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GM RPG - 3º Lição - Janelas Flutuantes estilo Ragnarok - 2º parte
5 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
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GM RPG - 3º Lição - Janelas Flutuantes estilo Ragnarok - 2º parte
Como dito na aula anterior, estarei explicando como funcionam os scripts usados e agora usaremos imagens ao invés de desenhar a janela com código, para dar um ar mais profissional a mesma.
Vamos por Script:
mouseover
janela
tela
LPress
textoJanela
janelaDraw
Na próxima validação, se a variável move está true significa que há movimento, e fazemos os cálculos como acima. Um detalhe aqui no qual eu já recebi críticas foi a redundância de se remover os valores X e Y da view durante o movimento e depois acrescentá-los novamente ao se desenhar a janela.
O motivo disso é muito simples. Ao se mudar a posição da view, durante o movimento do herói ou outro objeto ao qual ela esteja associada, O MENU DEVE DAR A IMPRESSÃO DE PARADO, OU SEJA, SUA POSIÇÃO X E Y IRÁ MUDAR DE ACORDO COM A X E Y DA VIEW.
E por final, chamamos o script janela, passando todos os parametros necessários que foram colhidos no nosso objeto.
Eu sei, parece bem complexo. Mas estude o código, você verá que é bem simples.
Agora vem a má notícia pra quem adorou esta aula: Para se usar as Imagens das Skins do ragnarok, nós só usaremos dois( 2 ) dos seis( 6 ) scripts acima. Porque? por um motivo bem simples: Como as imagens da Skin do ragnarok vem pré-montada, só criaremos dois sprites, um do menu fechado e outro aberto, e faremos a mudança entre eles. A desvantagem desse tipo de Menu é que para cada menu criado, você terá que ter 2 Sprites da janela.
Para o teste eu estarei usando esta Skin:
Vai ser bem simples. Antes de mais nada crie dois Sprites, adicione os sprites ae de cima e os chame de status_aberta e status_fechada. Agora crie um objeto e chame-o de objJanelaRag.
Adicione nele 3 eventos, um Create, um Alarm0 e um Draw.
Agora siga os scripts abaixo para cada um:
Create
Coloque o objeto na room e rode.
Bem mas simples com certeza. A vantagem do uso de imagens padronizadas como as Skins do Ragnarok, é que podemos criar um sistema de Skins para o nosso game, bastando criar um script que valida um determinado valor de diretório e Lê as respectivas imagens no mesmo.
Para desenhar valores dentro da mesma agora, está bem fácil, mas lembre de mudar a cor da fonte e o tamanho.
Por hoje é só. Na próxima lição, e com certeza por enquanto a ultima de GM RPG, falaremos sobre atributos do herói.
Até lá.
Vamos por Script:
mouseover
- Código:
x1 = argument0 //posição x inicial
x2 = argument1 //posição x final
x3 = argument2 //posição y inicial
x4 = argument3 //posição y final
if mouse_x >= x1 && mouse_x <= x2 && mouse_y >= x3 && mouse_y <= x4{return true;}
else{return false;}
janela
- Código:
x1 = argument0;
x2 = argument1;
x3 = argument2;
x4 = argument3;
cor = argument4;
aberta = argument5;
txtAberta = argument6;
txtFechada = argument7;
tela(x1,x2,x3,17,cor);
if aberta {
textoJanela(x1,x2,txtAberta);
tela(x1,x2+16,x3,x4+16,cor);
}
else {
textoJanela(x1,x2,txtFechada);
tela(x1,x2+16,x3,17,cor);
}
tela
- Código:
x1 = argument0
x2 = argument1
x3 = argument2
x4 = argument3
cor = argument4
if cor == 0 then cor = c_white;
//Desenha o fundo
draw_set_color(make_color_rgb(74,74,132))
draw_set_alpha(0.7)
draw_rectangle(x1,x2,x1 + x3,x2 + x4,false)
draw_set_color(cor)
draw_set_alpha(1)
//desenha as bordas
draw_rectangle(x1,x2,x1 + x3,x2 + x4,true)
draw_rectangle(x1 + 1,x2 + 1,x1 + (x3 - 1),x2 + (x4 - 1),true)
return true;
LPress
- Código:
if move == false{
move = true;
d_x = x - mouse_x;
d_y = y - mouse_y;
}
timer += 1
alarm[0] = 20
if timer > 1{
if opened == true{
opened = false;
timer = 0;
break;
}
else{
opened = true;
timer = 0;
break;
}
}
- O Duplo Clique
- Saber se a janela está se movendo e gravar os valores X e Y da posição do mouse.
textoJanela
- Código:
draw_set_color(c_white);
draw_set_font(menubarra);
draw_text(argument0+5,argument1+1,argument2);
janelaDraw
- Código:
if mouseover(x,x+largura,y,y+15){
if mouse_check_button_pressed(mb_left){
LPress();}
}
if mouse_check_button_released(mb_left){
move = false;}
if move = true{
valor_x = abs(view_xview - (mouse_x + d_x));
valor_y = abs(view_yview - (mouse_y + d_y));
}
x = view_xview + valor_x;
y = view_yview + valor_y;
janela(x,y,largura,altura,cor,opened,argument0,argument1);
Na próxima validação, se a variável move está true significa que há movimento, e fazemos os cálculos como acima. Um detalhe aqui no qual eu já recebi críticas foi a redundância de se remover os valores X e Y da view durante o movimento e depois acrescentá-los novamente ao se desenhar a janela.
O motivo disso é muito simples. Ao se mudar a posição da view, durante o movimento do herói ou outro objeto ao qual ela esteja associada, O MENU DEVE DAR A IMPRESSÃO DE PARADO, OU SEJA, SUA POSIÇÃO X E Y IRÁ MUDAR DE ACORDO COM A X E Y DA VIEW.
E por final, chamamos o script janela, passando todos os parametros necessários que foram colhidos no nosso objeto.
Eu sei, parece bem complexo. Mas estude o código, você verá que é bem simples.
Agora vem a má notícia pra quem adorou esta aula: Para se usar as Imagens das Skins do ragnarok, nós só usaremos dois( 2 ) dos seis( 6 ) scripts acima. Porque? por um motivo bem simples: Como as imagens da Skin do ragnarok vem pré-montada, só criaremos dois sprites, um do menu fechado e outro aberto, e faremos a mudança entre eles. A desvantagem desse tipo de Menu é que para cada menu criado, você terá que ter 2 Sprites da janela.
Para o teste eu estarei usando esta Skin:
Vai ser bem simples. Antes de mais nada crie dois Sprites, adicione os sprites ae de cima e os chame de status_aberta e status_fechada. Agora crie um objeto e chame-o de objJanelaRag.
Adicione nele 3 eventos, um Create, um Alarm0 e um Draw.
Agora siga os scripts abaixo para cada um:
Create
- Código:
opened = false;
timer = 0;
move = false
d_x = 0;
d_y = 0;
valor_x = 0;
valor_y = 0;
- Código:
timer = 0;
- Código:
if mouseover(x,x+280,y,y+15){
if mouse_check_button_pressed(mb_left){
LPress();}
}
if mouse_check_button_released(mb_left){
move = false;}
if move = true{
valor_x = abs(view_xview - (mouse_x + d_x));
valor_y = abs(view_yview - (mouse_y + d_y));
}
x = view_xview + valor_x;
y = view_yview + valor_y;
if opened {
draw_sprite(status_aberta,0,x,y);
}
else {
draw_sprite(status_fechada,0,x,y);
}
Coloque o objeto na room e rode.
Bem mas simples com certeza. A vantagem do uso de imagens padronizadas como as Skins do Ragnarok, é que podemos criar um sistema de Skins para o nosso game, bastando criar um script que valida um determinado valor de diretório e Lê as respectivas imagens no mesmo.
Para desenhar valores dentro da mesma agora, está bem fácil, mas lembre de mudar a cor da fonte e o tamanho.
Por hoje é só. Na próxima lição, e com certeza por enquanto a ultima de GM RPG, falaremos sobre atributos do herói.
Até lá.
Re: GM RPG - 3º Lição - Janelas Flutuantes estilo Ragnarok - 2º parte
Poxa mto bom... Tudo tah bem explicadinho... Ainda não tow com tempo de testar mas parece ser ótimo, vai ajudar bastante!
Flw vlw pelo tuto
Flw vlw pelo tuto
Dancity- Games Ranking :
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Data de inscrição : 11/01/2009
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Re: GM RPG - 3º Lição - Janelas Flutuantes estilo Ragnarok - 2º parte
Enquanto a JRPG tá desativada to vendo seus tutoriais por aqui, e esse ai impressionou mesmo o.O
Tudo bem explicado, vai me ajudar muito!
Ainda descobri a função mouse over, tava precisando dela pra outro script
Vlw!
Tudo bem explicado, vai me ajudar muito!
Ainda descobri a função mouse over, tava precisando dela pra outro script
Vlw!
Lucilon- Data de inscrição : 22/02/2009
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Re: GM RPG - 3º Lição - Janelas Flutuantes estilo Ragnarok - 2º parte
eu queria saber aonde vai ficar os malse over , janela , tela ,Lpress , textojanela , janela draw se num flo onde iria ficar isso nem nesse e nem no otro topico
tavares199551- Data de inscrição : 07/02/2010
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x 0 x 0 x 0
Re: GM RPG - 3º Lição - Janelas Flutuantes estilo Ragnarok - 2º parte
tavares199551 escreveu:eu queria saber aonde vai ficar os malse over , janela , tela ,Lpress , textojanela , janela draw se num flo onde iria ficar isso nem nesse e nem no otro topico
isso são scripts que ele está chamando em outros scripts e no Draw xD
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