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CRP-Max

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mp_potential_step + rotacao de sprite

em Seg 10 Maio 2010, 12:49
Olá,

Bom, minha dúvida é a seguinte:

Se uso o mp_potential_step(x,y,stepsize,checkall); para desviar de algum objeto qualquer que está no caminho, levando em conta que estou com câmera top view, como fazer para o sprite rotacionar de acordo com esse desvio automático?

Valeu!

[]´s
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Re: mp_potential_step + rotacao de sprite

em Seg 10 Maio 2010, 15:14
Tende assim no STEP do objeto:
Código:

image_angle=direction
Lembrando que sprite do geito original dela, tem que estar virado para a direita, pois essa é a "direção zero ou image_angle=0" padrão quando começa o jogo !
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Re: mp_potential_step + rotacao de sprite

em Seg 10 Maio 2010, 15:33
claro claro Happy
mas oq por em "direction"? pois nao sou eu q defino como essa tragetória do desvio será feita... então ficara algo +/- assim (na teoria)
Código:

image_angle = direction;
mp_potential_step(x,y,stepsize,checkall);
if(andando para cima e desviando com o comando acima)
{
  direction = angulo correto em relação ao movimento
}

alguém sabe como fazer?
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Re: mp_potential_step + rotacao de sprite

em Seg 10 Maio 2010, 16:10
O mp_potential_step não define automaticamente o direction?
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Re: mp_potential_step + rotacao de sprite

em Seg 10 Maio 2010, 16:12
Pelos meus testes, não.
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Re: mp_potential_step + rotacao de sprite

em Seg 10 Maio 2010, 16:18
Não estou entendendo muito bem o que você quer fazer !
felipefrosi escreveu:claro claro Happy
mas oq por em "direction"?
Nada, pois ela será escolhida automaticamente pelo PC, e o objeto apenas seguirá essa direção para desviar dos obstaculos !
Pois a função "mp_potential_step" funciona assim:
Em "stepsize" o valor que você colocar ali vai ser o valor da variável "speed" do objeto, e o speed faz nada mais que ir para onde está apontando a "direction" do objeto, então quando se usa essa função, o PC apenas muda o valor da variável "direction" automaticamente até desviar do obstáculo, por isso você não coloca nada em direction, pois vai ser o PC que dirá para onde o objeto vai ir quando estiver desviando !
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Re: mp_potential_step + rotacao de sprite

em Seg 10 Maio 2010, 16:19
Então faz assim, cria um objeto secundário com as mesmas dimensões e origem do objeto principal. Nele você coloca o mp_potential_step .

A partir de agora irei chamar o objeto principal de obj_pri e o objeto secundario de obj_sec .

No obj_pri você coloca no Step:

Código:
{
move_towards_point(obj_sec.x,obj_sec.y,10);  //Em 10 você ajusta a velocidade.
image_angle = point_direction(x,y,obj_sec.x,obj_sec.y);
}
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Re: mp_potential_step + rotacao de sprite

em Seg 10 Maio 2010, 16:58
sim, muda, mas quando ele está desviando de algum objeto de forma automática a direção fica para o ponto final do movimento, ou seja, nao sincronizada com o movimento de desvio automático... ficou mais claro? Razz
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Re: mp_potential_step + rotacao de sprite

em Seg 10 Maio 2010, 17:40
Acho que você não aplicou direito o que o Denis Lemos falou...

Só coloquei isso no step e ficou perfeito:

mp_potential_step(mouse_x, mouse_y, 10, false);
image_angle = direction;
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Re: mp_potential_step + rotacao de sprite

em Seg 10 Maio 2010, 19:00
Igor KinGamer escreveu:Acho que você não aplicou direito o que o Denis Lemos falou...

Só coloquei isso no step e ficou perfeito:

mp_potential_step(mouse_x, mouse_y, 10, false);
image_angle = direction;

Era exatamente isso que eu falei mas ele disse que testou e não funcionou.
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Re: mp_potential_step + rotacao de sprite

em Seg 10 Maio 2010, 19:38
funcionou

eu estou usando draw_sprite_ext neste objeto, entao onde fica a rotacao só coloquei direction, era esse o problema

muito obrigado
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