Tutorial para iniciantes - Ações de Movimentação : explicando uma a uma

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Tutorial para iniciantes - Ações de Movimentação : explicando uma a uma

Mensagem por Mystery_boy_maker em Sab 29 Maio 2010, 22:34

Ações de Movimentação

(Move actions)

Bom nesse meu primeiro tutorial de muitos sobre esse assunto eu espero, vou falar das Ações de Movimentação, esse tutorial é focado em quem está começando com o Game Maker mas ja tem uma noção do programa bom vamos começar ?

Quais são essas ações ?


Ao todo as ações de movimentação são 16,elas são :


: Move Fixed
: Move Free
: Move Towards
: Speed Horizontal
: Speed Vertical
: Set Gravity
: Reverse Horizontal
: Reverse Vertical
: Set Friction
: Jump to Position
: Jump to Start
: Jump to Random
: Align to Grid
: Wrap Screen
: Move to Contact
: Bounce

Mais para que elas servem ?

Para entendermos melhor vamos ver cada uma por vez, vamos começar !
Vamos indo por ordem


Move Fixed

Essa ação é usada quando você pretende ir em uma determinada direção,ao abrir essa ação voce pode
indicar a direção através das flechas na janela, logo após indicar a direção voce indica a velocidade em que esse objeto
ira se movimentar. !

Veja uma Screen da janela para se ter uma idéia melhor !


Voce pode alterar em qual objeto essa ação tera efeito através das opções : Self ( em si mesmo), Other ( no outro objeto) e Object ( em um objeto de sua escolha )


Move Free


Basicamente é como o Move Fixed mais como o nome diz voce nao se prende em uma determinada direção voce pode escolher a direção desejada em um angulo de 360 graus, isso faz com que voce tenha mais liberdade na escolha do movimento



Assim como o Move Fixed voce pode determinar a velocidade em Speed e pode escolher em que objeto essa ação tera efeito nas opções ( Self,Other,Object)

Move Towards


Com o Move Towards voce indica uma posição, velocidade e distancia e o objeto se move na direção das coordenadas com os atributos definidos, um exemplo de uso é um inimigo andando na direção do herói, isso pode ser feito através do Move Towards



Na imagem voce pode ver as coordenadas "X" e " Y" esses são os pontos em que voce define para onde o objeto vai, mas se o objeto vai seguir um outro, exemplo " formiga " na direção do " Açúcar " a coordenada ficaria assim no " X " : açúcar.x e no " Y " açúcar.y



Speed Horizontal


Com ele voce define a velocidade Horizontal de um determinado objeto, Lembrando que numeros negativos (-1,-2,-3,-4,-5 ...) Faz com que o objeto se mova para a esquerda e numeros positivos ( 1,2,3,4,5 ...) faz com que o objeto vá para direita.



Speed Vertical


Resumindo possui a mesma função do Speed Horizontal mais como o nome fala faz com que o objeto vá para cima ou para baixo ( define a velocidade vertical ) usa os mesmos principios de numeros negativos e positivos mais nesse caso numeros positivos ( 1,2,3,4,5...) fazem o objeto ir para baixo e numeros negativos ( -1,-2,-3,-4,-5...) fazem o objeto ir para cima




Set Gravity


Com ele voce define a gravidade de um determinado objeto, no programa voce encontra os seguintes campos para preencher : Direction e Gravity, o Game Maker ja trabalha com uma gravidade padrão para jogos de plataforma essa é em Direction = 1 e Gravity = 270, tente por exemplo alterar " 1 " por " -1 " percebera que a gravidade sera invertida




Reverse Horizontal


Essa ação serve para reverter a velocidade horizontal de um objeto, um exemplo de uso é de um objeto colidindo com a parede e voltando e assim sucessivamente não a necessidade de preencher nenhum campo nessa ação apenas adicionala




Reverse Vertical


Pode ser usada da mesma maneira que o Reverse Horizontal mas causa um efeito inverso, ele reverte verticalmente a velocidade de um determinado objeto




Set Friction


Serve para adicionar fricção entre dois objetos exemplo, o player e uma parede, essa ação pode ser
usada para evitar bugs no projeto pois limita o contato entre dois objetos um exemplo de fricção pequeno é 0.01
é quase imperceptivel eu aconselho usar 0.3 que é um numero mais equilibrado




Jump to Position


É usada para fazer um determinado objeto passar de um ponto ao outro ex : ( A ------------> J ) Para isso usa-se as coordenadas " X " e " Y " para indicar onde será a posição final, marque a opção relative para a posição ser relativa ao ponto final.



Jump to Start


Resumindo faz com que o personagem apareça onde foi criado, para o ponto de origem


Jump to Random


Serve para fazer um objeto aparecer aleatóriamente dentro da room, ou voce pode escrever coordenadas especificas para isso acontecer caso queira que apareça aleatóriamente basta deixar os dois campos ( Snap hor e Snap Vert) em 0




Align to Grid


Serve para criar uma grade para alinhamento assim como na room pasta voce determinar a distancia vertical e horizontal entre as cédulas da grade o padrão é de 16 por 16



Wrap Screen


É usado geralmente no Evento Outside Room ,serve para quando o objeto sair da room, voce pode configurar quer ele saia pelo lados esquerdo e direito ou cima e baixo da room ele reaparecer pelo outro lado digamos que ele saia pelo lado direito da room ele reaparece no lado esquerdo


Em Direction voce configura se quer que ele reapareça quando sair pelos lados esquerdo e direito ou cima e baixo


Move to Contact


Serve para fazer um objeto ir até um outro, alcança-lo um outro, na janela dessa Ação encontramos Direction Maximum e against a conjfiguração padrão é direction : 270 maximum (distância) : 5 e against seria para ir para objetos sólidos ou para qualquer um


Bounce


Serve para fazer o objeto rebater quando colide com um outro ex : uma parede ao colodir com ela o objeto será rabatido para uma outra direção voce pode escolher se será preciso ou ou nao preciso e se essa colisão acontecera entre objetos sólidos





*************************************************************************




Bom chegamos ao fim desse tutorial espero que o que foi abordado fique claro para vocês deixem duvidas criticas e sujestões abaixo e vejo vocês depois !
ressaca


Última edição por Mystery_boy_maker em Ter 01 Jun 2010, 23:38, editado 2 vez(es)

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Re: Tutorial para iniciantes - Ações de Movimentação : explicando uma a uma

Mensagem por Suadao em Sab 29 Maio 2010, 22:42

Muito bom Mystery, com imagens, bem explicado, fácil de ser compreendido...
Eu realmente já conhecia a maioria das funções, mas várias outras pessoas não conheciam(a maioria iniciantes).
Aguardo mais tutoriais seus.

P.S.: Um errinho de inglês: É Jump e não "Jumpe" xD

Valew!

Editado: Já tirei o "português" já, hehe, falta de atenção foi mals *-*


Última edição por Suadao em Sab 29 Maio 2010, 22:54, editado 1 vez(es)

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Re: Tutorial para iniciantes - Ações de Movimentação : explicando uma a uma

Mensagem por Mystery_boy_maker em Sab 29 Maio 2010, 22:47

P.S.: Um errinho de português: É Jump e não "Jumpe" xD


Na verdade de ingles Happy é o sono to o dia todo fazendo esse tutorial obrigado por ler ele ja arrumei o erro

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Re: Tutorial para iniciantes - Ações de Movimentação : explicando uma a uma

Mensagem por fonetico em Sab 29 Maio 2010, 23:01

Muto bom! Vai ajudar muito os novatos com certeza! E com tantas imagens assim, não tem ninguém que possa se perder.

Parabéns Mystery, mais uma de suas ótimas aulas!

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Re: Tutorial para iniciantes - Ações de Movimentação : explicando uma a uma

Mensagem por Mystery_boy_maker em Dom 30 Maio 2010, 10:11

Obrigado Souza Lucas Jose realmente foi trabalhoso hospedar as imagens apenas na primeira parte do tutorial foram 16 depois mais 16 ou seja 32 imagens no tutorial inteiro mais se va ajudar alguem ja é
graificante saber e o meu trabalho não foi envão blz

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Re: Tutorial para iniciantes - Ações de Movimentação : explicando uma a uma

Mensagem por SIGILOSO em Dom 30 Maio 2010, 12:09

Ótimo tuto!!
Realmente,é bem xato um iniciante,q se ve completamente perdido ao entrar no GM,n encontrar nenhuma forma de ajuda....esse seu tuto vai se mto útil para nossos amigos mais novos no GM!!
afro

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Re: Tutorial para iniciantes - Ações de Movimentação : explicando uma a uma

Mensagem por Mystery_boy_maker em Dom 30 Maio 2010, 21:30

SIGILOSO escreveu:Ótimo tuto!!
Realmente,é bem xato um iniciante,q se ve completamente perdido ao entrar no GM,n encontrar nenhuma forma de ajuda....esse seu tuto vai se mto útil para nossos amigos mais novos no GM!!
afro

Obrigado Sigiloso, realmente é muito chato ter que descobrir tudo sozinho eu mesmo aprendi muita coisa fazendo esse tutorial, vivendo e aprendendo. Obrigado amigos !

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Re: Tutorial para iniciantes - Ações de Movimentação : explicando uma a uma

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