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Jogo com Keys para abrir Portas

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Jogo com Keys para abrir Portas Empty Jogo com Keys para abrir Portas

Mensagem por AlexandreCR Seg 03 maio 2010, 21:11

Ola,eu estou fazendo um jogo.
Uma princesa foi raptada por monstros terrives,mais o Principe foi atras dela salvala
mais a Muitos i nimigos pelo caminho,entao ele chega no Castelo,la a muito mais inimigos.
e para conseguir abrir alguns portoes do castelo,tera que Pegar Todas as Chaves
mais se ele nao pegar as Chaves a porta nao abre.

Por favor nao eh Engine,eh codido que eu quero.
Help


Última edição por AlexandreCR em Seg 03 maio 2010, 23:40, editado 2 vez(es)
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Jogo com Keys para abrir Portas Empty Re: Jogo com Keys para abrir Portas

Mensagem por victor_aco Seg 03 maio 2010, 21:24

Primeiramente você precisa ter o obj_portão, o obj_chave e o obj_player (claro).
Vá no no obj_player e coloque nos eventos:
CREATE:
Código:
global.chaves=0 //caso tenha diferentes tipos de chaves para diferentes portoes crie uma váriavel para cada chave
COLLISION obj_chave:
Código:
global.chaves+=1 //caso queira adicionar algo a mais para quando o player pegar a chave adicione aqui

Vá no obj_chave e coloque em COLLISION obj_player:
Código:
instance_destroy()

Vá no STEP do obj_portão e coloque:
Código:
if global.chaves = 3 //coloque aqui a quantidade de chaves que ele deve pegar
{sprite_index := spr_portaoaberto}

Explicação: Primeiramente é necessário que haja a variável global.chaves. Eu coloco o global. porque assim não há necessidade de que a jaula reconheça a variável em outro objeto, ou seja, faz com que todos objetos reconheçam a variável.
Quando o player encostar na chave a variável global.chaves aumenta 1 e o objeto chave se destrói.
A jaula fica o tempo todo verificando se o player já pegou todas as chaves através do evento STEP e assim que ela percebe que ela pegou o STEP o sprite do portão fechado troca para o sprite do portão aberto.
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Jogo com Keys para abrir Portas Empty Re: Jogo com Keys para abrir Portas

Mensagem por AlexandreCR Seg 03 maio 2010, 21:34

victor_bh escreveu:Primeiramente você precisa ter o obj_portão, o obj_chave e o obj_player (claro).
Vá no no obj_player e coloque nos eventos:
CREATE:
Código:
global.chaves=0 //caso tenha diferentes tipos de chaves para diferentes portoes crie uma váriavel para cada chave
COLLISION obj_chave:
Código:
global.chaves+=1 //caso queira adicionar algo a mais para quando o player pegar a chave adicione aqui

Vá no obj_chave e coloque em COLLISION obj_player:
Código:
instance_destroy()

Vá no STEP do obj_portão e coloque:
Código:
if global.chaves = 3 //coloque aqui a quantidade de chaves que ele deve pegar
{sprite_index := spr_portaoaberto}

Explicação: Primeiramente é necessário que haja a variável global.chaves. Eu coloco o global. porque assim não há necessidade de que a jaula reconheça a variável em outro objeto, ou seja, faz com que todos objetos reconheçam a variável.
Quando o player encostar na chave a variável global.chaves aumenta 1 e o objeto chave se destrói.
A jaula fica o tempo todo verificando se o player já pegou todas as chaves através do evento STEP e assim que ela percebe que ela pegou o STEP o sprite do portão fechado troca para o sprite do portão aberto.

La no Evento de Colisao com a chave adiciono um Codigo
Global Chaves+1 ta... mais ai tipo eu posso usar o Esquema de Pontos,como Keys apenas para aparecer o Numero de Chaves em cima da tela?

Vlw Pelos Codigo Very Happy
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Jogo com Keys para abrir Portas Empty Re: Jogo com Keys para abrir Portas

Mensagem por victor_aco Seg 03 maio 2010, 21:47

Para fazer isso basta adicionar o codigo no evento draw do obj_controle:
Código:
draw_set_color(c_white)//escolhe a cor do texto (no caso branca)
draw_text(10,35,"Chaves:" +string(global.chaves))
Substitua 10 pela posição x do texto
Substitua 35 pela posição y do texto
Entre as aspas coloque o que deve aparecer antes do número.
Como você quer adicionar um número você coloca +string e entre parênteses a variável a ser desenhada.
OBS: Aprendi nas aulas do Alex FC
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Jogo com Keys para abrir Portas Empty Re: Jogo com Keys para abrir Portas

Mensagem por AlexandreCR Seg 03 maio 2010, 21:49

victor_bh escreveu:Para fazer isso basta adicionar o codigo no evento draw do obj_controle:
Código:
draw_set_color(c_white)//escolhe a cor do texto (no caso branca)
draw_text(10,35,"Chaves:" +string(global.chaves))
Substitua 10 pela posição x do texto
Substitua 35 pela posição y do texto
Entre as aspas coloque o que deve aparecer antes do número.
Como você quer adicionar um número você coloca +string e entre parênteses a variável a ser desenhada.
OBS: Aprendi nas aulas do Alex FC

Vlw Dinovo
Vou começar a ver as aulas do Alex
eu olhava as aulas do CPinheiro
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Jogo com Keys para abrir Portas Empty Re: Jogo com Keys para abrir Portas

Mensagem por victor_aco Seg 03 maio 2010, 21:54

As aulas do Alex foram muito importantes para minha inicialização em gml antes eu não sabia nada.
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Jogo com Keys para abrir Portas Empty Re: Jogo com Keys para abrir Portas

Mensagem por AlexandreCR Seg 03 maio 2010, 22:02

Ei cara,tenho mais 1 duvidas

ai ta
adicionei todos os codigos
mais tem o Codigo que ele abre o Portao com 3 chaves

mais conforme vai avançando de faze o Numero de chaves vai almentando,ai o que q eu faço?
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Jogo com Keys para abrir Portas Empty Re: Jogo com Keys para abrir Portas

Mensagem por victor_aco Seg 03 maio 2010, 22:13

A sim me desculpe esqueci desse detalhe troque o código do STEP do obj_portão por:


Código:
if global.chaves = 3
{
sprite_index := spr_portaoaberto
global.chaves=0
}
Assim você zera o número de chaves toda vez que abre um portão.
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Jogo com Keys para abrir Portas Empty Re: Jogo com Keys para abrir Portas

Mensagem por AlexandreCR Seg 03 maio 2010, 22:31

victor_bh escreveu:A sim me desculpe esqueci desse detalhe troque o código do STEP do obj_portão por:


Código:
if global.chaves = 3
{
sprite_index := spr_portaoaberto
global.chaves=0
}
Assim você zera o número de chaves toda vez que abre um portão.

eu tava procurando mesmo um codigo para zerar o numero de chaves depois que abrisse o portao.

Mais tipo a varios portoes no jogo
o 1 portao se abre com 3 chaves
e o 2 Portao se abre com 4 Chaves,como fasso para subir o numero de chaves que preciso a cada portao?
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Jogo com Keys para abrir Portas Empty Re: Jogo com Keys para abrir Portas

Mensagem por AlexandreCR Seg 03 maio 2010, 23:41

Amiguinho
esses seus codigos estao dando o seguinte erro quando abre o jogo:

Comofas?
of Step Event
for object obj_porta:

Error in code at line 1:
if global.chaves = 3

at position 11: Unknown variable chaves

___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Step Event
for object obj_porta:

Error in code at line 1:
if global.chaves = 3

at position 11: Unknown variable chaves
AlexandreCR
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Jogo com Keys para abrir Portas Empty Re: Jogo com Keys para abrir Portas

Mensagem por victor_aco Ter 04 maio 2010, 17:53

Amiguinho
esses seus codigos estao dando o seguinte erro quando abre o jogo:

Comofas?
of Step Event
for object obj_porta:

Error in code at line 1:
if global.chaves = 3

at position 11: Unknown variable chaves

___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Step Event
for object obj_porta:

Error in code at line 1:
if global.chaves = 3

at position 11: Unknown variable chaves

Cara confere no evento CREATE do obj_player e confere se você digitou global.chaves certinho. Porque fiz uns testes aqui e funcionou.

Mais tipo a varios portoes no jogo
o 1 portao se abre com 3 chaves
e o 2 Portao se abre com 4 Chaves,como fasso para subir o numero de chaves que preciso a cada portao?[/quote]
Se você usar diferentes chaves, um tipo para cada portão é necessário que você crie uma váriavel para cada tipo de chave.
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Jogo com Keys para abrir Portas Empty Re: Jogo com Keys para abrir Portas

Mensagem por AlexandreCR Ter 04 maio 2010, 21:47

victor_bh escreveu:
Amiguinho
esses seus codigos estao dando o seguinte erro quando abre o jogo:

Comofas?
of Step Event
for object obj_porta:

Error in code at line 1:
if global.chaves = 3

at position 11: Unknown variable chaves

___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Step Event
for object obj_porta:

Error in code at line 1:
if global.chaves = 3

at position 11: Unknown variable chaves

Cara confere no evento CREATE do obj_player e confere se você digitou global.chaves certinho. Porque fiz uns testes aqui e funcionou.

Mais tipo a varios portoes no jogo
o 1 portao se abre com 3 chaves
e o 2 Portao se abre com 4 Chaves,como fasso para subir o numero de chaves que preciso a cada portao?
Se você usar diferentes chaves, um tipo para cada portão é necessário que você crie uma váriavel para cada tipo de chave.[/quote]

Problema Resolvido
KKK,eu tava com vergonha que foi cagada minha kkkk,eu esqueci de por o Player Na room Laughing kkkkk
Ok,entao parece que o Geito mais facil e criar Portoes diferentes,e chaves Diferentes Correto?
assim eu possso mudar o numero de chaves.
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Jogo com Keys para abrir Portas Empty Re: Jogo com Keys para abrir Portas

Mensagem por victor_aco Qua 05 maio 2010, 17:36

Realmente é o jeito mais fácil mesmo.
kkkkkkk Isso já aconteceu comigo também fiquei la quebrando a cabeça porque não estava dando ai depois de um tempão percebi que faltava um objeto na room.
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Jogo com Keys para abrir Portas Empty Re: Jogo com Keys para abrir Portas

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