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[RESOLVIDO]editando cenário

em Ter 15 Jun 2010, 12:40
e aí galera;

Sabe...to fazendo jogo de plataforma (tipo mário) e gostaria de saber como tornar os objetos da sala 'sólidos', mas sem que o personagem 'cole' neles (digo 'cole' pq quando faço tipo uma plataforma com o obj_chão, o player simplesmente cola nela) não sei qual é o código, já tentei e não consegui bravo
poderiam me ajudar? Happy


Última edição por GuiEdu em Qui 24 Jun 2010, 23:43, editado 1 vez(es)
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Re: [RESOLVIDO]editando cenário

em Ter 15 Jun 2010, 12:52
coloca em colisão com o chão
Código:
move_contact_solid(direction,12)
speed=0
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Re: [RESOLVIDO]editando cenário

em Ter 15 Jun 2010, 13:14
é isso q tô usando, mas tipo, quando ele encosta por exemplo numa parede com esse código se ficar pressionando tecla ele não desliza ele 'cola'. :|
....
o problema que estou tendo é que quando o player cai no 'buraco', se encostar no lado do bloco e pressionar direita (por exemplo) ele não cai, fica grudado Zangado
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Re: [RESOLVIDO]editando cenário

em Ter 15 Jun 2010, 17:05
coloca assim
cria um object e coloca no contorno da onde que o player tem que cair e coloca player colisão com o object coloca vspeed-=5
e coloca gravity no seu jogo para dar certo
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Re: [RESOLVIDO]editando cenário

em Ter 15 Jun 2010, 17:11
coloque uma mask quadrada no sprite :]
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Re: [RESOLVIDO]editando cenário

em Ter 15 Jun 2010, 17:23
@Isaias escreveu:coloque uma mask quadrada no sprite :]
num intendi, como assim? Razz
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Re: [RESOLVIDO]editando cenário

em Ter 15 Jun 2010, 17:28
@GuiEdu escreveu:
@Isaias escreveu:coloque uma mask quadrada no sprite :]
num intendi, como assim? Razz

Quando clicar no Sprite vá em Mask e ao invés de Precise utilize Rectangle.

Verifique também se no objeto a opção Solid está selecionada.
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Re: [RESOLVIDO]editando cenário

em Ter 15 Jun 2010, 17:42
nada feito com Mask : Rectangle zangado
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Re: [RESOLVIDO]editando cenário

em Ter 15 Jun 2010, 20:18
clica em show infoo e manda o codigo
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Re: [RESOLVIDO]editando cenário

em Ter 15 Jun 2010, 20:57
Isso é bem simples de resolver, tem duas situações possiveis:
1º: Se você faz o objeto se mover apenas trocando seu posicionamento "X" e "Y":
Coloque antes do código que faz o objeto se mover para os lados uma condição de estar livre à frente:
EX: No evento keypress LEFT
Código:
if place_free(x-5,y) // Se estiver livre 5px à esquerda
{
  x-=5
}
E no evento Keypress RIGHT:
Código:
if place_free(x+5,y) // Se estiver livre 5px à frente
{
  x+=5
}
Assim ele só irá se mover se realmente estiver livre à sua frente, e não trancará mais nas paredes !

2º: Se você faz o movimento do objeto por hspeed e vspeed, apenas coloque o seguinte código no evento STEP do objeto em questão:
Código:
if place_free(x+hspeed,y) // Se estiver livre o número de px igual a sua velocidade
{
    hspeed=0
}
E assim se não estiver livre a sua frente um numero de pixeis igual a sua velocidade, ele vai parar e não vai forçar contra a parede, cusando o travamento !


Caso isso não resolva, então o problema deve estar na MASK usada para as colisões !
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Re: [RESOLVIDO]editando cenário

em Ter 15 Jun 2010, 21:24
não entendi bem seu codigo denis mas e tente assim coloca gravity em seu player pronto depois e cria um object e ele coloca os seguinte codigo
Código:
motion_set(270,2);
mude o 2 para a velocidade que voce quiser e coloca
o object dos lado da onde q object cai
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Re: [RESOLVIDO]editando cenário

em Ter 15 Jun 2010, 23:27
deu certo Denis Very Happy

porém mudei uma coisa
deixei assim ó:

if not place_free(x+5,y) && direita = true && keyboard_check(vk_anykey)
{
hspeed = 0
}
if not place_free(x-5,y) && esquerda = true && keyboard_check(vk_anykey)
{
hspeed = 0
}

coloquei keyboard_check(vk_anykey) pq tava colando na parede se apertasse duas teclas (no caso ctrl+right)

não sei pq, mas exatamente como vc fez não 'funfo'
Muito obrigado Smile

Resolvido, podem trancar o topico
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