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Qualidade Load Externo

Mensagem por rodrigo1434 em Qua 10 Set 2008, 12:00

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Escrito por:Rodrigo Mendes

Você já deve ter entrado numa pasta de um jogo né?e percebeu que todos os arqivos do jogo estão salvo dentro de pastas,e não salvo tudo junto em um exe(o que é geralmente feito por nos no Game Maker)

Essa opção de salvar tudo junto é geralmente feit para que outras pessoas não ''roube'' seus arquivos nem os utilizem em outro jogos, mas na hora de começar o jogo irá carregar tudo e demorar um pouco ou bastante

Mas se você abrir mão disso e passar a salvar alguns arquivos grandes do tipo músicas em mp3 e backgrounds em pasta irá otimizar o seu tempo muito mais

Mas tá bom,vamos começar logo,isso não é difícil, pelo contrário é muito fácil.Primeiro abra uma pasta com um nome ''meu jogo''(os nomes podem ser trocados mas atenção vc tambem deverá mudar os nomes nos códigos)

Agora procure uma música em mp3,não preocupe-se com tamanho,cole ela na sua pasta e troque por ''snd_bg'',faça o mesmo com um arquivo de imagem(selecione um em bitmap)de 640x480 padrão,cole e troque o nome por ''bck_fundo'',pronto já temos os resources externos na pasta agora vamos programar

Abra o Game Maker com um novo projeto,crie um objeto e no evento create digite

Código:
global.snd_bg=sound_add('snd_bg.mp3',0,0) //procura o arquivo
sound_loop(global.snd_bg) //toca o som
global.bck_fundo=background_add('bck_fundo.bmp',0,0,0) // carrega o background

e agora no evento draw

Código:
draw_background(global.bck_fundo,0,0)

pronto vc já deve ter ouvido sua música e visto seu papel de parede, fácil né?
alguma dúvida pergunte.

rodrigo1434

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Qualidade Re: Load Externo

Mensagem por Volstagg em Qua 10 Set 2008, 12:04

Opa, legal o tutorial. E no caso de eu querer add arquivos que não dê pra abrir em players de audio? Teria que usar uma Dll neh? Recomenda alguma?

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Qualidade Re: Load Externo

Mensagem por Convidad em Qua 10 Set 2008, 12:09

Muito bom Rodrigo! Seus trabalhos são ótimos! cheers
Você havia feito dois tópicos iguais então eu corrigi, ok? ;)

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Qualidade Re: Load Externo

Mensagem por Kabeção em Qua 10 Set 2008, 14:35

VitinhoO escreveu:Opa, legal o tutorial. E no caso de eu querer add arquivos que não dê pra abrir em players de audio? Teria que usar uma Dll neh? Recomenda alguma?
Se não for midi, wave ou mp3 vai precisar, mas não por causa do player e sim porque o game maker não reconhece outros formatos.

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Qualidade Re: Load Externo

Mensagem por Convidad em Qua 10 Set 2008, 15:32

eu uso isso ja a algum tempo, acho q vi algo parecido na GMC, so q em ingles! ótimo tutorial!!

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Qualidade Re: Load Externo

Mensagem por rodrigo1434 em Qua 10 Set 2008, 20:59

brendan escreveu:Muito bom Rodrigo! Seus trabalhos são ótimos! cheers
Você havia feito dois tópicos iguais então eu corrigi, ok? ;)
Nossa vindo isso de vc eu me emociono Laughing
valeu

rodrigo1434

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Qualidade Re: Load Externo

Mensagem por Phillipe em Ter 21 Out 2008, 21:53

Aqui no meu eu tenho que colocar o endereço se não não aparece! =\ Aquilo tudo:C:\Arquivos de programas\Game_Maker7\etc. E tem outra,não tem como colocar tipo nesse aqui: global.bck_fundo=background_add('bck_fundo.bmp',0,0,0) no lugar de bck_fundo.bmp não tem como colocar aguement?Isso facilitaria muito para carregar as outras vcoisas se tiver muito.

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