GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


[Resolvido] Controlador....

2 participantes

Ir para baixo

[Resolvido] Controlador.... Empty [Resolvido] Controlador....

Mensagem por edsondiamantino Ter 01 Jun 2010, 04:27

É o seguinte...

estou fazendo um jogo industrial...

onde eu tenho um painel de controle (temperatura, pressão, vazão etc.)

Blz... meu primeiro passo foi montar os controladores, só que estou com um problema.

Ex: para aumentar a temperatura eu tenho que ficar pressionando ou simplesmente ter apertado up... ok
ai para mudar o sprite usei o seguinte codigo

if keyboard_check(vk_up){
sprite_index = tem_2
}

ou seja muda do sprite tem_1 para o tem_2

agora como faço para quando eu ainda estiver com up pressionado esses sprites irem mudando para tem_3, tem_4 ...
e assim por diante... o mesmo para reduzir...

valeu

me ajudem

ai esta o link : http://sites.google.com/site/edsondiamantino/arquivos/destila%C3%A7ao.gmk?attredirects=0&d=1


lá está index_sprite mas eu concertei o certo é srpite_index só que a dúvida continua..

Editado por CyraxX: Evite posts Triplos, Sou vou te alertar agora, mais preste mais atenção na proxima, Use o botão 'edit' para editar sua mensagem.
edsondiamantino
edsondiamantino

Data de inscrição : 31/05/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 17
Prêmios : [Resolvido] Controlador.... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Controlador.... Empty Re: [Resolvido] Controlador....

Mensagem por Cainã Ter 01 Jun 2010, 10:15

Faz assim:

CREATE:

Código:
{

SpritesMax := 5 ;  //Número máximo de Sprites.

SpriteAtual := 1 ;

}

STEP:

Código:
{

if (keyboard_check(vk_up)) {

if (SpriteAtual < SpritesMax) {

SpriteAtual += 1 ;

}

}

if (keyboard_check(vk_down)) {

if (SpriteAtual > 1) {

SpriteAtual -= 1 ;

}

}

execute_string("sprite_index = tem_" + string(SpriteAtual)) ;

}

Dá para fazer por arrays tambem, se quiser eu explico.
Cainã
Cainã

Data de inscrição : 07/03/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 1335
Prêmios : [Resolvido] Controlador.... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://cai.na.tl/

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Controlador.... Empty Re: [Resolvido] Controlador....

Mensagem por edsondiamantino Ter 01 Jun 2010, 10:55

Deu certin.... ficou muito bom só que estou achando que os números estão passando muito rápido.

eu sou novo neste ramo mais acredito que eu teria que colocar um alarm para poder demorar um pouquinho de mudar o sprite certo?

so for, como faço isso?
edsondiamantino
edsondiamantino

Data de inscrição : 31/05/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 17
Prêmios : [Resolvido] Controlador.... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Controlador.... Empty Re: [Resolvido] Controlador....

Mensagem por Cainã Ter 01 Jun 2010, 12:59

Não sei se é o que você procura mas tenta substituir todos os keyboard_check por keyboard_check_released. Se não for eu te explico como fazer com Alarm.
Cainã
Cainã

Data de inscrição : 07/03/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 1335
Prêmios : [Resolvido] Controlador.... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://cai.na.tl/

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Controlador.... Empty Re: [Resolvido] Controlador....

Mensagem por edsondiamantino Ter 01 Jun 2010, 13:05

bem... pode ser, ficou bom...

só que na verdade eu queria que se eu ficasse apertado ela mudasse de um pro outro só que com uma velocidade um pouco menor...
edsondiamantino
edsondiamantino

Data de inscrição : 31/05/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 17
Prêmios : [Resolvido] Controlador.... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Controlador.... Empty Re: [Resolvido] Controlador....

Mensagem por Cainã Ter 01 Jun 2010, 13:15

Então faz assim:

CREATE:

Código:
{

SpritesMax := 5 ;  //Número máximo de Sprites.

SpriteAtual := 1 ;

Can := true ;

}

STEP:

Código:
{

if (keyboard_check(vk_up)) {

if (SpriteAtual < SpritesMax) {

if (Can = true) {

Can := false ;

SpriteAtual += 1 ;

alarm[0] = 0.5 * room_speed ;  //Em segundos o tempo.

}

}

}

if (keyboard_check(vk_down)) {

if (SpriteAtual > 1) {

if (Can = true) {

Can := false ;

SpriteAtual -= 1 ;

alarm[0] := 0.5 * room_speed ;  //Em segundos o tempo.

}

}

}

}

ALARM 0:

Código:
{

execute_string("sprite_index = tem_" + string(SpriteAtual)) ;

Can := true ;

}

Fiz de cabeça, se não funcionar me avisa.
Cainã
Cainã

Data de inscrição : 07/03/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 1335
Prêmios : [Resolvido] Controlador.... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://cai.na.tl/

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Controlador.... Empty Re: [Resolvido] Controlador....

Mensagem por edsondiamantino Ter 01 Jun 2010, 13:21

Cara é isso mesmo.... me ajudou muito.... se não for abusar muito depois tem como vc me explicar o que vc fez..

Valeuuuuuuuu Very Happy
edsondiamantino
edsondiamantino

Data de inscrição : 31/05/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 17
Prêmios : [Resolvido] Controlador.... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Controlador.... Empty Re: [Resolvido] Controlador....

Mensagem por Cainã Ter 01 Jun 2010, 13:30

edsondiamantino escreveu:Cara é isso mesmo.... me ajudou muito.... se não for abusar muito depois tem como vc me explicar o que vc fez..

Valeuuuuuuuu Very Happy

É bem simples, no Create eu criei as variáveis que armazenam a quantidade de imagens, a imagem atual e a "possibilidade" de mudar de imagem.

No Step eu verifiquei qual das teclas é pressionada, você pode ver que os códigos para cada tecla são bem parecidos, apenas invertidos. Após isso eu verifiquei se a imagem atual é a ultima ou a primeira, se for, ele fica do jeito que está se não ele adiciona ou remove 1 à variável da Sprite atual. Depois eu defini a variável Can como falsa para que não fosse possível a variável da Sprite atual ser modificada. Em seguida eu defino o alarme para que a imagem finalmente seja mudada.

No Alarm 0 eu defino a variável Can como verdadeira para que a tecla faça efeito novamente e mudo a Sprite.

Sei que ficou um pouco confuso mas não sou muito bom em explicações. Falou!
Cainã
Cainã

Data de inscrição : 07/03/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 1335
Prêmios : [Resolvido] Controlador.... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://cai.na.tl/

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Controlador.... Empty Re: [Resolvido] Controlador....

Mensagem por edsondiamantino Ter 01 Jun 2010, 13:42

valeuuu......
edsondiamantino
edsondiamantino

Data de inscrição : 31/05/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 17
Prêmios : [Resolvido] Controlador.... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Controlador.... Empty Re: [Resolvido] Controlador....

Mensagem por Cainã Ter 01 Jun 2010, 13:43

PROBLEMA RESOLVIDO

TÓPICO TRANCADO
Cainã
Cainã

Data de inscrição : 07/03/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 1335
Prêmios : [Resolvido] Controlador.... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://cai.na.tl/

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Controlador.... Empty Re: [Resolvido] Controlador....

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos