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[RESOLVIDO] Mudar Sprite no Pulo (Pular e Cair)

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Mensagem por Tirulink Sex 21 maio 2010, 11:47

Bom, gostaria de saber como faço pra mudar o sprite do char na ação de um pulo
quando o mesmo esta caindo.

Ao invez de cair "pulando", cair "caindo" Happy
tenhos os sprites, só preciso da ajuda no codigo!


estou usando esse código para as ações de pulo controlado e pulo duplo
Código:

//PULO CONTROLADO

if keyboard_check_pressed(vk_up)=true and vspeed=0
vspeed=-9
if vspeed<0 and keyboard_check(vk_up)=false
vspeed+=0.4

// PULO DUPLO
if place_free(x,y+5){gravity=1}
else
{gravity=0 pulo=0}

if (keyboard_check(vk_up)and pulo <2) // (keyboard_check_pressed(ord("X")
{vspeed=-12;
pulo+=1}
if place_free(x,y+5)and pulo=0
{pulo=1 }

se possivel, peço ajuda para que quando me movimentar no AR o char nao "andar"
ao invez de usar o sprite de "pulo/ou queda"

Obrigado!


Última edição por Tirulink em Sex 21 maio 2010, 18:28, editado 1 vez(es)
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Mensagem por douglaslds Sex 21 maio 2010, 12:10

Faz assim:

No CREATE:

Código:
pular=false

No STEP:

Código:
if pular=true{sprite_index=spr_pulo}
if keyboard_check_pressed(vk_up)
{
pular=true
}

Na colisão com o chão:

Código:
pular=false
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Mensagem por Tirulink Sex 21 maio 2010, 12:28

douglaslds, quando o char atinge o solo... ele ainda continua na ação de pulo
porem no solo, fica repetindo o gif e ele só muda pra algum outro sprite quando eu aperto alguma tecla, nao seria pq tenho que dizer algo pra ser feito quando PULO for FALSE ?!
obrigado até então!
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Mensagem por victor_aco Sex 21 maio 2010, 13:47

É só colocar no STEP:
Código:
if pular=false{sprite_index=spr_parado}
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Mensagem por Tirulink Sex 21 maio 2010, 14:14

Funcionou Victor, mas quando ando o char permanece andando com o
sprite designado no codico que vc me passou
Código:
 if pular=false{sprite_index=spr_parado}

e detalhe, minha animação de PULO tem 5 sprites, na grande maioria das
vezes quando vou pular , a animação nao começar no primero sprite
ela começa do segundo, terceiro...é randomica a escolha, como faço pra resolver essa questão, ele começar sempre pelo primeiro frame ?!
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Mensagem por victor_aco Sex 21 maio 2010, 14:19

Então coloque na colisão com o chao
Código:
sprite_index=spr_parado
junto com o outro codigo
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Mensagem por Tirulink Sex 21 maio 2010, 16:27

detalhe, minha animação de PULO tem 5 sprites, na grande maioria das
vezes quando vou pular , a animação nao começar no primero sprite
ela começa do segundo, terceiro...é randomica a escolha, como faço pra resolver essa questão, ele começar sempre pelo primeiro frame ?!

Alguem sabe resolver esse problema ?!
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Mensagem por Kevin Sex 21 maio 2010, 16:46

é só colocar assim quando colocar para iniciar a animação do spr pulando:

Código:
image_index = 0

então onde estiver o

sprite_index=spr_pulo

você adiciona o

image_index = 0

EX:.

Código:
sprite_index=spr_pulo;
image_index = 0;

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Mensagem por Tirulink Sex 21 maio 2010, 18:27

Obrigado a todos pela ajuda, e Kevin por ajudar com o image_index...
funcionou perfeitamente!
valeu!
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