Room Disnivelada

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Room Disnivelada

Mensagem por FMP em Qui 03 Jun 2010, 03:54

Olá, pessoal.
Parece ser uma pergunta simples, vcs podem me zuar, mas eu não consegui axar nada igual a isso no GM8, eu não devo ter encontrado.
É simples: Quero que a room em questão não seja linear.
Digamos que queira por uma "descida" na extremidade de uma room que tenha 1280x1024. Quero poder "colar" essa descida(ou qualquer outro desnível) logo na extremidade da room com as dimensões dadas. Tentei por a descida sendo outra room, só que com "intersection kind" igual a nada, assim não teria o efeito de estar passando de um room para a outra. Mas msm assim dá para "sentir" que está passando de uma room para a outra. Se eu deixar assim como projeto final parece um trabalho mau feito...
Alguém pode me ajudar? ( Foi mal pelo livro que escrevi :p)

FMP

Número de Mensagens : 24
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0

Re: Room Disnivelada

Mensagem por Denis Lemos em Qui 03 Jun 2010, 14:38

Por que tem que ser a room com o desnivel ? Coloca os tiles com o desnível,e faz o chão com rampas que tenham a inclinação que você quer !

Mas dependendo de como é o jogo, se o jogo não possui views, por exemplo se aparece a room toda na tela, teria um geito bem porco de se fazer isso :

Nas configurações da room, na aba "views", selecione a "view_0", marque as opições "Enable the use of Views" e "Visible when room starts", e onde se configura o tamanho da view, deixe o mesmo tamanho da room !

Agora no STEP ou CREATE de algum objeto que esteja na room que vai ser inclinada coloque o seguinte código:
Código:
view_angle[0]=-30
Regule o valor de acordo com o ângulo de inclinação, mas lembrando, os eixos "X e Y" dos objetos, giram também, por exemplo se estiver programado para o player ir para esquerda se apertar "left", com a o ângulo da view alterada, ele vai ir para uma direção de acordo com o ângulo da view !
Por isso, recomendo a primeira opição, de fazer o chão inclinado com tiles para dar a impressão de inclinação, e usar rampas para as colisões com o chão !!!

Denis Lemos

Número de Mensagens : 938
Reputação : 1
Prêmios
   :
   :
   :

Mensagem por FMP em Qui 03 Jun 2010, 16:59

O jogo possui uma view que segue o personagem principal e não é uma única room, muito pelo contrário...
Axo que eu não expliquei direito. Quero dizer como se o personagem estivesse andando numa reta(plano x) e entrasse logo em seguida em um túnel a direita, em uma parte qualquer da room. Esse túnel teria uma enclinação de 330°. Igual a série metroid. Eu sei um jeito de fazer isso. É só considerar todo o meu plano x e o meu desnível como sendo uma room só, e montar as telhas de acordo com o que eu quero. Gostária de saber se existe um jeito mais fácil de fazer isso. OK?
Valeu pela ajuda, Daniel! Não sabia desse pulo do gato aí O.o

FMP

Número de Mensagens : 24
Reputação : 0
Prêmios

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 02:04

Conteúdo patrocinado