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[RESOLVIDO]movimento de personagem
5 participantes
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[RESOLVIDO]movimento de personagem
como fazer para quando apertar direita, aparecer o sprite do personagem andando à direita e esquerda aparecer o sprite do personagem andando à esquerda?
(em código)...
Mas quando soltar o botão de direção, ele pára virado para o lado apertado...
(tipo mário)
(em código)...
Mas quando soltar o botão de direção, ele pára virado para o lado apertado...
(tipo mário)
Última edição por GuiEdu em Qua 23 Jun 2010, 22:39, editado 1 vez(es)
GuiEdu- Data de inscrição : 04/06/2010
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Re: [RESOLVIDO]movimento de personagem
siga o exemplo:
create:
char = sprite_parado
evento step:
if keyboard_check_pressed(vk_right)
{
char = spr_direita
}
evento draw:
draw_sprite(char,-1,x,y)
create:
char = sprite_parado
evento step:
if keyboard_check_pressed(vk_right)
{
char = spr_direita
}
evento draw:
draw_sprite(char,-1,x,y)
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Re: [RESOLVIDO]movimento de personagem
é mais facil usar sprite_index ...
[no step]
[no step]
- Código:
if keyboard_check_pressed(vk_right)
{
sprite_index = spr_direita
}
Re: [RESOLVIDO]movimento de personagem
Ou senão, use uma sprite virada para a DIREITA e use isso
Se quiser que ele fique parado para frente:
- Código:
if (keyboard_check(vk_right) == true) {
image_xscale = 1
hspeed = 5
}
if (keyboard_check(vk_left) == true) {
image_xscale = -1
hspeed = -5
}
Se quiser que ele fique parado para frente:
- Código:
if (keyboard_check(vk_right) == true) {
image_xscale = 1
hspeed = 5
}
if (keyboard_check(vk_left) == true) {
image_xscale = -1
hspeed = -5
}
if (keyboard_check_released(vk_left)) && (keyboard_check_released(vk_right))
{
sprite_index = parado
hspeed = 0
}
Re: [RESOLVIDO]movimento de personagem
Complementando o que o Isaias falou.
O código dele faz você andar mas acho que ando voce para de precionar o botão para direita ele nem sempre volta pro lado correto.
Para isso temos que usar um váriavel que vai controlar a direção. Coloque no CREATE:
Agora no STEP coloca:
Retomando... O código quer dizer: Se o botão pra direta estiver pressionado a sprite do objeto vai ser dele andando para direita e a váriavel dir vai ser igual direita.
Faça isso com as outras direções, substituindo a tecla entre parenteses pela tecla correspondente, a sprite dele se movendo na direção desejada e trocar direita pela direção desejada.
Adicione um evento Animatio End (Add Event > Other). Esse evento é ativado quando a animação de um sprite termina. Nele coloque:
O código dele faz você andar mas acho que ando voce para de precionar o botão para direita ele nem sempre volta pro lado correto.
Para isso temos que usar um váriavel que vai controlar a direção. Coloque no CREATE:
- Código:
dir=direita
- Código:
dir=esquerda
Agora no STEP coloca:
- Código:
if keyboard_check_pressed(vk_right)
{
sprite_index = spr_direita
dir=direita
}
Retomando... O código quer dizer: Se o botão pra direta estiver pressionado a sprite do objeto vai ser dele andando para direita e a váriavel dir vai ser igual direita.
Faça isso com as outras direções, substituindo a tecla entre parenteses pela tecla correspondente, a sprite dele se movendo na direção desejada e trocar direita pela direção desejada.
Adicione um evento Animatio End (Add Event > Other). Esse evento é ativado quando a animação de um sprite termina. Nele coloque:
- Código:
if dir=direita {sprite_index=spr_paradodireita}
if dir=esquerda {sprite_index=spr_paradoesquerda}
victor_aco- Data de inscrição : 25/03/2010
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Re: [RESOLVIDO]movimento de personagem
Quanto menos sprite o jogo tiver, mais leve e melhor fica... Imagine spr_direita
image_xscale = 1
(quando aperta direita)
image_xscale = -1
(quando aperta esquerda)
image_xscale = 1
(quando aperta direita)
image_xscale = -1
(quando aperta esquerda)
Re: [RESOLVIDO]movimento de personagem
valew galera
Por favor, podem trancar o tópico
Por favor, podem trancar o tópico
GuiEdu- Data de inscrição : 04/06/2010
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