indo:
- Código:
if hspeed!=0
{
var_run=1
if hspeed>0
var_right=1
else
if hspeed<0
var_right=0
}
else
var_run=0
...a variável "var_run" indica se está se movendo (1) ou não (0) e a "var_right" indica se está voltado para a direita (1) ou esquerda (0)
O problema é que quando o personagem se move na vertical (vspeed) apenas, a variável "var_run" tmb fica sendo verdadeira (1)...
...se alguém aí souber e puder me explicar como eu posso fazer com que apenas a "hspeed" defina a var_run como 0 ou 1 eu agradeço!
flw
t+
Convidad- Convidado
Re: Checagem no hspeed com problemas;
Humm. Tente executar o jogo no modo debug e cheque se a sua hspeed se altera quando você faz o movimento vertical... (a maioria das vars de movimento trabalham como float)
Pra executar em modo debug é só apertar F6. Vai no menu "Tools -> Show Local Variables". Digite o nome do objeto ou o id da instância que quer testar. As variáveis dela vão ser mostradas em uma janela separada.
Pra executar em modo debug é só apertar F6. Vai no menu "Tools -> Show Local Variables". Digite o nome do objeto ou o id da instância que quer testar. As variáveis dela vão ser mostradas em uma janela separada.
Convidad- Convidado
Re: Checagem no hspeed com problemas;
Vlw brendan... eu já constatei isso com um draw_text para as variáveis do obj... não é o modo mais "técnico", mas a funcionalidade é a mesma XD
A hspeed atinge um valor muito pequeno... 0.0000[...]30, eu chequei no modo debug tmb como vc sugeriu;
Bom, se isso for "normal" de certa forma, acho que terei então que checar se o hspeed é >/< que "0. alguma coisa" à fim de eliminar esse mínimo valor que o vspeed gera
Vlw velho... qq novidade eu posto... por hora se alguém tiver alguma outra sugestão eu agradeço tmb!
t+
EDIT: É galera, eu mudei o código para:
...com a checagem em >/< que 0.001 e tmb desloquei a definição da var_run e agora ficou tudo OK
Vlw mais uma vez e podem fechar o tópico;
flw
A hspeed atinge um valor muito pequeno... 0.0000[...]30, eu chequei no modo debug tmb como vc sugeriu;
Bom, se isso for "normal" de certa forma, acho que terei então que checar se o hspeed é >/< que "0. alguma coisa" à fim de eliminar esse mínimo valor que o vspeed gera
Vlw velho... qq novidade eu posto... por hora se alguém tiver alguma outra sugestão eu agradeço tmb!
t+
EDIT: É galera, eu mudei o código para:
- Código:
if hspeed!=0
{
if hspeed>0.001
{
var_run=1
var_right=1
}
else
if hspeed<-0.001
{
var_run=1
var_right=0
}
}
else
var_run=0
...com a checagem em >/< que 0.001 e tmb desloquei a definição da var_run e agora ficou tudo OK
Vlw mais uma vez e podem fechar o tópico;
flw
Convidad- Convidado
Re: Checagem no hspeed com problemas;
Tente isso:
floor arredonda um valor para baixo.
- Código:
if floor(hspeed) !=0
{
var_run=1
if hspeed>0
var_right=1
else
if hspeed<0
var_right=0
}
else
var_run=0
floor arredonda um valor para baixo.
ryan_b- Data de inscrição : 08/09/2008
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Re: Checagem no hspeed com problemas;
Mas o que adianta arredondar o valor de 0 numa checagem?
Minha solução é a seguinte:
Minha solução é a seguinte:
- Código:
if (hspeed < 0.1 && hspeed > -0.1)
Re: Checagem no hspeed com problemas;
será q não tem q colocar o ! antes do hspeed?
Froidz- Data de inscrição : 03/08/2008
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Re: Checagem no hspeed com problemas;
KinKing escreveu:Mas o que adianta arredondar o valor de 0 numa checagem?
Minha solução é a seguinte:
- Código:
if (hspeed < 0.1 && hspeed > -0.1)
Resolveria se ele não usasse números "quebrados" . Ex: 0.13, 0.01, etc.
ryan_b- Data de inscrição : 08/09/2008
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Re: Checagem no hspeed com problemas;
Resolve justamente porque, se o hspeed estiver entre -0.1 e 0.1, ou seja, com todos os quebrados, ele se torna zero.
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