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Duvida com codigo
4 participantes
Página 1 de 1
Duvida com codigo
Como eu faço essa ação aqui em baixo relativa?
if keyboard_check(vk_right){mov_dir=true mov_esq=false}
if keyboard_check(vk_left){mov_dir=false mov_esq=true}
if keyboard_check(vk_left) and keyboard_check(vk_right){mov_dir=false mov_esq=false}
if !keyboard_check(vk_left) and !keyboard_check(vk_right){mov_dir=false mov_esq=false}
OBS: escreva o codigo ok! ;)
if keyboard_check(vk_right){mov_dir=true mov_esq=false}
if keyboard_check(vk_left){mov_dir=false mov_esq=true}
if keyboard_check(vk_left) and keyboard_check(vk_right){mov_dir=false mov_esq=false}
if !keyboard_check(vk_left) and !keyboard_check(vk_right){mov_dir=false mov_esq=false}
OBS: escreva o codigo ok! ;)
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Re: Duvida com codigo
Qual dos códigos você deseja que seja relativo? Pelo que vejo nenhum pode ser tratado assim.
Re: Duvida com codigo
resumi o codigo, pois o seu esta meio estranho...
a unica coisa a mudar é o hspeed caso for x
a unica coisa a mudar é o hspeed caso for x
- Código:
if keyboard_check(vk_right)
{
if keyboard_check(vk_left) then exit;
hspeed=3
}
if keyboard_check(vk_left)
{
if keyboard_check(vk_right) then exit;
hspeed=-3
}
if !keyboard_check(vk_right) && !keyboard_check(vk_left) hspeed=0;
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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Re: Duvida com codigo
Sonic da uma olhada nessa minha aula que pode te ajudar.
http://www.gamemakerbrasil.com/game-maker-f36/aula-3-nossas-primeiras-linhas-t2121.htm
achei interessante a resolução sua, Pedro Henrique mas acredito que ele ainda não esta tratando a movimentação e sim as vaiáveis que levam a ela.
neste caso proponho duas formas para resolver:
primeira:
essa é uma alternativa usando variavas diferentes.
direta
se igual a 1 é ele esta para direita se 0 é pra esquerda.
andando
se igual a 1 ele esta andando e 0 esta parado.
mas se quiser usar esse código deve se atentar também no seu script de movimentação. creio que ficaria algo do tipo.
segunda.
essa versão usa as suas variáveis Sonic.
se resolveu me manda uma mensagem pra me agradecer ou reclamar.
http://www.gamemakerbrasil.com/game-maker-f36/aula-3-nossas-primeiras-linhas-t2121.htm
achei interessante a resolução sua, Pedro Henrique mas acredito que ele ainda não esta tratando a movimentação e sim as vaiáveis que levam a ela.
neste caso proponho duas formas para resolver:
primeira:
essa é uma alternativa usando variavas diferentes.
direta
se igual a 1 é ele esta para direita se 0 é pra esquerda.
andando
se igual a 1 ele esta andando e 0 esta parado.
- Código:
//essa comparação analisa se os dois botões estão soltos ou apertados
//se a comparação retornar true ele esta parado se tornar false esta andando
if ((keyboard_check(vk_right) and keyboard_check(vk_left)) or (!keyboard_check(vk_right) and !keyboard_check(vk_left))){
andando = 0;
}else{//se ele estiver andando a variável andando fica 1 e compara qual botão esta apertando.
andando = 1;
if (keyboard_check(vk_right)){//compara se pra direita
direita = 1;
}
if (keyboard_check(vk_left)){//compara se pra esquerda
direita = 0;
}
}
mas se quiser usar esse código deve se atentar também no seu script de movimentação. creio que ficaria algo do tipo.
- Código:
if (andando == 1){
if (direita == 1){
sprite_index = //nome da imagem do char andando pra direita
hspeed = //velocidade positiva
}else{
sprite_index = //nome da imagem do char andando pra esquerda
hspeed = //velocidade negativa
}
}else{
if (direita == 1){
sprite_index = //nome da imagem do char parado pra direita
hspeed = 0 //velocidade 0
}else{
sprite_index = //nome da imagem do char parado pra esquerda
hspeed = 0 //velocidade 0
}
}
segunda.
essa versão usa as suas variáveis Sonic.
- Código:
//essa comparação analisa se os dois botões estão soltos ou apertados
//se a comparação retornar true ele esta parado se tornar false esta andando
if ((keyboard_check(vk_right) and keyboard_check(vk_left)) or (!keyboard_check(vk_right) and !keyboard_check(vk_left))){
mov_dir = false
mov_esq = false
}else{//se ele estiver andando as variáveis se modificam para a direção que você quer
if (keyboard_check(vk_right)){//compara se pra direita
mov_dir = true
mov_esq = false
}
if (keyboard_check(vk_left)){//compara se pra esquerda
mov_dir = false
mov_esq = true
}
}
se resolveu me manda uma mensagem pra me agradecer ou reclamar.
reddragon- Data de inscrição : 19/03/2008
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