GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Duvida com codigo

4 participantes

Ir para baixo

Duvida com codigo Empty Duvida com codigo

Mensagem por Sonic Ter 15 Jun 2010, 18:03

Como eu faço essa ação aqui em baixo relativa?

if keyboard_check(vk_right){mov_dir=true mov_esq=false}
if keyboard_check(vk_left){mov_dir=false mov_esq=true}
if keyboard_check(vk_left) and keyboard_check(vk_right){mov_dir=false mov_esq=false}
if !keyboard_check(vk_left) and !keyboard_check(vk_right){mov_dir=false mov_esq=false}

OBS: escreva o codigo ok! ;)
Sonic
Sonic

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 12/01/2010
Reputação : -4
Número de Mensagens : 384
Prêmios : Duvida com codigo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com codigo Empty Re: Duvida com codigo

Mensagem por Cainã Ter 15 Jun 2010, 18:30

Qual dos códigos você deseja que seja relativo? Pelo que vejo nenhum pode ser tratado assim.
Cainã
Cainã

Data de inscrição : 07/03/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 1335
Prêmios : Duvida com codigo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://cai.na.tl/

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com codigo Empty Re: Duvida com codigo

Mensagem por PedroX Ter 15 Jun 2010, 19:08

resumi o codigo, pois o seu esta meio estranho...
a unica coisa a mudar é o hspeed caso for x
Código:
if keyboard_check(vk_right)
{
if keyboard_check(vk_left) then exit;
hspeed=3
}
if keyboard_check(vk_left)
{
if keyboard_check(vk_right) then exit;
hspeed=-3
}

if !keyboard_check(vk_right) && !keyboard_check(vk_left) hspeed=0;

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6086
Prêmios : Duvida com codigo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com codigo Empty Re: Duvida com codigo

Mensagem por reddragon Ter 15 Jun 2010, 20:27

Sonic da uma olhada nessa minha aula que pode te ajudar.

http://www.gamemakerbrasil.com/game-maker-f36/aula-3-nossas-primeiras-linhas-t2121.htm

achei interessante a resolução sua, Pedro Henrique mas acredito que ele ainda não esta tratando a movimentação e sim as vaiáveis que levam a ela.

neste caso proponho duas formas para resolver:

primeira:

essa é uma alternativa usando variavas diferentes.
direta
se igual a 1 é ele esta para direita se 0 é pra esquerda.
andando
se igual a 1 ele esta andando e 0 esta parado.

Código:
//essa comparação analisa se os dois botões estão soltos ou apertados
//se a comparação retornar true ele esta parado se tornar false esta andando
if ((keyboard_check(vk_right) and keyboard_check(vk_left)) or (!keyboard_check(vk_right) and !keyboard_check(vk_left))){
    andando = 0;
}else{//se ele estiver andando a variável andando fica 1 e compara qual botão esta apertando.
    andando = 1;
    if (keyboard_check(vk_right)){//compara se pra direita
        direita = 1;
    }
    if (keyboard_check(vk_left)){//compara se pra esquerda
        direita = 0;
    }
}

mas se quiser usar esse código deve se atentar também no seu script de movimentação. creio que ficaria algo do tipo.

Código:
if (andando == 1){
    if (direita == 1){
        sprite_index = //nome da imagem do char andando pra direita
        hspeed = //velocidade positiva
    }else{
        sprite_index = //nome da imagem do char andando pra esquerda
        hspeed = //velocidade negativa
    }
}else{
    if (direita == 1){
        sprite_index = //nome da imagem do char parado pra direita
        hspeed = 0 //velocidade 0
    }else{
        sprite_index = //nome da imagem do char parado pra esquerda
        hspeed = 0 //velocidade 0
    }
}

segunda.

essa versão usa as suas variáveis Sonic.

Código:
//essa comparação analisa se os dois botões estão soltos ou apertados
//se a comparação retornar true ele esta parado se tornar false esta andando
if ((keyboard_check(vk_right) and keyboard_check(vk_left)) or (!keyboard_check(vk_right) and !keyboard_check(vk_left))){
    mov_dir = false
    mov_esq = false
}else{//se ele estiver andando as variáveis se modificam para a direção que você quer
    if (keyboard_check(vk_right)){//compara se pra direita
      mov_dir = true
      mov_esq = false
    }
    if (keyboard_check(vk_left)){//compara se pra esquerda
        mov_dir = false
        mov_esq = true
    }
}

se resolveu me manda uma mensagem pra me agradecer ou reclamar.
reddragon
reddragon

Data de inscrição : 19/03/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 267
Prêmios : Duvida com codigo Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida com codigo Empty Re: Duvida com codigo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos