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Aula 1 - Iniciando as Aulas Com Kevin

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Aula 1 - Iniciando as Aulas Com Kevin Empty Aula 1 - Iniciando as Aulas Com Kevin

Mensagem por Kevin Seg 31 maio 2010, 16:13

Iniciação das Aulas

Olá Turma Very Happy... Vamos Começar Com As Nossas Aulas de GM :C:

Bem... é Extremamente Importante que Você Tenha Bastante Atenção Nas Aulas... Então Nada de Preguiça e Vamos Ler Bastante Aula 1 - Iniciando as Aulas Com Kevin 31640

Avisem A Todos do Fórum que o Kevin Finalmente Vai Começar Suas Aulas Aula 1 - Iniciando as Aulas Com Kevin 975349

Então Começa Agora...


Mais Sobre a Aula:

Nível de dificuldade: iniciante.
Requerimentos:
Versão do GM: 6, 7 ou 8 - Pro ou Lite - testado inicialmente no GM 8 PRO

Inicializando Aula 1 - Iniciando as Aulas Com Kevin 529873

Bem Para Iniciarmos... Darei um Esclarecimento... formado

Tentarei Não Usar Códigos do GM PRO
As Aulas Vão Ser Baseadas com os Códigos do GM8
Se Caso For Utilizado Recurso do GM PRO... Irei abrir um Tópico OFF Aula para que eu ensine um Jeito de "Camuflar" esse sistema do PRO para a Lite
Erros de Ortografia... Achará Bastante yes
entre Outras Coisas que Pesso que Possam Ser Compreencivos Comigo abraço


Inicializando em GML


Quando Nós Não Sabemos Linguagem De Programação (De Nenhum Tipo) Achamos que é Coisa de Outro Mundo.

Aqui Ensinarei Que Não é Bem Assim, GML ou Outro Tipo de Linguagem é Fácil, é só apenas Interpretar e Estudar um Pouco study

Existem Vários Métodos em GML que Pode-se Fazer Uma Ação, Nem Sempre Parecida Mais Identica, Depende de Como Vai Querer Fazer Fácil ou Difícil


A Inicialização Aqui Faremos com uma Pratica de GML

Então Tá... Irei Colocar um Código e Algumas Funções Para que Você Possa Testar em Um Novo Game Para ver se Você Conseguiu ou Não

Iremos Usar o Evento STEP:

Código:
if keyboard_check(vk_left){hspeed=-1}

Agora Vamos Analizar esse Código...

Se Quiser Pode Adicionar em Seu Jogo Para Poder Ver o Resultado (Coloque uma Sprite no Objeto que Colocar esse Código)

Coloque na fase e de PLAY, No Jogo Aperte para a Esquerda e Veja!!! ressaca
Ele Se Moveu Para a Esquerda... Mais Porque?? Por causa do Código GML!!!

Vamos Estudar Mais Ele lendo jornal

Olhando o Código Vemos que Nele há Uma Verificação (if) da Ação (keyboard_check(vk_left)) e a ação (hspeed=-1)

Mais Oq Cada Coisa quer Dizer???? nervoso

Bem é simples e eficaz cada palavra que esta nesse código

Veremos por parte...

a Verificação no Caso é o if, Pode Se Traduzir o if Como Se
então ele faz o seguinte...

Se Por Caso...

Um Exemplo para isso da nossa vida:

Se Por Acaso Eu Me Jogar na Frente de um Ônibus eu sou atropelado


Para a Verificação Acontecer Temos que Mostrar oq Vai Acontecer, Então Colocamos uma Ação, que No Caso do Nosso Script é keyboard_check(vk_left), Pode Ser Traduzido Como Botão do Teclado Esquerdo

Um Exemplo para isso da nossa vida:

Se Por Acaso Eu Me Jogar na Frente de um Ônibus eu sou atropelado


Para Acontecer uma Ação Precisamos Definir de Onte Até Onde Acontece à Ação... Então Usamos os Colchetes Abre { Fecha }...

E Para Acontecer uma Ação Temos que Chamar Essa Ação, No Caso do Nosso Script é o hspeed=-1, Ele Pode Ser Traduzido Como Velocidade Horizontal

Como Você que é um Bom Estudante Sabe Que as Linhas Imaginárias da Matemática São:

Para Trás do 0 são Números Negativos e Para frente do 0 Números Positivos, Assim é Definido o -1, para poder ir à esquerda

então indicarei isso na frase:

Se Por Acaso Eu Me Jogar na Frente de um Ônibus eu sou atropelado

O eu Sou Atropelado é uma Ação (Consequência) do que fiz... ou seja...

Se Eu Pulei na Frente Do ônibus... Fui atropelado


Então Vamos Colocar o Nosso Código em Português

Se Caso Botão do Teclado Esquerdo Velocidade Horizontal = -1

Assim Fica Estranho Neh???

Então Traduzirei de uma Forma Mais Compreenssivel

Se Caso O Botão do Teclado Esquerdo For Acionado A Velocidade Horizontal Do Objeto Será de -1

Bem Agora Intendeu Neh??? +ou-?

então continuaremos...

Bem... Você Aprendeu Ja então que o IF Verifica Uma Ação e o que esta entre os Colchetes é a ação... isso já é um começo

Agora Você Já Sabe Verificar Quando For Precionado Tal Botão neh?

vk_left
vk_right
vk_up
vk_down


Esses São os Direcionais do Teclado

Então Agora Dou Uma Missão à Você Aula 1 - Iniciando as Aulas Com Kevin 838487

Com a Base Do Código que Lhe dei à Cima, Faça um Código que o Personagem Vá Para a Direita Apertando a Seta do Teclado para a Direita

if keyboard_check(vk_left){hspeed=-1}

Lembrando que o vk_left do código é a seta da esquerda do teclado, você o substituirá por um desses:

vk_left
vk_right
vk_up
vk_down


E Lembrando que o Hspeed é Velocidade Horizontal... e lembre daquela "regua" imaginária, do lado esquerdo do 0 são números negativos, do lado direito do 0 são números positivos

OU SEJA:

___________________________
-5 -4 -3 -2 -1 [0] +1 +2 +3 +4 +5


Olhando Esse Gráfico Simples é Mais Fácil de se Compreender, quanto mais longe o número esta do 0 mais rápido o objeto se moverá, e dependendo do lado que o nº está... o objeto se moverá, EX:. -1 ele andará para a esquerda pois está no lado esquerdo do 0, já o +1 Fará ele ir à direita... por estar à direita do 0



PARTE 2


Como Assim Parte 2???

Bem... a parte 1 ensinei como fazer uma verificação de Ação em GML... agora continuaremos entoando nessa parte Very Happy

Conseguiu Fazer o Código??? Se Sim ou Se Já Sabe Fazer e Não Quis Muito Bem blz

Agora o Código Deve ter Ficado + ou - Assim:

Código:
if keyboard_check(vk_right){hspeed=+1}

OK Continuaremos Então, Iremos Juntar Agora os 2 Códigos... oq Expliquei e oq Você Fez:

Código:
if keyboard_check(vk_left){hspeed=-1}
if keyboard_check(vk_right){hspeed=+1}

Agora VEJA no Jogo Como Fica....

Agora se Move Para a Direita e Para a Esquerda Very Happy

então tá... vamos nos Aprofundar Mais Nos Códigos...

Deu Para Perceber que ele Anda Direto Sem Para Quando Você Despreciona a Direção

Então Ensinarei um Método, o metodo do NOT

Tem Dois Modos de Usar o NOT no script

1º é escrevendo o not
2º Colocando o ! Antes da "ação"

mais para que serve o Not???? soneca
ele serve para Dizer Não... Vamos Pegar Aquela Frase Lá do Inicio Traduzida para o Português do Nosso 1º Código..

Se Caso O Botão do Teclado Esquerdo For Acionado A Velocidade Horizontal Do Objeto Será de -1

Bem... Agora Vamos "Adicionar o NOT" na frase:

Se Caso O Botão do Teclado Esquerdo Não For Acionado A Velocidade Horizontal Do Objeto Será de -1

Mais Como Irei Adicionar Por Exemplo em um Código GML???

ASSIM:

Código:
if not keyboard_check(vk_left){hspeed=-1}

ou ASSIM:

Código:
if !keyboard_check(vk_left){hspeed=-1}

Mais daqui em Diante Usaremos o NOT ;)

Então Vamos Fazer um Código Para que o Objeto Não Fique Andando Sem Parar.. Faremos assim:

Código:
if keyboard_check(vk_left){hspeed=-1}
if keyboard_check(vk_right){hspeed=+1}
if not keyboard_check(vk_left) and not keyboard_check(vk_right){hspeed=0}

Adicionei ai o
Código:
if not keyboard_check(vk_left) and not keyboard_check(vk_right){hspeed=0}

Ai esta falando se caso eu não apertar a seta esquerda nem a seta direita a velocidade horizontal será de 0


Também Existe Uma Função Muito Usada.... o ELSE, ele Verifica o Oposto do IF...

EX:.

Código:
if keyboard_check(vk_up){vspeed=-1}else{vspeed=+1}

Traduzindo:

Se Caso o Botão Para Cima Estiver Ativo o Objeto Ficará com a Velocidade Vertical com -1... do CONTRÁRIO (else) ele ficará com a velocidade vertical +1

o ELSE serve para vereficar o Contrário... Muito Eficiente... e o Vspeed é para mover o Personagem (Objeto) para cima ou para baixo... lembrando que o:

à cima do 0 é negativo
e à baixo do 0 é positivo

OU SEJA:

-5
-4
-3
-2
-1
0
+1
+2
+3
+4
+5


Olhando Esse Gráfico Simples é Mais Fácil de se Compreender, quanto mais longe o número esta do 0 mais rápido o objeto se moverá, e dependendo do lado que o nº está... o objeto se moverá, EX:. -1 ele andará para cima pois está à cima do 0, já o +1 Fará ele ir para baixo... por estar à baixo do 0






Bem Acho que Já Chega Esta Aula Não??? sonolento


Aqui Terão Pequenos Exercícios que Lhe Ajudaram na Aprendizagem do GML soneca






EXERCÍCIOS formado


- Brinque um Pouco com o IF o ELSE Usando a Verificação do keyboard_check e os botões vk_left, vk_right, vk_up, vk_down

- Tente Fazer um Sistema que o Objeto Vá para 4 ou 8 Direções

- Depois De Ter Feito o Exercício à cima... tente fazer um sistema que ele pare quando soltar um dos 4 botões... sem interferir com o outro botão precionado (EX:. to apertando o para cima e para direita... estou indo em diagonal (em 45º)... ae quando eu soltar o botão direita ele continue indo para cima e assim por diante ;) )




COMENTE SOBRE A AULA E DEIXE SEU COMENTÁRIO SE GOSTOU OU NÃO
FALE OQ VC ACHA QUE DEVE MELHORAR
RECLAME, DE SUGESTÃO É SEU DIREITO surpreso2

Bem Essa Foi A Primeira Aula
Já Calculava que Ela Iria Ser Cansativa Assim Mesmo Very Happy

Mas Mesmo Assim... Com Dedicação Você Aprenderá Mais Aula 1 - Iniciando as Aulas Com Kevin 838487

AGRADEÇO PELA COLABORAÇÃO DE TODOS

Té + Pessoal

Espero que Gostem Razz

(SEM ENGINE DA AULA - POR NÃO PRECISAR) zangado


Última edição por Kevin em Qua 27 Out 2010, 14:53, editado 4 vez(es)
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Aula 1 - Iniciando as Aulas Com Kevin Empty Re: Aula 1 - Iniciando as Aulas Com Kevin

Mensagem por Dancity Seg 31 maio 2010, 16:49

1º Comentário \o/

Muito bom, tava esperando, nem terminei de ler mas já to gostando!
Flw daqui a pouco eu dou umas sugestões o/

(Ok essa o 1º comentário foi bem chatinha)

Edit:
Cara ficou bem legal, mas algumas coisas ficaram confusas, mas não deixa de estar bom, o exemplo do ônibus ficou mto tosto Laughing
Bom mas acho muito legal você compartilhar o conhecimento, eu nem sabia do not eu usava o check_released... (Eu sou noob tá, só sou bom em dsign) O not simplifica bastante, valew!


Última edição por Dancity em Seg 31 maio 2010, 17:07, editado 1 vez(es)
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Mensagem por LCS Seg 31 maio 2010, 17:05

cara muito bom mew continua assim pq agoira eu consigui intende esses codigo ai muito bom msm nao vejo a hora da aula 2 hehehe
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Mensagem por Fabião Seg 31 maio 2010, 17:11

ótima aula!
ajudará vários usuários a entender a linguagem gml.
parabéns!!!

ultimamente não tenho mais tempo para postar tutoriais.
Muitos aqui evoluiram e já fazem suas próprias aulas e tutoriais.

No começo do fórum o pessoal mal sabia o que era gml.
todos utilizavam o modo drag and drop.

até que alguns usuários e inclusive eu, começamos a fazer aulas em gml.
isso fez muitos usuários darem um passo grande e desvendar os mistério da linguagem gml.

um dos antigos tutoriais:

http://www.gamemakerbrasil.com/game-maker-f36/tutorial-explicando-sobre-variaveis-e-expressoes-ideal-para-iniciantes-t371.htm?highlight=express%f5es
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Mensagem por Kevin Seg 31 maio 2010, 17:39

Dancity escreveu:1º Comentário \o/

Muito bom, tava esperando, nem terminei de ler mas já to gostando!
Flw daqui a pouco eu dou umas sugestões o/

(Ok essa o 1º comentário foi bem chatinha)

Edit:
Cara ficou bem legal, mas algumas coisas ficaram confusas, mas não deixa de estar bom, o exemplo do ônibus ficou mto tosto Laughing
Bom mas acho muito legal você compartilhar o conhecimento, eu nem sabia do not eu usava o check_released... (Eu sou noob tá, só sou bom em dsign) O not simplifica bastante, valew!

AEEEE Dancity... Primeiro Comentário em ;)
Nem eu sei pq coloquei o exemplo do ônibus também XD

agora já sabe pra que serve o NOT ;)

Denada Happy


lcsrs escreveu:cara muito bom mew continua assim pq agoira eu consigui intende esses codigo ai muito bom msm nao vejo a hora da aula 2 hehehe

A Aula 2 Não tem Previsão de Acontecer Ainda :/
Mais que Bom que Gostou da Aula o.-

Fabião escreveu:ótima aula!
ajudará vários usuários a entender a linguagem gml.
parabéns!!!

ultimamente não tenho mais tempo para postar tutoriais.
Muitos aqui evoluiram e já fazem suas próprias aulas e tutoriais.

No começo do fórum o pessoal mal sabia o que era gml.
todos utilizavam o modo drag and drop.

até que alguns usuários e inclusive eu, começamos a fazer aulas em gml.
isso fez muitos usuários darem um passo grande e desvendar os mistério da linguagem gml.

um dos antigos tutoriais:

http://www.gamemakerbrasil.com/game-maker-f36/tutorial-explicando-sobre-variaveis-e-expressoes-ideal-para-iniciantes-t371.htm?highlight=express%f5es

Poh cara.. legal teu tuto Happy

Sobre D&D eu comecei a usar quando comecei a usar o GM Very Happy... (Aprendi Sozinho ;) )
GML Aprendi Sozinho (na época que usava D&D li uma aula de João Neto (no Mundo RPG ou coisa assim OO) Só que ele dava em GML e então eu só copiava e colava os cod sem saber oq tava fazendo XD)

mais eu considero q o joão neto me ajudou (além que só depois de 2 anos que perdi o tuto dele e nunca mais vi comecei a programar XP)

bem é isso FLWs



e VLW por terem Gostado Happy

Tentei explicar o máximo possivel Very Happy

Té + Surprised
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Mensagem por Denis Lemos Seg 31 maio 2010, 18:57

Muito bom as suas aulas, pois tem muitos membros que tem medo de usar o GML, por que penssam que é algo assombroso, e na verdade é mais simples do que o D&D, que se for fazer um jogo mais avançado, a pessoa se perde no meio de tanto ícone, coisa que no GML é bem mais organizado !

Desde que comecei no GM, já fui logo aprender em GML sem usar D&D, lendo algumas das aulas do reddragon, e perguntando também !

Em GML, fica mais fácil até de aprender a lógica de programação !!!

Então agora com suas aulas, e tantas outras que temos pelo fórum, ninguém vai poder dar disculpa de não aprender GML, por que é dificil, seu tutorial esta provando que é muito fácil !
Quando comecei, eu fazia igual você você disse no tutorial, peguei esse código de movimento e outros mais simples, colocava no STEP do player e testava e reparava o que acontecia, fiz primeiro o player se mover para os lados, para cima e para baixo, depois colisão simples com outro objeto parado, para destruir o outro !

Então traduzindo, todos temos que começar com coisas mais simples possiveis e entendê-las, depois de entendidas, passar para o próximo estagio levemente superior até entendê-lo bem, e assim sucessivamente, sem dar o passo maior que a perna, pois vai ser impossivel fazer um super jogo logo de cara, tem que treinar e ler muito, que logo se chega ao nivel dos vetertanos, que também foram aprendendo migalha por migalha !

Com suas aulas, logo logo, os iniciantes vão estar com seu GML à todo vapor !

Ótima aula, tem que se começar com conceitos mais básicos possivel, para se conseguir depois entender os mais avançados !
Denis Lemos
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Mensagem por victor_aco Seg 31 maio 2010, 20:50

Cara gostei muito Kevin dessa aula. O texto ficou organizado o tópico e deu pra entender direitinho a matéria. Achei legal o exemplo do ônibus.

SUGESTÕES:
.Consertar no final da Parte 1 onde você pede para o leitor tentar fazer o código para esquerda porque pelo que li na 2 parte era para ele fazer para direita.
.Explicar melhor as "linha imaginárias" que você comenta no tópico. Acho que mostrar uma imagem do plano cartesiano do GM (com o eixo y invertido) ajudaria bastante no entendimento desta parte.

Essas aulas são muito importantes para a transição de um programador do D&D para o GML. Inclusive foram as aulas do Alex FC e do Joao Neto que me deram essa base. Continue essas aulas que você ajudará muitos makers.
Bom trabalho!!
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Mensagem por Kevin Ter 01 Jun 2010, 11:42

Denis Lemos escreveu:Muito bom as suas aulas, pois tem muitos membros que tem medo de usar o GML, por que penssam que é algo assombroso, e na verdade é mais simples do que o D&D, que se for fazer um jogo mais avançado, a pessoa se perde no meio de tanto ícone, coisa que no GML é bem mais organizado !

Desde que comecei no GM, já fui logo aprender em GML sem usar D&D, lendo algumas das aulas do reddragon, e perguntando também !

Em GML, fica mais fácil até de aprender a lógica de programação !!!

Então agora com suas aulas, e tantas outras que temos pelo fórum, ninguém vai poder dar disculpa de não aprender GML, por que é dificil, seu tutorial esta provando que é muito fácil !
Quando comecei, eu fazia igual você você disse no tutorial, peguei esse código de movimento e outros mais simples, colocava no STEP do player e testava e reparava o que acontecia, fiz primeiro o player se mover para os lados, para cima e para baixo, depois colisão simples com outro objeto parado, para destruir o outro !

Então traduzindo, todos temos que começar com coisas mais simples possiveis e entendê-las, depois de entendidas, passar para o próximo estagio levemente superior até entendê-lo bem, e assim sucessivamente, sem dar o passo maior que a perna, pois vai ser impossivel fazer um super jogo logo de cara, tem que treinar e ler muito, que logo se chega ao nivel dos vetertanos, que também foram aprendendo migalha por migalha !

Com suas aulas, logo logo, os iniciantes vão estar com seu GML à todo vapor !

Ótima aula, tem que se começar com conceitos mais básicos possivel, para se conseguir depois entender os mais avançados !

Isso Mesmo Denis Very Happy

Devagar e Sempre Happy

e q Bom Que Gostou da Aula ;)

VLW


victor_bh escreveu:Cara gostei muito Kevin dessa aula. O texto ficou organizado o tópico e deu pra entender direitinho a matéria. Achei legal o exemplo do ônibus.

SUGESTÕES:
.Consertar no final da Parte 1 onde você pede para o leitor tentar fazer o código para esquerda porque pelo que li na 2 parte era para ele fazer para direita.
.Explicar melhor as "linha imaginárias" que você comenta no tópico. Acho que mostrar uma imagem do plano cartesiano do GM (com o eixo y invertido) ajudaria bastante no entendimento desta parte.

Essas aulas são muito importantes para a transição de um programador do D&D para o GML. Inclusive foram as aulas do Alex FC e do Joao Neto que me deram essa base. Continue essas aulas que você ajudará muitos makers.
Bom trabalho!!


Q Bom Que Gostou cara Very Happy


Bem...

Consertei o Erro do Final da parte 1 Happy... e obrigado por informar sobre este erro Very Happy

E SOBRE O Plano Cartesiano do "GM"... Já Adicionei em modo de texto... sem usar imagem Very Happy

Fiz uma breve explicação sobre ;)

Bem é isso

e Obrigado Por Darem Apoio Happy

Agradeço à todos Very Happy

Té + pessoal Smile

Postem Mais Comentários, Sujestões, Erros e Reclamações ;)

VLW blz
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Mensagem por alysonrp Sex 03 Dez 2010, 20:25

Meu amigo kevin! Caraca muito boa a sua aula! pohhh continue assim.

Acabei de entrar no mundo gamemaker e sou zero em programação.
Mais com a sua aula já começei a entender um pouquinho o codigo do GM hehe.

Continue com as aulas! Parabens Very Happy
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Mensagem por Oscarlos Show Sex 03 Dez 2010, 21:16

Nossa cara nota 10 seu tuto espero que faça mais por que ta muito bem explicado.
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Aula 1 - Iniciando as Aulas Com Kevin Empty Re: Aula 1 - Iniciando as Aulas Com Kevin

Mensagem por Kyuubi Sáb 04 Dez 2010, 08:34

nossa cara muito legal a aula muito bem explicado ainda mais com os exemplos de vida xd.ficou fácil de entender !!!!
ate mais
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Mensagem por Kevin Sáb 04 Dez 2010, 13:06

alysonrp escreveu:Meu amigo kevin! Caraca muito boa a sua aula! pohhh continue assim.

Acabei de entrar no mundo gamemaker e sou zero em programação.
Mais com a sua aula já começei a entender um pouquinho o codigo do GM hehe.

Continue com as aulas! Parabens Very Happy

Que ótimo que gostou meu caro amigo alysonrp... que bom que esta a entender sobre GML, este é o intuito das aulas...


Marceloow escreveu:Nossa cara nota 10 seu tuto espero que faça mais por que ta muito bem explicado.

Obrigado pelo elogio marceloow... e sim farei mais Happy

Kyuubi escreveu:nossa cara muito legal a aula muito bem explicado ainda mais com os exemplos de vida xd.ficou fácil de entender !!!!
ate mais

asuah... que bom que gostou kyuubi Happy....
uma das coisas que tento fazer é deixar bem simples o entendimento para que todos, já experientes ou não possam ver a aula

té+





Pessoal a aula 2 já existe... aqui segue o link da aula:


Aula 2 - aprendendo mais sobre script

espero que gostem dessa aula também ;)

até+ pessoal Very Happy

e boa programação pra vcs ;)
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