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Tem como fazer para que quando o Mário Bros colida com o bloco ele vá para cima e volte ao lugar, ou só em sprites?

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Tem como fazer para que quando o Mário Bros colida com o bloco ele vá para cima e volte ao lugar, ou só em sprites?

Mensagem por Adriel em Sab 08 Maio 2010, 14:00

Tem jeito???? Ah, e também queria saber como fazer a vida saindo do bloco. Se puderem me ajudar, grato Very Happy
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Re: Tem como fazer para que quando o Mário Bros colida com o bloco ele vá para cima e volte ao lugar, ou só em sprites?

Mensagem por SIGILOSO em Dom 09 Maio 2010, 13:51

Tenta fazer o seguinte:
Para o bloco der um "pulinho" quando for atingido,no CREATE do bloco...

Código:
INICIAL_Y=y
PULO=false

Quando o bloco for atingido...

Código:
PULO=true

E no STEP...

Código:
if PULO=true
vspeed=-5
if y<INICIAL_Y-100
{
PULO=false
vspeed=0
y=INICIAL_Y
}

E para a vida sair de dentro do bloco sem q ocorram erros de colisão entre a vida e p bloco......
Crie um objeto com a sprite da vida,sem nenhum evento de colisão.Quando o bloco retornar a sua posição inicial ( depois de ter sido atingido ),use o instance_create para q esse objeto surja de dentro do bloco.
No STEP desse objeto....

Código:

vspeed=-1
if not collision_point(x,y+sprite_height/2,obj_bloco,0,0)
{
instance_create(x,y,obj_vida)
instance_destroy()
}

N testei isso tudo,então talvéz n dê certo de primera.Mas o caminho é por aí!
Espero ter ajudado!!
afro
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Re: Tem como fazer para que quando o Mário Bros colida com o bloco ele vá para cima e volte ao lugar, ou só em sprites?

Mensagem por gabrielsch em Dom 09 Maio 2010, 13:58

CAra acho que você deveria colocar a sua pergunta no topico e não no titulo dele, Sigiloso, isso vai me ajudar em um projeto meu....
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Re: Tem como fazer para que quando o Mário Bros colida com o bloco ele vá para cima e volte ao lugar, ou só em sprites?

Mensagem por SIGILOSO em Dom 09 Maio 2010, 14:02

gabrielsch says:
CAra acho que você deveria colocar a sua pergunta no topico e não no titulo dele, Sigiloso, isso vai me ajudar em um projeto meu....

Legal,é bom saber q fui útil! xD
Vlw kara,espero q ajude!
afro
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Re: Tem como fazer para que quando o Mário Bros colida com o bloco ele vá para cima e volte ao lugar, ou só em sprites?

Mensagem por Adriel em Ter 11 Maio 2010, 15:11

Cara, deu errado... ele dá um pulo devagarinho e do nada, surge lá embaixo. Vou tentar ajeitar aqui, mas valeu mesmo assim Very Happy
-------------EDIT------------
Não tem como fazer o bloco voltando p/ baixo não :|? Sem ser ele do nada aparecendo lá!
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Re: Tem como fazer para que quando o Mário Bros colida com o bloco ele vá para cima e volte ao lugar, ou só em sprites?

Mensagem por victor_aco em Ter 11 Maio 2010, 18:03

Eu sei fazendo uma animação de sprites.
Adicione um novo sprite e clique em Edit Sprite > File > Create from Strip...
Selecione o arquivo da imagem do bloco.
Aparecerá uma caixinha (Loading a strip image) e configure o image height com o valor que seja a soma do tamanho do bloco mais o quanto ele vai subir.
Exemplo: O bloco tem o tamanho de 32 pixels e ele vai mover 15 pixels para cima então coloque no image height 47.
Agora usando o editor de sprites do gm faça a animação do bloco subindo e descendo.
Após fazer a animação de ok e renomeie o sprite para o nome que quiser (eu coloquei spr_blocosubindo).
Vá no objeto do bloco e coloque na colisao com o mario:
Código:
sprite_index := spr_blocosubindo
Adicione um evento Animation End e coloque:
Código:
sprite_index := spr_mario
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Re: Tem como fazer para que quando o Mário Bros colida com o bloco ele vá para cima e volte ao lugar, ou só em sprites?

Mensagem por Adriel em Ter 11 Maio 2010, 18:05

Aí é fácil, né? Eu perguntei se tem como fazer sem ser sprites!
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Re: Tem como fazer para que quando o Mário Bros colida com o bloco ele vá para cima e volte ao lugar, ou só em sprites?

Mensagem por victor_aco em Ter 11 Maio 2010, 18:19

Me desculpe cara mas até agora eu não vi onde você falou sem sprites.
Dei uma olhada no codigo do sigiloso e cheguei a esta conslusão:
Substitua o cógigo do STEP por:
Código:

if PULO=true
{vspeed=-5}
if y<INICIAL_Y-100
{
PULO=false
vspeed=+5
}
if y=INICIAL_Y {vspeed=0}
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