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Pessoal, será que dá para fazer um jogo inteiro com um só Event????

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Mensagem por Adriel Seg 03 maio 2010, 21:33

Eu estou conseguindo, apenas usando "Step"... será que dura????

----------EDIT------------

Não durou... a parte de pular não funfou Sad

Continuando... algum de vocês já conseguiram isso?
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Mensagem por victor_aco Seg 03 maio 2010, 21:36

Acho que da pra fazer um simples jogo onde o objetivo é correr com o player do inimigo e se ele te pegar voce renasce.


Última edição por victor_bh em Seg 03 maio 2010, 21:53, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Igor KinGamer Seg 03 maio 2010, 21:51

Acho que dá pra fazer um jogo inteiro no Creation code de uma room. Os únicos probleminhas são que o código ia ter um tretazilhão de linhas e o infeliz que fizesse isso ia ter que ser muito paciente e cuidadoso.

PS.: Um dia, eu ainda vou fazer Razz
[edit]
PS2.: Agora não é mais acho, é certeza do que disse acima (inclusive, dá pra até desenhar os sprites (pixel por pixel), só não sei quem e por que faria isso... Quem sabe eu...).
PS3.: Respondendo finalmente à sua pergunta, sim, dá, só que vai ser um pouco limitado (a não ser que você use umas funções que adicionam eventos (as quais seriam usadas para fazer só através do Creation code)).
PS4.: O que coloquei como PS3 é que devia estar lá em cima, e o que está lá devia estar como PS3... Mas tanto faz...
PS5.: Flw.


Última edição por Igor KinGamer em Seg 03 maio 2010, 22:20, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Janx Seg 03 maio 2010, 22:11

Igor KinGamer escreveu:Acho que dá pra fazer um jogo inteiro no Creation code de uma room. Os únicos probleminhas são que o código ia ter um tretazilhão de linhas e o infeliz que fizesse isso ia ter que ser muito paciente e cuidadoso.

PS.: Um dia, eu ainda vou fazer Razz

Realmente, acho que tem como, mas seria muito complicado. Seria a mesma coisa que fazer um jogo em uma linguagem "de verdade", um loop infinito que vai atualizando tudo.

Usando apenas o step, você quer dizer em 1 objeto só, ou todos os objetos só usarem o step?
Sim é possivel, vai complicar um pouco, o código vai ficar gigante (Você pode usar vários "blocos" de código? Ficaria melhor pra organizar), mas é possivel sim.
Todos os eventos tem suas respectivas funções, ou seja... o GM apenas cria alguns "atalhos"...
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Mensagem por Licht Seg 03 maio 2010, 22:23

o victor_follador já fez uma engine assim, sem absolutamente nada! só uma room e um código nela. ele até já postou aqui no fórum.
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Mensagem por fonetico Seg 03 maio 2010, 22:56

É como foi dito, é possível fazer um jogo inteiro somente em um evento step, mas além de ser difícil, pode deixar o jogo muito pesado, porque como você deve saber, a cada passo, aquele código enorme vai ser executado. Para computadores fracos isso não é bom.
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Mensagem por donte Seg 03 maio 2010, 23:30

acho que seria mais sem colisões xD coisa impossvel né? e sem draw tb.
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Mensagem por vinians Ter 04 maio 2010, 00:23

Amigos, fiz um exemplo e postei como Engine. É um exemplo de uso com Zero objetos (são todos criados pelo script) e os eventos são criptografados em arquivos cripts. Não utilizo nenhuma DLL.
Veja neste tópico
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Mensagem por Adriel Ter 04 maio 2010, 12:39

Cara, sempre que eu vejo que ou o vinians ou o Kabeção comentaram, eu fico cheio de medo rs
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Mensagem por RodrigoM. Qua 05 maio 2010, 12:23

Sim, é possível, veja esse exemplo do Victor:
http://www.gamemakerbrasil.com/engines-f12/sem-objetosspritessons-e-um-jogo-completo-tudo-em-um-codigo-t7607.htm#57569

Eu nunca tentei, e nem pretendo, só em ultimo caso de tedio, eu posso tentar! [:¬D]
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Mensagem por Henrique_GJ Qua 05 maio 2010, 14:27

nossa se eu estiver com tédio a última coisa que eu vou fazer é mexer no GM

é legal ter seu jogo pronto mas fazê-lo é injuado d+ pelo amor de deus eu num sei se o problema ta comigo porque até hoje o único jogo que ficou pronto meu foi missel comando e suas modificações as vezes eu faço um monte de sprite mas nem chego a fazer o jogo D=
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Mensagem por The Wizard Qui 06 maio 2010, 21:51

olha só cara o evento slep pode até funcionar mas afinal porque quer um jogo com só um evento
(ESPERO RESPOSTA)
e alias bota isso no evento slep é um minigame completo com só um evento
Código:
///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
/*Tutorials Copyrights
Todos direitos reservados.Copyright ©️ 2010 by VF Victor Follador. É autorizada a
distribuição desse tutorial desde que o nome do autor esteja contido no mesmo e que
a obra não seja modificada sem autorização do autor.

Game Maker Copyright
Game Maker ©️ by Mark Overmars (http://www.gamemaker.nl).
*/
///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

//Cria o sprite para colisões
global.sprite_c = sprite_create_from_screen(0,0,32,32,0,0,0,0)
//Pontuação
highscore_set_strings('RANKING','Ninguem','Aperte enter para sair')
//Impede de dar erro no menu principal
opcao2 = 99
//Menu Prinicpal
opcao = show_message_ext('Selecione uma opção','JOGAR','OPÇÕES','SAIR')
if opcao = 1
{

}
if opcao = 2
{
opcao2 = show_message_ext('Selecione uma opção','COMO JOGAR','RANKING','RANK S')
if opcao2 = 1
{
show_info()
game_restart()
}
if opcao2 = 2
{
highscore_show(0)
game_restart()
}
if opcao2 = 3
{
certeza = show_question('Tem certeza que deseja apagar todas pontuações feitas pelos usuarios e começar um novo com rankings oficiais de padrão para tentar superalos?')
if certeza = true
{
// Prepara um novo ranking
highscore_clear()
highscore_add('péssimo',1)
highscore_add('ruim',100)
highscore_add('principiante',300)
highscore_add('regular',500)
highscore_add('bom',800)
highscore_add('Amador',1000)
highscore_add('Pro',1500)
highscore_add('Maniaco',2000)
}
game_restart()
}
}
if opcao = 3
{
game_end()
}
if opcao = 0 then game_restart()
if opcao2 = 0 then game_restart()
//Cria a bolinha que você controla
global.player_1 = object_add()
object_set_sprite(global.player_1,global.sprite_c) http://global.sprite_c é o sprite da bolinha (somente para colisão)
object_event_add(global.player_1,ev_step,0,'sprite_get_bbox_top(global.player_1= 4) sprite_get_bbox_left(global.player_1= 4) sprite_get_bbox_right(global.player_1= 28) sprite_get_bbox_bottom(global.player_1= 28)')
instance_create(320,272,global.player_1)
//Cria os controles da bolinha
object_event_add(global.player_1,ev_step,0,'if keyboard_check(vk_up) = true then if y > 30 then y-=6')
object_event_add(global.player_1,ev_step,0,'if keyboard_check(vk_down) = true then if y < 380 then y+=6')
object_event_add(global.player_1,ev_step,0,'if keyboard_check(vk_left) = true then if x > 10 then x-=6')
object_event_add(global.player_1,ev_step,0,'if keyboard_check(vk_right) = true then if x < 600 then x+=6')
//Cria os blocos inimigos
global.evento = object_add()
global.posicao = choose(10,25,15,14,20,16,13,11,12,9,8)//Velocidade dos blocos inimigos
object_set_sprite(global.evento,global.sprite_c)
object_event_add(global.evento,ev_step,0,'sprite_get_bbox_top(global.evento= 4) sprite_get_bbox_left(global.evento= 4) sprite_get_bbox_right(global.evento= 28) sprite_get_bbox_bottom(global.evento= 26)')
object_event_add(global.evento,ev_create,0,'global.posicao = choose(10,16,13,11,12,9,8,11,10) vspeed = global.posicao hspeed = 0')
object_event_add(global.evento,ev_animation_end,0,'instance_create(random(640),0,global.evento) instance_destroy()')
instance_create(random(640),500,global.evento)
//Mostra a bolinha
object_event_add(global.player_1,ev_draw,0,'draw_set_color(c_blue) draw_ellipse_color(x-16,y-16,x+16,y+16,c_blue,c_fuchsia,0) draw_set_color(c_black)')
//Mostra os blocos inimigos
object_event_add(global.evento,ev_draw,0,'draw_rectangle_color(x-16,y-16,x+16,y+16,c_black,c_dkgray,c_silver,c_red,0)')
//Cria o objeto principal
global.evento2 = object_add()
object_event_add(global.evento2,ev_create,0,'depth = -10 alarm[0]= 100')
object_event_add(global.evento2,ev_step,0,'score += 1')
object_event_add(global.evento2,ev_alarm,0,'instance_create(random(640),500,global.evento) alarm[0] = 100')
instance_create(1,400,global.evento2)
font_get_bold(1)
draw_set_color(c_blue)
//Mostra a pontuação na tela
object_event_add(global.evento2,ev_draw,0,"draw_set_color(c_dkgray) draw_rectangle(0,400,640,480,0) image_alpha = 0.6 draw_set_color(c_black) draw_rectangle(100,400,500,460,0) image_alpha = 1")
object_event_add(global.evento2,ev_draw,0,"draw_set_color(c_blue)draw_text_transformed(100,400,'PONTOS',2,2,0) draw_set_color(c_white)draw_text_transformed(270,400,score,2,2,0)")
//Cria um objeto para mostrar a chuva
global.evento3 = object_add()
object_event_add(global.evento3,ev_draw,0,"effect_create_below(ef_rain ,x,y,2,c_white)")
object_event_add(global.evento3,ev_create,0,'depth = 10')
instance_create(1,400,global.evento3)
//colisao da bola com o quadrado
object_event_add(global.player_1,ev_collision,global.evento,"highscore_show(score) game_restart()")
//OUTRAS CONFIGURAÇÕES
room_caption = 'Desvie dos quadrados,Engine de Victor Follador 2010'
show_score = false
draw_set_color(c_purple)
window_set_cursor(cr_uparrow)
background_color = c_maroon
effect_create_below(ef_explosion ,x,y,2,c_black)
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Mensagem por Adriel Qui 06 maio 2010, 22:11

Cara, em algum momento eu disse que queria????
Eu só fiz uma pergunta... Ah, e o correto é "Step" e não "Slep".
E, a propósito, fiz uma barrinha de fan para você, caso se interesse, taí Very Happy

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Mensagem por The Wizard Sáb 08 maio 2010, 12:55

ta bem legal a barrinha de fan vai ser uma das minhas opçoes
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