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[tutorial basico] Criando um jogo RPG

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Mensagem por Isaque Onix Qua 13 Mar 2013, 12:26

[tutorial basico] Criando um jogo RPG Semttuloadw
Sprite do player e do enemy
[tutorial basico] Criando um jogo RPG Charstrip4
crie 3 sprites 16x16 de cores diferentes para esse tutorial: sprEnemy(A cima), sprPlayer(A cima) e sprSolido.
Scripts:

nokey:
Parte 1: Movimento de Player
antes de tudo, crie seu obj_player.
um ótimo sistema que eu uso é de checar se o objeto está posicionado a grid antes de sair do lugar, é muito eficiente e ajuda na hora das colisões.
coloque o seguinte codigo no step do player:
Spoiler:
Simples não?
Oque o codigo faz??
1: ele checa, se nenhuma tecla é precionada e o player não esta posicionado em 16x16 ele continua andando, do contrario, ele para de andar.
2: se alguma tecla foi precionada, o player anda.
3: se o player está posicionado em 16x16:
se a ceta para a esquerda(vk_left) for precionada, a direção será 180 e a imagem será 2.
se a ceta para a baixo(vk_down) for precionada, a direção será 270 e a imagem será 2.
se a ceta para a direita(vk_right) for precionada, a direção será 0 e a imagem será 2.
se a ceta para cima(vk_up) for precionada, a direção será 90 e a imagem será 2.

crie o objeto obj_solido, e marque solid.
agora voltando ao player, coloque no evento colisão com obj_solid coloque o seguinte:
Spoiler:
Parte 2: Movimento de Inimigo
esse é mais trabalhado, pois tem que faze-lo checar se o espaço está aberto para faze-lo seguir.
coloque o seguinte codigo no step do inimigo:

Spoiler:

basicamente ele faz a checagem de distancia do player em 64, se maior ele vai por direções, EX: se ele está para a direita e colide com uma parede(solido) ele escolhe entre esquerda, pra cima e pra baixo e assim vai..
se menor que 64 ele faz a checagem de se o player está a direita, esquerda, cima ou baixo, e execulta uma direção relativa a posição player EX: se o player estiver a cima dele, a direção vai ser 90.

e por ultimo, o basico do basico, ele checa a direção e execulta uma imagem referente a ela.
isso é tudo, credito: eu mesmo (isaque) ou Onix Entretenimento.

qualquer duvida/erro posta aí que vou fazer o maximo para te ajudar Rolling Eyes
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[tutorial basico] Criando um jogo RPG Empty Re: [tutorial basico] Criando um jogo RPG

Mensagem por PlayExdi Seg 15 Abr 2013, 12:22

Muito bem explicado to começando a aprender os codigos de programação agradeço cheers
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Mensagem por Isaque Onix Seg 15 Abr 2013, 12:48

hehe precisando de qualquer ajuda posta ae, estamos ai para ajudar!!!
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Mensagem por FelipeSSama Ter 30 Abr 2013, 14:57

como eu faço pra usar A,S,W,D ao invez de up,down,left,right ?
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Mensagem por Zero. Ter 30 Abr 2013, 15:36

Use ord('Letra') , é com o ' msm
tipo no lugar de keyboard_check(vk_right) , vou substituir pela letra "D". Então ficaria keyboard_check(ord('D')).

Isso serve pra todas as letra ;D
Zero.
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Mensagem por Isaque Onix Ter 30 Abr 2013, 15:53

ord('LETRA AQUI')
[edit]
resposta rapida em Flyaway hehe
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Mensagem por rickelme.dias Qua 01 maio 2013, 18:25

Muito booom seu tutorial,perfeito, entendi tudo Very Happy vlw Very Happy
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Mensagem por Isaque Onix Qua 01 maio 2013, 18:39

flw, bom ver que meu tuto ta ajudando alguem ;) precisando...
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Mensagem por ~Cy Qua 01 maio 2013, 18:53

Muito simples e fácil de aprender . Já estou até usando em meu projeto de rpg -sqn u.u
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Mensagem por Isaque Onix Sex 24 maio 2013, 15:15

~Cy escreveu:Muito simples e fácil de aprender . Já estou até usando em meu projeto de rpg -sqn u.u

isso aí vai de vc, não posso obriga-lo a usar e nem impedi-lo
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