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Willy

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Ajuda com movimeno (acel./desacel.) e colisões precisas

em Dom 07 Set 2008, 17:34
Fala galera, blz!

Estou tentando desenvolver um sistema legal para games de plataforma, baseado no movimento dos games clássicos de Super Mário...

...desde que comecei a mexer no GM (algo em torno de 1 ano) venho insistindo neste aprendizado para poder ter melhores condições de criar um game "original";


O problema básico está na movimentação mesmo... aquela com "aceleração/desaceleração", derrapagem ao parar bruscamente (skid), etc... e um código mais preciso para a colisão...

...como seria complicado e extenso postar a maneira que programei achei melhor disponibilizar aqui o arquivo (GM 6.1 registrado):

4shared.com/file/62099632/b1bcf97d/Super_Mario_project__test_.html

...é apenas uma Room teste, o personagem com a movimentação básica e o bloco de colisão. (há um evento draw com uma string apenas para checar visualmente os efeitos dos valores de aceleração/etc)


Se alguém aí puder dar uma olhada para apontar erros, sugerir melhorias, outras formas de programar uma determinada ação, enfim, eu agradeceria muito tongue

...os demais "elementos" de um game neste estilo eu já estou conseguindo desenvolver sem maiores problemas!



vlw à todos!

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Re: Ajuda com movimeno (acel./desacel.) e colisões precisas

em Dom 07 Set 2008, 18:38
vou tenta fazer algo mas se eu nao conseguir nao irei postar mas entra nesse site e procura
umas engines de plataforma pq deve ter algo nesse estilo
site: www.64digits.com

flww
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Re: Ajuda com movimeno (acel./desacel.) e colisões precisas

em Dom 07 Set 2008, 19:39
Vlw rogerio... eu já havia pesquisado anteriormente neste portal (e em diversos outros portais semelhantes XD) mas até o momento não encontrei algo que "se encaixe" muito bem nisto que estou tentando fazer;

flw

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Re: Ajuda com movimeno (acel./desacel.) e colisões precisas

em Dom 07 Set 2008, 19:42
enquanto eu tento fazer uma engine vc ppode procurar na quele site por engines do sonic flw
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Re: Ajuda com movimeno (acel./desacel.) e colisões precisas

em Dom 07 Set 2008, 19:53
Vlw novamente rogerio... eu já pesquisei engines/exemplos/tutoriais de todo tipo de game que possa ter movimentos/colisões/etc. como eu estou tentando fazer...

...alguns ajudaram, outros não, mas o problema maior (eu acredito) seja a forma/estilo diferenciado com que cada pessoa programa, o que as vezes dificulta pois seria necessário editar uma grande parte dos códigos em geral só para mudar o esquema em que uma determinada ação foi feita!

Bom, eu continuo sim procurando mas penso que possa ser mais fácil com a ajuda de algum maker mais experiente que me auxilie com algo mais "compatível" com o estilo que eu faço ;D

vlw mesmo pela colaboração!

t+
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Re: Ajuda com movimeno (acel./desacel.) e colisões precisas

em Dom 07 Set 2008, 19:57
entaum ta mas aquele link que vc colocou la em cima e da engine ou do exe??? pq eu num consegui baixar flw
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Re: Ajuda com movimeno (acel./desacel.) e colisões precisas

em Dom 07 Set 2008, 20:08
Vc não conseguiu baixar???... não sei velho, acabo de checar e está OK... inclusive o contador indica 5 downloads (eu só disponibilizei pra isso mesmo, quem baixou usou este link XD)

Bom, de qq forma vou postar aqui um outro link (zSHARE) pra vc tentar baixar novamente:

http://www.zshare.net/download/1837065401ee9c49/

flw
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Re: Ajuda com movimeno (acel./desacel.) e colisões precisas

em Seg 08 Set 2008, 12:36
Acho que tudo que você precisa está aqui...

Sonic Time Attack (Open Source) by Kin
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Re: Ajuda com movimeno (acel./desacel.) e colisões precisas

em Seg 08 Set 2008, 12:56
Opa vlw aí pela força KinKing!

Eu observei como vc usou o friction e o hspeed (de uma forma simples e objetiva Very Happy) para o sistema de aceleração/derrapagem/etc, ficou muito bom o resultado... vou fazer uma experiência e tentar adaptar a idéia pra ver se consigo uma movimentação de qualidade no game ;D

...independente do resultado eu já adianto que lhe darei os devidos créditos, pois ainda que eu não use a engine "em sí" a idéia geral foi bastante válida;

flw

t+


EDIT:

@ADM/Moderadores: Podem fechar o tópico pois o ass está resolvido por hora;

Meus agradecimentos ao usuário KinKing que me indicou a engine dele para estudo e tmb tirou algumas dúvidas pelo MSN Very Happy

t+
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