[RESOLVIDO]como dividir a tela

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Resolvido [RESOLVIDO]como dividir a tela

Mensagem por darth vader em Seg 21 Jun 2010, 13:23

bem, eu procurei e ñ achei.
como dividir a tela em duas para o modo 2 players num jogo de visão por cima??

darth vader

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Resolvido Re: [RESOLVIDO]como dividir a tela

Mensagem por mateus luz em Seg 21 Jun 2010, 13:28

Olá darth vader, vou fazer uma engine para você no rapidão, e ja posto aqui ok?

mateus luz

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Resolvido Re: [RESOLVIDO]como dividir a tela

Mensagem por darth vader em Seg 21 Jun 2010, 13:29

belê!

darth vader

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Resolvido Re: [RESOLVIDO]como dividir a tela

Mensagem por mateus luz em Seg 21 Jun 2010, 14:02

ta feita, pelo menos este é o unico modo que eu sei, não nesserariamente ele divide a tela, mas da o mesmo efeiro.


Comandos

Player 1


setas direcionais

Player 2

W,A,S,D

Se é isso que voce quer me avisa ok?Engine

mateus luz

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Resolvido Re: [RESOLVIDO]como dividir a tela

Mensagem por makgamer em Seg 21 Jun 2010, 16:09

vou dar um exemplo:
cria uma room com 1280x1280
va na aba views
ative a opção enable the use of views
ative a opção visible when room starts
ai coloque assim:

View player 1:

view in room:
x = 0
y = 0
w = 400
h = 480

port of screen:
x = 420
y = 0
w= 400
h = 480
e em object following coloque o objeto Player 1

View player 2:

marque a opção denovo: visible when room starts.

view in room:

x= 0
y= 0
w = 400
h = 480

port of screen:

x = 420
y = 0
w = 400
h = 480

hbor = 200
vbor = 240
hspd = -1
vspd = -1

e em object following coloque o objeto Player 2
agora inicie o jogo e olha que legal

makgamer

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Resolvido Re: [RESOLVIDO]como dividir a tela

Mensagem por reddragon em Seg 21 Jun 2010, 16:30

achei interessante sua pergunta darth vader porque na verdade nunca tinha experimentado usar duas telas em meu jogo mas resolvi arriscar.

vi o que mateus luz ficou bom é esse o espírito de experimentar mas eu consegui fazer o seguinte:

todo jogo que você cria acontece em algum lugar e esse lugar é a room e podemos deixar seu tamanho muito, mas muito grande porem podemos não querer mostrar ela inteira de uma só vez na tela pra isso existem as views. a tradução de view é vista ou campo de visão, isto é, uma areea onde podemos enchergar o jogo acontecendo.


Uploaded with ImageShack.us

o game maker consegue construir para nos 8 views numeradas de 0 a 7 neste caso utilizei duas e para tanto tive de confirmar as opções Enable use of view (Permite o uso de visão) e Visible when room start (visíveis quando iniciar quarto). A primeira opção é para habilitar o uso da view e a segunda é para aparecer quando a room se iniciar.

A parte circulada de vermelha a View in room é o tamanho da câmera no jogo neste caso as duas são iguais de 200 por 200 pixels. W é a largura e H a altura X e Y são a posição da view na tela, mas no caso podemos deixar 0 porque já explico.

A parte circulada de azul a Port on screen é a parte onde dissemos onde a view vai ficar e qual seu tamanho. Em W e H dissemos o tamanho da view e em X e Y a posição. Importante a parte circulada de azul claro deve ser observada porque a view0 fica na posição (0,0) e a view1 a posição é (0,210) por a view 200 pixel de altura e ela esta posicionada em 210 gera essa barra preta entra as views.

Mas porque na View in room e Port on screen definimos o tamanho?
Porque o tamanho de cima é a câmera onde captura as imagens e a de baixo e o tamanho da "TV" que você está vendo a imagem da câmera.

E circulado em verde a Object following é a parte que definimos o que as views seguem obj. Por causa dessa parte que não precisamos definir o X,Y em View in room porque o X,Y vai ser definido sozinho seguindo o obj escolhido. A view0 segue o object0 (bola de basquete) e a view1 segue o object1(bola de futebol). Preste atenção na parte circulada de verde claro e a parte que define a distancia que o obj que esta sendo seguido vai ficar da lateral da room. Na view1 é 100 como é a metade do tamanho da câmera da view então o obj fica no centro, mas na view0 é 90 isso explica porque a bola de basquete anda um pouco antes da tela andar junto com ela.

aqui tem a demo que eu fiz:

comandos da bola de basquete:

setas.

comando da bola de futibol:

W,S,A,D.

http://cid-dab114b587604613.office.live.com/self.aspx/P%c3%bablico/duas^_telas.gmk

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Resolvido Re: [RESOLVIDO]como dividir a tela

Mensagem por darth vader em Ter 22 Jun 2010, 15:21

Mateus Luz valeu pela engine é + ou - isso, só q preciso q a view acompanhe
os players individualmente.valeu pela força.
acho q o modo q o makgamer mostrou tem a ver com o q tô querendo, ainda vou testar, e reddragon,vou ler tua respost agora.
obs:reddragon, ñ consegui baixar tua engine, ñ tá mais disponivel...

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Resolvido Re: [RESOLVIDO]como dividir a tela

Mensagem por Denis Lemos em Ter 22 Jun 2010, 16:09

darth vader escreveu:
obs:reddragon, ñ consegui baixar tua engine, ñ tá mais disponivel...

A engine do RedDragon está perfeita como você quer, só que tem que copiar o restante do link que ficou fora no final, por algum erro !

Aqui o link corrigido:
http://cid-dab114b587604613.office.live.com/self.aspx/P%c3%bablico/duas^_telas.gmk

EDITED:

Não tem como colocar o link dele, o final sempre fica fora do link como está aí em cima"(estranho isso)", faça o seguinte, copie o link completo abra uma nova aba no navegador e cole na baara do endereço da página e aperte ENTER que daí sim vai para o endereço correto !

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Resolvido Re: [RESOLVIDO]como dividir a tela

Mensagem por darth vader em Ter 22 Jun 2010, 16:26

há certo!agora sim, valeu!

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Resolvido Re: [RESOLVIDO]como dividir a tela

Mensagem por Mystery_boy_maker em Qua 23 Jun 2010, 22:08


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