Conectar-se
Quem está conectado
17 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 17 Visitantes

Nenhum

Ver toda a lista


Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
avatar
Data de inscrição : 15/02/2010
Número de Mensagens : 1
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 0
Ver perfil do usuário

Jogo de PUZZLE DAS BOLINHAS estou tento problemas podem me ajudar????

em Dom 09 Maio 2010, 19:18
Bem pessoal estou com duvida no meu POZZLE quando um certo tipo de de bolinhas estiverem juntas como por exenplo:

3 bolinhas vermelhas juntas. Se tiverem colidindo então elas somem.

Alguem pode me ajudar?
avatar
Ranking : Nota A
Notas recebidas : B-A
Data de inscrição : 13/01/2010
Número de Mensagens : 170
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 1

Prêmios
   : 0
   : 1
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: Jogo de PUZZLE DAS BOLINHAS estou tento problemas podem me ajudar????

em Dom 09 Maio 2010, 19:42
poe para quando uma colidir com a outra as duas ficam com uma variavel qualquer ativada ex:

Código:
colide=1

e se colidir com uma que tenha colide=1; destroy ambas
avatar
Data de inscrição : 21/10/2009
Número de Mensagens : 645
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 11

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuáriohttp://shatterhand.beatthegame.net

Re: Jogo de PUZZLE DAS BOLINHAS estou tento problemas podem me ajudar????

em Dom 09 Maio 2010, 21:14
O problema é que quando duas estao colidindo, as duas vao ter colide=1, logo pela sua propria logica, deverão ser destruidas.

A maneira que eu sei que esses jogos fazem (mas eles nao são programados em Game Maker né) é tratar a tela inteira como uma matriz bidimensional, e a cada jogada eles verificam a matriz inteira para ver se existe alguma ocorrencia que deva desaparecer as bolas, e depois move as outras bolas da forma correspondente.

Essa seria a maneira mais correta de fazer. Você pode fazer por meio de colisão se quiser, mas pode dar problemas.

Você pode fazer o exemplo acima, mas ter uma variavel anterior a essa, que diz se a bolinha ta "sendo movida" ainda... dai qdo ela encostar em alguem, verificar se o cara que encostou é da mesma cor e colide 1. Se for, destroi todo mundo, se nao for, muda o status dela pa "nao esta sendo mais voida", e coloca o colide dela pra 1.

Assim você só deve destruir as bolinhas caso alguma que ainda esteja sendo movida toque nas outras. Elas nao devem ser destruidas se estiverem sendo tocadas apenas por bolinhas ja "paradas" no campo.


Mas fazer por matriz é mais correto e menos suscetível a erro.
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum