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Problemas com luz

em Sex 30 Abr 2010, 21:14
Então galera, no meu novo projeto aqui, terá uma hora que o jogador irá entrar em certas cavernas, então queria dar um ambiente mais escuro nessas horas.
Tentei usar draw_circle juntamente com o draw_rectangle, mas não adiantou (quer dizer, não ficou do jeito que eu esperei). Queria saber como que posso fazer pra que a luz fique com as bordas suaves, como nessa foto:

http://vadim647.at.ua/src/lightOlite.PNG

Eu usei bm_add/bm_subtract antes e para fechar usei bm_normal. No caso do bm_subtract fiquei com um círculo preto. Queria saber como que seria a melhor maneira de se fazer a luz, seja com sprites ou com código mesmo. Smile
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Re: Problemas com luz

em Sex 30 Abr 2010, 21:51
Amigo, isso nada mais é do que uma sprite com o tamanho da tela, qualquer programa que pinte com alpha faz isso, pelo editor do GM 8 se consegue fazer, é só pintar tudo de preto e nas partes claras ir pintando com menos alpha até deixar quase transparente, mas isso claro que se for pelo GM 8, pelo GM 7 não tem essa parada de alpha nas sprites, por isso o GM 8 é muito melhor, com o GM 7 acho que só mesmo por "blend mode" que eu não entendo nada !
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Re: Problemas com luz

em Sex 30 Abr 2010, 22:45
faz um sprite com os seguintes tamanhos:320x240
nomeie de sprLight
taki um exemplo:


Uploaded with ImageShack.us
cria um objeto para a tela...e nele coloca:
Código:
draw_set_blend_mode(bm_subtract)
draw_sprite_ext(sprLight,image_index,view_xview[0],view_yview[0],2,2,0,c_white,1)
draw_set_blend_mode(bm_normal)
Lembrando q é no Evento Draw
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Re: Problemas com luz

em Sab 01 Maio 2010, 00:30
lucforlucas escreveu:faz um sprite com os seguintes tamanhos:320x240
nomeie de sprLight
taki um exemplo:


Uploaded with ImageShack.us
cria um objeto para a tela...e nele coloca:
Código:
draw_set_blend_mode(bm_subtract)
draw_sprite_ext(sprLight,image_index,view_xview[0],view_yview[0],2,2,0,c_white,1)
draw_set_blend_mode(bm_normal)
Lembrando q é no Evento Draw

Esse que você me passou eu já sabia fazer. O problema é que eu queria que a luz seguise o personagem e não a tela toda. D:
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