Hologramas, um futuro próximo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Hologramas, um futuro próximo

Mensagem por BackGround em Sex 18 Jun 2010, 19:12

Trechos retirados da matéria do Baixaki .

Com avanços incríveis nos estudos, os hologramas estão evoluindo cada vez mais a ponto de substituir as televisões em três dimensões e dispensar o uso de óculos.

A holografia é, basicamente, uma maneira de fazer o registro para apresentar uma imagem em três dimensões pelo uso essencialmente da luz. O conceito foi criado em 1948 por Dennis Gabor e hoje se expande com as mais diversas utilidades e aplicações.

A fotografia apareceu como uma maneira de guardar conteúdos e imagens com a captura da luz. Mas, obviamente, ela não é capaz de uma captura completa e funciona como uma "reprodução chapada" em relação à realidade.

A holografia é justamente uma evolução das fotografias, capaz de capturar tridimensionalmente um objeto e a sua iluminação. Ou seja, se você olhar para um holograma, é quase como se estivesse vendo o objeto real, pois pode vê-lo em três dimensões e os efeitos das luzes sobre ele.

Como funciona.

Para que um holograma seja capturado, são necessários itens e vários passos a serem seguidos. A primeira coisa a se fazer é providenciar um laser vermelho HeNe (hélio-neon). Depois, liga-se o laser e faz com que ele passe por um divisor ótico para que ocorra divisão da luz.

Depois, a luz deve cruzar lentes divergentes para a amplificação do laser. Enquanto um laser serve de referência da iluminação, o outro bate no objeto e termina na emulsão de holografia para finalmente fazer a captura.

Copa do Mundo holográfica

Por falar em espetáculos holográficos, os japoneses colocaram uma proposta irrecusável se for realmente cumprida. Como eles são um dos países candidatos à sede da Copa do Mundo de 2022, fizeram uma promessa tecnológica sobre como os espectadores poderiam aproveitar os jogos: hologramas.

É isso mesmo. O projeto extremamente ousado e de altíssima tecnologia tem uma ideia que consiste simplesmente em "passar" os jogos da Copa do Mundo em todos os estádios com o uso de hologramas, como se os jogadores realmente estivessem lá. Ou seja, basta ir ao estádio mais próximo de sua casa para assistir a uma partida da Copa do Mundo como se você se encontrasse no local real do jogo.

A fim de realizar tal feito são necessárias 200 câmeras HD para a captura em 360 graus de altíssima qualidade. Além disso, a transmissão também seria de som. Nesse caso, alguns milhares de microfones ficam encarregados pela captura de som, chutes na bola e até o grito da torcida. Todo o equipamento holográfico será abastecido com energia solar.

@Me:
Achei muito interessante isso, embora acreditar que sairá bem caro essas coisas.
Espero mesmo que dê certo !
Aqui alguns vídeos que tem lá.



_________

(O Me não é meu,achei esse tópico no tibiabr)

BackGround

Número de Mensagens : 570
Data de inscrição : 24/04/2010
Reputação : 2
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum