funçoes da pró

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funçoes da pró

Mensagem por jpaulo em Sex 28 Maio 2010, 15:17

quais as funçoes da pró que dando um "jeitinho" podem ser usadas na lite?

jpaulo

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Re: funçoes da pró

Mensagem por Kevin em Sex 28 Maio 2010, 15:20

São "MUIIIITAAAAASSS" cara :/

Pergunte Qual Você Quer que eu transformo pra você ;)

FLWs Té + Very Happy

Kevin

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Re: funçoes da pró

Mensagem por Cainã em Sex 28 Maio 2010, 15:23

jpaulo escreveu:quais as funçoes da pró que dando um "jeitinho" podem ser usadas na lite?

Algumas até da para fazer isso que você quer mas outras é realmente impossível, por exemplo o uso de DLLs.

Cainã

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Re: funçoes da pró

Mensagem por jpaulo em Sex 28 Maio 2010, 15:25

eu quero saber como coloca video no jogo com a lite

jpaulo

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Re: funçoes da pró

Mensagem por fonetico em Sex 28 Maio 2010, 15:26

Acho que quase todas, só que com a PRO, fica bem mais fácil, por exemplo:

Para você fazer um efeito, na versão lite poderia usar uma sprite com o efeito que você quer, já na pro, não é necessário, porque com ela, dá para usar partículas e os efeitos pré-definidos.

Tem outra forma que particularmente acho muito legal, o image_angle pode ser substituído com o editor de sprites do GM, no menu Animation > Rotation Sequence > Clockwize daí então aparecerá uma janela, só colocar 360 nos dois campos e dar um OK, depois é só ir no step de algum objeto e colocar: image_number = direction; e pronto!

E tem outros comandos que podem ser substituídos, mas claro, exige o preço de dar mais trabalho.

PS: Colocar videos na versão lite é praticamente impossível!

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Re: funçoes da pró

Mensagem por Cainã em Sex 28 Maio 2010, 15:27

jpaulo escreveu:eu quero saber como coloca video no jogo com a lite

Isso eu acho que não seja possível, daria para fazer isso pelas próprias funções do Game Maker ou por DLL mas os dois são bloqueados na versão Lite.

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Re: funçoes da pró

Mensagem por jpaulo em Sex 28 Maio 2010, 15:30

quer dizer q esse image_angle serve para"rodar" o sprite mas so serve na pro?

jpaulo

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Re: funçoes da pró

Mensagem por fonetico em Sex 28 Maio 2010, 15:31

Sim, somente na PRO ou do jeito que falei acima.

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Re: funçoes da pró

Mensagem por Kevin em Sex 28 Maio 2010, 15:33

Bem... Não Há Muito Segredo... Pois Além de Não Ter Como POr no Splash XP Tem um OUtro Modo Não Tão Eficiente (PARA APARECER O VÍDEO NA VERSÃO LITE)

Faça assim.. é simples e tem uma eficacia legal Razz é assim:

1º abra o Vídeo Como uma música...
2º Verifique Dando PLAY se abriu uma janela aparecendo o Video...
3º Se Apareceu vai e E Coloque no Jogo Como se Fosse Executar um Som..
4º Na Hora do Jogo... Abrirá a Janela... irá passar o filme...

mas em uma janela diferente da janela do jogo ;)

bem é isso FLWs

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Re: funçoes da pró

Mensagem por jpaulo em Sex 28 Maio 2010, 15:35

legal...vou tentar depois...mas tem outra coisa.da pra fazer jogos 3d na lite?

jpaulo

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Re: funçoes da pró

Mensagem por Kevin em Sex 28 Maio 2010, 15:38

Sim Com 3D Falso

já fiz alguns scripts que usam função

D3DF (é parecida com a D3D)

bem mais foi muito tempo de estudo... e não tenho mais aqui (por ter formatado meu PC XD)

mais estou recriando-as... Happy

FLWs.. mais algo? Happy

~EDIT:

E Do Modo de Video que citei nas músicas...apenas alguns formatos aceitam :/... testei rapidin e; FLV, 3GP Não Funcionam...

AVI Sim ;)

FLWs Té

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Re: funçoes da pró

Mensagem por jpaulo em Sex 28 Maio 2010, 15:42

bom..quando vc recriar,me manda um mensagem ou posta aki.se eu quiser mais alguma coisa te mando uma mensagem(e pra nao ficar reabrindo topicos que criei a muito tempo).valeu mesmo,vc me ajudou muito.flw.

jpaulo

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Re: funçoes da pró

Mensagem por fonetico em Sex 28 Maio 2010, 15:45

Para você ter uma idéia, abaixo tem uma engine de um 3D falso bem básico:

http://www.gamemakerbrasil.com/engines-f12/novo-link-engine-de-falso-3d-t6404.htm?highlight=falso

No fórum, me lembro que tinha outro 3D falso com blocos, mas não consegui encontrar.

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Re: funçoes da pró

Mensagem por Kevin em Sex 28 Maio 2010, 15:47

Denada Happy

To Aqui pra ajudar Razz

qualquer coisa é só perguntar Happy

(MP, E-Mail... ou até msm MSN Very Happy)

Téw +

FLWs

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Re: funçoes da pró

Mensagem por Cainã em Sex 28 Maio 2010, 15:59

Achei uma engine de Fake 3D muito boa:

http://www.yoyogames.com/games/73853/download

Ficou muito legal o efeito.

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Re: funçoes da pró

Mensagem por Kevin em Sex 28 Maio 2010, 16:08

Cainã Happy

Muito Bom mesmo Very Happy

Bem Ta Muito bom... sem palavras :/...

foi + ou - que eu fiz o D3DF... mas tinha 4 lados os objetos Very Happy

bem é isso FLWs ;)

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Re: funçoes da pró

Mensagem por Cainã em Sex 28 Maio 2010, 16:08

Achei mais algumas:

http://www.yoyogames.com/games/116522/download

E a mais bem feita na minha opnião (de terreno 3D):

http://www.yoyogames.com/games/116634/download

Todas funcionam na versão Lite.

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Re: funçoes da pró

Mensagem por Kevin em Sex 28 Maio 2010, 16:16

Gostei desse ae de cima XP

tipow... é muito parecido com oq eu fiz ;)

agora vai ficar muito mais fácil eu fazer aquele sistema D3DF que eu fiz ;)

FLWs Té + Surprised

VLW Cainã Happy

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Re: funçoes da pró

Mensagem por Denis Lemos em Sex 28 Maio 2010, 16:48

Caramba, não sabia que dava para fazer isso só com 2D, mas também haja sprite para tanto angulo de visão se for fazer igual o aviãozinho, varias subimagens.
Mas essas engines já me resolveram uma dúvida, sempre tive curiosidade, de como os caras fizram os jogos de corrida para nintendo, exemplo "Lamburguine"

Essa que tem o aviãozinho, com esse estilo, dá para fazer um "Mario Cart", é uma boa dica para quem não tem idéia de jogo !!!

Muito louca essas engines !!!

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Re: funçoes da pró

Mensagem por Licht em Sex 28 Maio 2010, 19:38

a pessoa pode converter os vídeos para outro formato usando programa "format factory". mas alguém conhence algum programa pra fazer vídeo? (sem ser o windows movie maker).

e mais uma coisa: eu descobri como por um cursor na versão lite, se quiser eu te mostro como é.
é bem fácil.

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Re: funçoes da pró

Mensagem por Cainã em Sex 28 Maio 2010, 19:46

Lucas Lunar escreveu:a pessoa pode converter os vídeos para outro formato usando programa "format factory". mas alguém conhence algum programa pra fazer vídeo? (sem ser o windows movie maker).

Te aconselho VirtualDub ou o Video Spin, se quiser algo mais avançado pode usar o Vegas da Sony.

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Re: funçoes da pró

Mensagem por Kevin em Sex 28 Maio 2010, 21:46

Para Fazer um cursor na versão LITE (já expliquei aqui no fórum ;) )

mais lá vai Very Happy (link http://www.gamemakerbrasil.com/tutoriais-f9/usando-recursos-pro-do-gm-na-versao-lite-do-gm-t1578.htm?highlight=mouse+na+vers%e3o+lite):

PS:. Copiei desse link ae de cima, Mas Com Modificações ;)

Cursor Modo 1

Para Criar o cursor na versão Pro e bem simples!!! Só que como faz na versão LITE? Então é assim...

Sprite

Crie um sprite e coloque o nome dele como Cursor...
Crie a figura e o GIF do cursor!
Centralize o sprite na ponta do cursor que ele irá clicar!!!

Objecto

Crie um Objecto e o nomeie como obj_cursor!
coloque o sprite dele com do cursor(o sprite aew de cima que você criou!)
no CREAT coloque o efeito JUMP TO POSITION e no x e y dele coloque assim:
X = mouse_x
Y = mouse_y

no STEP e no END STEP a mesma coisa!!!
va no GLOBAL GAME SETTINGS... vá no GRAPHICS... e desselecione a opção DISPLAY THE CURSOR
Crie uma Room e coloque o objecto Cursor lá... execute o Jogo e pronto!

OBS:. para efeito de clique põe do próprio mouse!!! Pois o mouse só não esta visivel no jogo mas ainda está ativo!!!


Dúvidas é só perguntar
________________________________________________________________________
Cursor 2 Modo 2

Para Criar o cursor na versão Pro e bem simples!!! Só que como faz na versão LITE? Então é assim...

Sprite

Crie um sprite e coloque o nome dele como Cursor...
Crie a figura e o GIF do cursor!
Centralize o sprite na ponta do cursor que ele irá clicar!!!

Objecto

Crie um Objecto e o nomeie como obj_cursor!
Crie um DRAW e coloque o seguinte código:
Código:
draw_sprite(NOME DO SPRITE DO CURSOR,AQUI VOCÊ COLOCA 0(ZERO) SE CASO O SPRITE NÃO TIVER MOVIMENTAÇÃO/MAS SE O SPRITE TIVER MOVIMENTAÇÃO E VOCÊ QUISER POR COLOQUE -1,mouse_x,mouse_y)
va no GLOBAL GAME SETTINGS... vá no GRAPHICS... e desselecione a opção DISPLAY THE CURSOR
Crie uma Room e coloque o objecto Cursor lá... execute o Jogo e pronto!

OBS:. para efeito de clique põe do próprio mouse!!! Pois o mouse só não esta visivel no jogo mas ainda está ativo!!!


Dúvidas é só perguntar

__________________________________________________________

Cursor Modo 3 Adicional (Fiz Agora ;) )

Se Caso For Fazer Uma Transição de Fase... Recomendo que Desabelite a Visibilidade do Obj cursor

EX:.

obj_cursor.visible=false

e na Propriedade do OBJ (aonde tem como escolher a sprite dele... adicionar eventos e ETC...) e desabilite a Opção Visible (ali no lado esquerdo da janela ;) )

e no CREATE dele Coloque:

Código:
obj_cursor.visible=false

Então Selecione o Modo 1 ou Modo 2 (qual for comodo pra vc ;) )

e se tiver transição de room com "demora" (aquelas que acontecem um efeito antes de passar de room Very Happy)... você faz isso que acabei de citar...





Não Entendeu???

Quer Que eu Explique Melhor???

Então Tá Explico ;)

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Re: funçoes da pró

Mensagem por Licht em Sex 28 Maio 2010, 21:51

se lembre de maracar "persistent" no objeto cursor. santa

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Re: funçoes da pró

Mensagem por Kevin em Sex 28 Maio 2010, 22:00

sim.. ou apenas coloque ele em toda a fase que você quiser que ele apareça Razz

bem acho que se for por exemplo só em Menu ou coisa assim... vc põe nas room que vc pretende usar ele...

mais se caso... no jogo inteiro for usar... marque persistente como nosso Grande amigo Lucas Lunar Disse Happy

Flws Té + Surprised

PS:. Malz Lucas Lunar... pensei que vc tinha perguntado como fazer pra por um cursor na versão Lite :S... Não que você sabia... Malz Mesmo :/

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Re: funçoes da pró

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