GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


POSSIBILIDADE DE DIMINUIR O CODE.

2 participantes

Ir para baixo

POSSIBILIDADE DE DIMINUIR O CODE. Empty POSSIBILIDADE DE DIMINUIR O CODE.

Mensagem por Da Galáxia Ter 04 maio 2010, 23:42

o codigo (abaixo a pergunta)

//CRIA E ATIRA O MISSEL
//o missel segue automaticamente o inimigo, sempre o que estiver mais proximo.
//portanto algumas variaveis para equivalencia...
//...instance - equivale a isntance mais proxima do inimigo (instance = exemplo)
//objeto - essa variavel é para que a instance mais proxima seja de...
//...qualquer objeto e não apenas de um especifico

if instance_exists(obj_player)
{
if keyboard_check_released(ord("Z"))
if(tiro_especial = true) then
{
if instance_exists(obj_inimigo1) or instance_exists(obj_inimigo2)
{
var instance1, instance2, missil, objeto; //variaveis temporarias
objeto := 0;
instance1 := instance_nearest(x,y,obj_inimigo1);//vai na direçao da instance mais proxima
instance2 := instance_nearest(x,y,obj_inimigo2);
missil := instance_create(x,y,obj_arma_missil);
if instance1 < 0 objeto := instance2;
if instance2 < 0 objeto := instance1;
if objeto = 0 if distance_to_point(instance1.x,instance1.y) <
distance_to_point(instance2.x,instance2.y) then objeto := instance1 else objeto := instance2;

with (missil) {move_towards_point(objeto.x,objeto.y,15)//missil segue inimigo
image_angle = point_direction(x, y,objeto.x,objeto.y)}//missil vai no angulo do inimigo
}
}
}
Com esse codigo o missel é criado e vai na instance mais proxima seja qual for o inimigo se é o nimigo1 ou o inimigo2. Ta funcionando como eu queria, a pergunta...
Se eu criar 20 tipos de objetos (inimigo3, inimigo4...), o code vai ficar gigantesco, alguem sabe alguma maneira de eu criar por exemplo até 20 objetos, com um code que não fique imenso? Daria aqui para usar o comando FOR ou alguma outra maneira que eu nao teria que repetir esses codes até o objeto 20?. OBRIGADO!

Editado por CyraxX: Topico resolvido.
Trancado.
Se o autor quiser reabrir o tópico envie MP para algum administrador ou moderador.
Da Galáxia
Da Galáxia

Data de inscrição : 14/01/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 348
Prêmios : POSSIBILIDADE DE DIMINUIR O CODE. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

POSSIBILIDADE DE DIMINUIR O CODE. Empty Re: POSSIBILIDADE DE DIMINUIR O CODE.

Mensagem por Klior Qua 05 maio 2010, 07:27

Crie um objeto "objPai" por exemplo
não coloque nada nesse objeto

depois nos objetos dos inimigos coloque em "Parent" com "objPai"

então toda vez que você se referir ao "objPai" você estará se referindo a todos inimigos..
ou seja em vez de usar
instance_nearest (x, y, obj_inimigo1)
instance_nearest (x, y, obj_inimigo2)
instance_nearest (x, y, obj_inimigo3)

basta usar
instance_nearest (x, y, objPai) e você estará incluindo todos os inimigos que estão com a opção "Parent" marcadas como "objPai"
Klior
Klior

Data de inscrição : 07/03/2010
Reputação : 13
Número de Mensagens : 426
Prêmios : POSSIBILIDADE DE DIMINUIR O CODE. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • C#
  • Javascript


Ir para o topo Ir para baixo

POSSIBILIDADE DE DIMINUIR O CODE. Empty Re: POSSIBILIDADE DE DIMINUIR O CODE.

Mensagem por Da Galáxia Qua 05 maio 2010, 19:03

VALEU meu camarada, deu certo.
Da Galáxia
Da Galáxia

Data de inscrição : 14/01/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 348
Prêmios : POSSIBILIDADE DE DIMINUIR O CODE. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

POSSIBILIDADE DE DIMINUIR O CODE. Empty Re: POSSIBILIDADE DE DIMINUIR O CODE.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos