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Inimigo virar a sprite para o lado que ele for
3 participantes
Página 1 de 1
Inimigo virar a sprite para o lado que ele for
Olá, tenho um sprite aqui de um inimigo visto de cima e queria saber se tem como ele virar essa sprite conforme ele anda mais sem ficar mudando a sprite, e quando ele passar perto ou o player passar perto dele ele ande mais rapido e vá ná direção do player ai muda a sprite para ele atacar?
Grato Paulo!
Grato Paulo!
loupa- Data de inscrição : 30/03/2010
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Re: Inimigo virar a sprite para o lado que ele for
Pelo que entendi, o sprite é visto de cima e ele pode andar em qualquer direção, certo?
Se for isso, você pode usar image_angle (só funciona no pro!).
A imagem deve ser dele virado para a direita e a origin deve estar centralizada. Então, no step, você coloca:
image_angle = direction;
Claro, para isso funcionar, o movimento dele deve ser feito usando a variável direction.
Para fazer andar mais rápido quando está perto do player e ir na direção dele:
Step:
if (point_distance(x, y, nome_do_objeto_player.x, nome_do_objeto_player.y) > distância_em_pixels)
speed = velocidade_longe_do_player;
else
{
speed = velocidade_perto_do_player;
direction = point_direction(x, y, nome_do_objeto_player.x, nome_do_objeto_player.y);
Se for isso, você pode usar image_angle (só funciona no pro!).
A imagem deve ser dele virado para a direita e a origin deve estar centralizada. Então, no step, você coloca:
Claro, para isso funcionar, o movimento dele deve ser feito usando a variável direction.
Para fazer andar mais rápido quando está perto do player e ir na direção dele:
if (point_distance(x, y, nome_do_objeto_player.x, nome_do_objeto_player.y) > distância_em_pixels)
speed = velocidade_longe_do_player;
else
{
speed = velocidade_perto_do_player;
direction = point_direction(x, y, nome_do_objeto_player.x, nome_do_objeto_player.y);
Igor KinGamer- Data de inscrição : 26/09/2008
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Re: Inimigo virar a sprite para o lado que ele for
Se for isso, você pode usar image_angle (só funciona no pro!).
A imagem deve ser dele virado para a direita e a origin deve estar centralizada. Então, no step, você coloca:
image_angle = direction;
Claro, para isso funcionar, o movimento dele deve ser feito usando a variável direction.
Como faço essa parte?
loupa- Data de inscrição : 30/03/2010
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Re: Inimigo virar a sprite para o lado que ele for
Agora talvez eu estou entendendo o seu problema. No MSN não entendi direito.
Para usar a variável direction é só colocar ela no Create para o ângulo que quiser, para mudar ele é simples:
CREATE:
ALARM 0:
STEP:
OUTSIDE ROOM:
Lembre-se de colocar a origem no centro e o sprite do inimigo virado para esquerda.
Para usar a variável direction é só colocar ela no Create para o ângulo que quiser, para mudar ele é simples:
CREATE:
- Código:
{
change_direction = random(359);
alarm[0] = 60;
}
ALARM 0:
- Código:
{
change_direction = random(359);
alarm[0] = 60;
}
STEP:
- Código:
{
if point_distance(x,y,player.x,player.y) < 200 { //Muda para a distância.
speed = 8 //Velocidade perto do player.
direction = point_direction(x,y,player.x,player.y);
}
else{
speed = 5 //Velocidade longe do player.
direction = change_direction;
}
image_angle = direction;
}
OUTSIDE ROOM:
- Código:
{
change_direction =- change_direction;
}
Lembre-se de colocar a origem no centro e o sprite do inimigo virado para esquerda.
Re: Inimigo virar a sprite para o lado que ele for
VLW funcionou obrigado ao dois!!!
loupa- Data de inscrição : 30/03/2010
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