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Atalhos do GM - Praticidade na criação de seus jogos!

em Dom 02 Maio 2010, 19:27
Ficha técnica:
Nome:
Atalhos do GM - Praticidade na criação de seus jogos
Descrição:
Tutorial destinado a agilizar no processo de criação de jogos, sabendo os principais atalhos do GM
Nível de dificuldade:
Mais iniciante que isso, impossível oO
Requerimentos:
Referência de atalhos ao GM8 LITE E PRO
Desenvolvimento:
Segue abaixo:



Atalhos do GM - Praticidade na criação de seus jogos

E aí galera como vão vocês comunicadores? Eu sou o souzalucasjose e trago a vocês mais um tutorial. Espero que ele ajude muito vocês porque a mim ajudou muito!

Bom vamos desde o início, um atalho pode ser uma combinação de teclas que a maior parte dos programas possui, e esses atalhos servem para agilizar o processo, ou caso você não tenha um mouse, usar o teclado mesmo. Mas você deve estar pensando "não entendi bunfas, como assim agilizar?", falo agilizar porque caro leitor, ao invés de você pegar o mouse, mover o cursor em sua longa jornada até o botão, chegar em cima do botão e ainda dar aquele clique miserável, só será necessário apertar uma das maiores invenções já feitas pelo homem, as teclas do seu teclado!
E esse é o intuito deste tutorial, lhe informar sobre os mais diversos atalhos do GM, tanto na parte da interface geral, quanto dentro das propriedades dos ressources do seu game.

Bom já falei demais, e como seu ouvido não é pinico, vamos logo ao que interessa!


Interface...

Um dos primeiros atalhos que considero mais importante é o alt+f4, aquele que fecha qualquer programa teimoso. E porque ele é o meu preferido? Porque você está lá mexendo no GM, ai derrepente bate aquela preguiça e você fala: "Aff, cansei, não quero mais fazer jogo por HOJE", então meu amigo é simples, aperta alt+f4, assim o GM fecha e sua vida muda, mas não esqueça de salvar ok?

Bom agora o papo é sério.
Abaixo os principais atalhos da interface:
ctrl+N - Cria um novo projeto, lembre-se, N de Novo.
ctrl+O - Abre um projeto existente, lembre-se, O de Open, como é um programa em inglês, você vai ter que se acostumar.
ctrl+S - Salva o projeto ativo, lembre-se, S de Salvar.

Atalhos para criar os ressources do game

Estes atalhos são seguidos de shift+ctrl+letra correspondente ao atalho.
shift+ctrl+S - Cria um novo sprite, S de Sprite.
shift+ctrl+U - Cria um novo som (sound), como o S cria um sprite e o O cria um objeto (por ser prioridade), então fica na terceira posição, a letra U de soUnd.
shift+ctrl+B - Cria um novo background, B de Background.
shift+ctrl+P - Cria um novo path, P de Path.
shift+ctrl+C - Cria um novo script, como S cria um sprite, então fica C de sCript.
shift+ctrl+F - Cria uma nova fonte, lembre-se F de Fonte.
shift+ctrl+T - Cria uma linha do tempo, do inglês lembre-se T de Time line.
shift+ctrl+O - Cria um novo objeto, lembre-se O de Objeto.
shift+ctrl+R - Cria uma nova room, lembre-se R de Room.

Atalhos nas propriedades dos ressources

Essa é a parte pela qual mais me orgulho na informática, bom, a teoria é simples, veja bem, como exemplo vou usar as propriedades de um sprite, nela, há 3 botões principais:
- Load Sprite
- Save Sprite
- Edit Sprite

Agora você deve ter percebido, no Load Sprite, há um anderline (_) embaixo da letra L, a mesma coisa acontece nos outros dois botões, sendo que essa anderline está em posição diferente, para não haver conflito. Caso não esteja vendo as anderline, aperta o alt e solte, e você verá, agora, para não usar o mouse, você só precisa segurar o alt+a letra que está grifada e já era, vai acontecer a mesma coisa que aconteceria se tivesse pressionado o botão com o mouse.

Espero que esse simples tutorial tenha ajudado vocês, e obrigado por todo o conhecimento que a Game Maker Brasil me ofereceu até hoje a respeito de GML.


Última edição por souzalucasjose em Dom 02 Maio 2010, 20:46, editado 1 vez(es)
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Re: Atalhos do GM - Praticidade na criação de seus jogos!

em Dom 02 Maio 2010, 20:28
bom tutorial. mas eu não me importo de usar o mouse.
mas parabéns, eu nem sabia que tinha essas conbinações, no máximo eu achava que só era ctrl+z na room.
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Re: Atalhos do GM - Praticidade na criação de seus jogos!

em Dom 02 Maio 2010, 20:30
Muito bom tutorial, ajuda bastante na rapidez.

Só muda o snift por shift. Happy
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Re: Atalhos do GM - Praticidade na criação de seus jogos!

em Dom 02 Maio 2010, 20:44
Cainã escreveu:Muito bom tutorial, ajuda bastante na rapidez.

Só muda o snift por shift. Happy

Ops, kkk um errinho de cálculo, já arrumei xD
E com o substituir do word tudo fica mais fácil rs
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Re: Atalhos do GM - Praticidade na criação de seus jogos!

em Seg 10 Maio 2010, 10:50
Belo tuto.

Não sou muito chegado em atalhos (visto que geralmente tenho um cigarro na outra mão), mas tá valendo Happy
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