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[Resolvido] Tem como fazer um objeto seguir o ooutro sem usar codigos?

em Qua 05 Maio 2010, 09:01
Ola gente!
Como faço um objeto seguir outro objeto sem usar esses eventos(Execute code e Execute script)?

Editado por CyraxX: Topico resolvido.
Trancado.
Se o autor quiser reabrir o tópico envie MP para algum administrador ou moderador.
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Re: [Resolvido] Tem como fazer um objeto seguir o ooutro sem usar codigos?

em Qua 05 Maio 2010, 09:23
mt facil, xD, eu tbm não sei o comando atravez do script, me add no MSN q eu ti falo
yra_santer@hotmail.com
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Re: [Resolvido] Tem como fazer um objeto seguir o ooutro sem usar codigos?

em Qua 05 Maio 2010, 09:35
Vc poderia postar como aqui tabem pra ajudar o forum Smile
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Re: [Resolvido] Tem como fazer um objeto seguir o ooutro sem usar codigos?

em Qua 05 Maio 2010, 09:58
depende, se é pra ficar sempre do lado do outro é assim:
no objeto que vai seguir o personagem, no step dele põa a ação "jump to position", ai em X você põe, se tiver seguindo um objeto chamado player, "player_x"
e em Y "player_y".
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Re: [Resolvido] Tem como fazer um objeto seguir o ooutro sem usar codigos?

em Qua 05 Maio 2010, 10:23
ERROR in
action number 1
of Step Event
for object Camera:

Error in expression:Peixisculo_parado>_x
position 1: Unknown variable Peixisculo_parado

o que deu errado o que faltou?
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Re: [Resolvido] Tem como fazer um objeto seguir o ooutro sem usar codigos?

em Qua 05 Maio 2010, 10:27
queis são os nomes dos objetos?
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Re: [Resolvido] Tem como fazer um objeto seguir o ooutro sem usar codigos?

em Qua 05 Maio 2010, 10:29
o objeto camera tem que seguir esses objetos Peixisculo> e Peixisculo<
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Re: [Resolvido] Tem como fazer um objeto seguir o ooutro sem usar codigos?

em Qua 05 Maio 2010, 10:38
muda o nome deles. põa peixl e peixll.
ai no step da câmera põa:

jump to positon-
x:peixl_x
y:peixl_y
------------------
agora, não dá pra um só objeto seguir 2 ao mesmo tempo.
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Re: [Resolvido] Tem como fazer um objeto seguir o ooutro sem usar codigos?

em Qua 05 Maio 2010, 11:22
oba vlw tb prescisava disto
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Re: [Resolvido] Tem como fazer um objeto seguir o ooutro sem usar codigos?

em Qua 05 Maio 2010, 19:05
Olha coloquei x:peixl_x
y:peixl_y não deu serto. mas coloquei o numero 4 em algum lugar ai que deu certo por que o 4 é a velocidade do personagem a ser seguido. mas esqueici onde eu coloquei. por que marquei a opção relactive so pra ver. sabe o que acontece? meu pc renicia Shocked

por que quando marco a opção relactive meu pc renicia? Shocked Shocked
a e me fala onde coloco o 4.
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Re: [Resolvido] Tem como fazer um objeto seguir o ooutro sem usar codigos?

em Qua 05 Maio 2010, 19:23
arrasta o ícone step avoiding no evento step do objeto que vai seguir, ele vai seguir o outro desviando dos outros objetos

não se esqueça de no X colocar peixisculo.x e no Y colocar peixisculo.Y, em speed põe uma velocidade

em avoid coloca de quais objetos ele vai desviar, tipo, se vc quer que ele desvie dos sólidos põe solid only e se for de todos põe ALL INSTANCES


agora, o objeto vai ficar seguinto o outro feito louco até encostar e ficar emcima dele

se vc quizer que ele siga mas não chegue a encostar ou a ficar muito perto...

eu sei que vc não quer´códigos mas não custa arrastar o execute code e colocar o código abaixo, tá td pronto e talz =)

distancia=point_distancia(camera.x,camera.y,peixisculo.x,peixisculo.y)
if distancia > 10
{
action_potential_step(peixisculo.x,peixisculo.y,5,1);
}

nesse código só troca peixisculo pelo nome do objeto se é que vc mudou e onde tá 5 vc põe a velocidade, e onde tá 1, o 1 quer dizer all instances, se vc quizer que ele desvie apen dos sólidos troca por 0

desculpe pelo código mas não custa nada tentar tá pronto já =D falow espero ter ajudado

e o nosso amigo lá emcima disse: player_x mas tá errado é player.x, só se usa o sublinhado no mouse (mouse_x) e tlvz se existir um outro caso mas que eu saiba é só o mouse mesmo
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Re: [Resolvido] Tem como fazer um objeto seguir o ooutro sem usar codigos?

em Sex 07 Maio 2010, 12:55
ok da certo mais o peixesculo vira outro personagem a camera tem que seguir ele tabem iai como é que faço.
to apanhando do Game maker 8 Very Happy usava o 7
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Re: [Resolvido] Tem como fazer um objeto seguir o ooutro sem usar codigos?

em Sex 07 Maio 2010, 13:19
@Dom.Pedro III escreveu:ok da certo mais o peixesculo vira outro personagem a camera tem que seguir ele tabem iai como é que faço.
to apanhando do Game maker 8 Very Happy usava o 7

Quando mudar de personagem usa:

Código:
{
view_object[0] = nome_objeto_novo_personagem
}
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Re: [Resolvido] Tem como fazer um objeto seguir o ooutro sem usar codigos?

em Sex 07 Maio 2010, 13:38
@Dom.Pedro III escreveu:ERROR in
action number 1
of Step Event
for object Camera:

Error in expression:Peixisculo_parado>_x
position 1: Unknown variable Peixisculo_parado

o que deu errado o que faltou?

"Peixisculo" é um nome nojento. Lembra testículo. Suspect << suspect

Brincadeiras off, agora. Se for para fazer SEM codigos, dá pra usar o move_towards. Nos codigos o nome é mesmo(move_towards)
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Re: [Resolvido] Tem como fazer um objeto seguir o ooutro sem usar codigos?

em Sex 07 Maio 2010, 13:44
felaobr escreveu:
@Dom.Pedro III escreveu:ERROR in
action number 1
of Step Event
for object Camera:

Error in expression:Peixisculo_parado>_x
position 1: Unknown variable Peixisculo_parado

o que deu errado o que faltou?

"Peixisculo" é um nome nojento. Lembra testículo. Suspect << suspect

Brincadeiras off, agora. Se for para fazer SEM codigos, dá pra usar o move_towards. Nos codigos o nome é mesmo(move_towards)

Realmente Peixisculo é meio estranho. Não seria mais fácil usar Jump To Position ou duas ações Set Variable com x e y ? O Move Towards utiliza velocidade e às vezes não funciona bem com o que o usuário quer (se for apenas ficar na posição exata).
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Re: [Resolvido] Tem como fazer um objeto seguir o ooutro sem usar codigos?

em Sex 07 Maio 2010, 14:07
Dom Pedro, você quer que a camera siga o personagem ou que um outro personágem siga o seu?

Pelo que eu entendi aqui o personagem muda e vira outro objeto, aí a camera para de seguir ele, estou certo?

Se sim, é só você fazer um obj invisível, colocar um step e no codigo escrever:
Código:
if object_exists(Personagem_Mudado)
    { view_object[0..7] = Personagem_mudado }

Gente, nem sei se o "object_exists" serve pra ver se o personagem mudou, e nem se o "view_object" serve para a camera seguir o personagem, e não sei pra que serve os numerinhos entre colchetes (o carinha la em cima - DO TOPICO - mandou isso e eu usei) mas a logica é essa, tenta aí :S
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Re: [Resolvido] Tem como fazer um objeto seguir o ooutro sem usar codigos?

em Sex 07 Maio 2010, 16:13
Isso não deu certo
toh com dor de cabeça jah.
toh com nó no cerebro e nem penso mais direito.
o motivo de eu não querer usar codes é por que uso muitos objetos
"MUITOS MESMO" meu recorde era o jogo MAL-TE-VI do Gm7 que eu tinha feito 82 objetos
usando code fica muito dificil ver que personagem falta, intende que eu falo
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Re: [Resolvido] Tem como fazer um objeto seguir o ooutro sem usar codigos?

em Sex 07 Maio 2010, 16:49
eu preferiria fazer em código OO

mais assim

acho que ninguém perguntou... mais vc quer que o outro objeto siga com os próprios passos dele (ou seja.. ele segue com a velocidade dele) ou ficar sempre grudado com outro objeto???

de qualquer modo explicarei como fazer os dois

SEGUIR COM OS PRÓPRIOS PASSOS:

abra a janela do objeto que irá seguir o outro objeto
olhe no canto direito da janela nas abas
Adicione um evento STEP ou coisa parecida para ele seguir sempre o outro objeto
vá na aba move
selecione o 3º ícone da "linha" 1 (Move Toward)
agora na janela que aparecer coloque:

X: NOME_DO_OBJETO_A_SER_SEGUIDO.x
Y: NOME_DO_OBJETO_A_SER_SEGUIDO.y
SPEED: 4

*Subistitua o NOME_DO_OBJETO_A_SER_SEGUIDO Pelo nome do objeto que será seguido (mais deixe aquele .x e .y na frente. OBRIGATÓRIO PARA FUNCIONAR)
**No Speed Pode Por O Valor que Quiser

Está Pronto... De Play e Veja Se Segue e se é do jeito que queria ;)



FICAR COLADO COM O OUTRO OBJETO:

abra a janela do objeto que irá Ficar Colado com o outro objeto
olhe no canto direito da janela nas abas
Adicione um evento STEP ou coisa parecida para ele ficar colado com o outro outro objeto (Se Não não vai dar Certo)
vá na aba move
selecione o 1º ícone da "linha" 4 (Jump To Position)
agora na janela que aparecer coloque:

X: NOME_DO_OBJETO_A_SER_SEGUIDO.x
Y: NOME_DO_OBJETO_A_SER_SEGUIDO.y

*Subistitua o NOME_DO_OBJETO_A_SER_SEGUIDO Pelo nome do objeto que será seguido (mais deixe aquele .x e .y na frente. OBRIGATÓRIO PARA FUNCIONAR)
**Não Marque a Opção Relativa (em Nenhum dos Dois Casos!)

Está Pronto... De Play e Veja é do jeito que queria ;)

FLWs

Té +

Qualquer Outra Dúvida e ou Se Não For oq Queria é Só Falar ;)
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Re: [Resolvido] Tem como fazer um objeto seguir o ooutro sem usar codigos?

em Sex 07 Maio 2010, 17:07
@Dom.Pedro III escreveu:Isso não deu certo
toh com dor de cabeça jah.
toh com nó no cerebro e nem penso mais direito.
o motivo de eu não querer usar codes é por que uso muitos objetos
"MUITOS MESMO" meu recorde era o jogo MAL-TE-VI do Gm7 que eu tinha feito 82 objetos
usando code fica muito dificil ver que personagem falta, intende que eu falo

Bom, eu não acho muito 82 objetos, eu já cheguei a usar mais de 100 objetos em um jogo. Quanto a usar código, mesmo com tantos objetos é mais prático que DnD. Se você quer mudar o objeto da view você precisa usar a função que te passei.
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Re: [Resolvido] Tem como fazer um objeto seguir o ooutro sem usar codigos?

em Sex 07 Maio 2010, 17:13
@Cainã escreveu:
@Dom.Pedro III escreveu:Isso não deu certo
toh com dor de cabeça jah.
toh com nó no cerebro e nem penso mais direito.
o motivo de eu não querer usar codes é por que uso muitos objetos
"MUITOS MESMO" meu recorde era o jogo MAL-TE-VI do Gm7 que eu tinha feito 82 objetos
usando code fica muito dificil ver que personagem falta, intende que eu falo

Bom, eu não acho muito 82 objetos, eu já cheguei a usar mais de 100 objetos em um jogo. Quanto a usar código, mesmo com tantos objetos é mais prático que DnD. Se você quer mudar o objeto da view você precisa usar a função que te passei.

Concordo. Dependendo do jogo, 82 objetos não passa nem raspando.
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