mp_potential_step + rotacao de sprite
em Seg 10 Maio 2010, 12:49
Olá,
Bom, minha dúvida é a seguinte:
Se uso o mp_potential_step(x,y,stepsize,checkall); para desviar de algum objeto qualquer que está no caminho, levando em conta que estou com câmera top view, como fazer para o sprite rotacionar de acordo com esse desvio automático?
Valeu!
[]´s
Bom, minha dúvida é a seguinte:
Se uso o mp_potential_step(x,y,stepsize,checkall); para desviar de algum objeto qualquer que está no caminho, levando em conta que estou com câmera top view, como fazer para o sprite rotacionar de acordo com esse desvio automático?
Valeu!
[]´s
- Data de inscrição : 17/05/2009
Número de Mensagens : 938
Insígnias de JAM :x 0
x 0
x 0
Reputação : 1
Prêmios:
:
:
Re: mp_potential_step + rotacao de sprite
em Seg 10 Maio 2010, 15:14
Tende assim no STEP do objeto:
- Código:
image_angle=direction
Re: mp_potential_step + rotacao de sprite
em Seg 10 Maio 2010, 15:33
claro claro 
mas oq por em "direction"? pois nao sou eu q defino como essa tragetória do desvio será feita... então ficara algo +/- assim (na teoria)
alguém sabe como fazer?

mas oq por em "direction"? pois nao sou eu q defino como essa tragetória do desvio será feita... então ficara algo +/- assim (na teoria)
- Código:
image_angle = direction;
mp_potential_step(x,y,stepsize,checkall);
if(andando para cima e desviando com o comando acima)
{
direction = angulo correto em relação ao movimento
}
alguém sabe como fazer?
- Data de inscrição : 07/03/2010
Número de Mensagens : 1335
Insígnias de JAM :x 0
x 0
x 0
Reputação : 1
Prêmios: 0
: 0
: 0
Re: mp_potential_step + rotacao de sprite
em Seg 10 Maio 2010, 16:10
O mp_potential_step não define automaticamente o direction?
- Data de inscrição : 17/05/2009
Número de Mensagens : 938
Insígnias de JAM :x 0
x 0
x 0
Reputação : 1
Prêmios:
:
:
Re: mp_potential_step + rotacao de sprite
em Seg 10 Maio 2010, 16:18
Não estou entendendo muito bem o que você quer fazer !
Pois a função "mp_potential_step" funciona assim:
Em "stepsize" o valor que você colocar ali vai ser o valor da variável "speed" do objeto, e o speed faz nada mais que ir para onde está apontando a "direction" do objeto, então quando se usa essa função, o PC apenas muda o valor da variável "direction" automaticamente até desviar do obstáculo, por isso você não coloca nada em direction, pois vai ser o PC que dirá para onde o objeto vai ir quando estiver desviando !
Nada, pois ela será escolhida automaticamente pelo PC, e o objeto apenas seguirá essa direção para desviar dos obstaculos !
Pois a função "mp_potential_step" funciona assim:
Em "stepsize" o valor que você colocar ali vai ser o valor da variável "speed" do objeto, e o speed faz nada mais que ir para onde está apontando a "direction" do objeto, então quando se usa essa função, o PC apenas muda o valor da variável "direction" automaticamente até desviar do obstáculo, por isso você não coloca nada em direction, pois vai ser o PC que dirá para onde o objeto vai ir quando estiver desviando !
- Data de inscrição : 07/03/2010
Número de Mensagens : 1335
Insígnias de JAM :x 0
x 0
x 0
Reputação : 1
Prêmios: 0
: 0
: 0
Re: mp_potential_step + rotacao de sprite
em Seg 10 Maio 2010, 16:19
Então faz assim, cria um objeto secundário com as mesmas dimensões e origem do objeto principal. Nele você coloca o mp_potential_step .
A partir de agora irei chamar o objeto principal de obj_pri e o objeto secundario de obj_sec .
No obj_pri você coloca no Step:
A partir de agora irei chamar o objeto principal de obj_pri e o objeto secundario de obj_sec .
No obj_pri você coloca no Step:
- Código:
{
move_towards_point(obj_sec.x,obj_sec.y,10); //Em 10 você ajusta a velocidade.
image_angle = point_direction(x,y,obj_sec.x,obj_sec.y);
}
Re: mp_potential_step + rotacao de sprite
em Seg 10 Maio 2010, 16:58
sim, muda, mas quando ele está desviando de algum objeto de forma automática a direção fica para o ponto final do movimento, ou seja, nao sincronizada com o movimento de desvio automático... ficou mais claro? 

- Data de inscrição : 26/09/2008
Número de Mensagens : 890
Insígnias de JAM :x 0
x 0
x 0
Reputação : 11
Prêmios:
:
:
Re: mp_potential_step + rotacao de sprite
em Seg 10 Maio 2010, 17:40
Acho que você não aplicou direito o que o Denis Lemos falou...
Só coloquei isso no step e ficou perfeito:
mp_potential_step(mouse_x, mouse_y, 10, false);
image_angle = direction;
Só coloquei isso no step e ficou perfeito:
image_angle = direction;
- Data de inscrição : 07/03/2010
Número de Mensagens : 1335
Insígnias de JAM :x 0
x 0
x 0
Reputação : 1
Prêmios: 0
: 0
: 0
Re: mp_potential_step + rotacao de sprite
em Seg 10 Maio 2010, 19:00
@Igor KinGamer escreveu:Acho que você não aplicou direito o que o Denis Lemos falou...
Só coloquei isso no step e ficou perfeito:mp_potential_step(mouse_x, mouse_y, 10, false);
image_angle = direction;
Era exatamente isso que eu falei mas ele disse que testou e não funcionou.
Re: mp_potential_step + rotacao de sprite
em Seg 10 Maio 2010, 19:38
funcionou
eu estou usando draw_sprite_ext neste objeto, entao onde fica a rotacao só coloquei direction, era esse o problema
muito obrigado
eu estou usando draw_sprite_ext neste objeto, entao onde fica a rotacao só coloquei direction, era esse o problema
muito obrigado
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum