[Resolvido] Se colidir = Ação1, se nao colider = ação2 ?

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Resolvido [Resolvido] Se colidir = Ação1, se nao colider = ação2 ?

Mensagem por kelvindeth em Sex 30 Abr 2010, 09:14

Aew pessoal, to precisando de uma forcinha pra termina meu projeto..

Tipo qual linha de comando e em qual evt (Step, creat, etc) eu devo colocar para que:

* Quando 1 Objeto colidir com o outro, fazer uma ação;

* E quando ele não estiver mais colidindo com esse objeto, fazer outra ação...

Deu pra intende ?..

Ajudem aew galera vlw *-*


Última edição por souzalucasjose em Dom 30 Maio 2010, 15:46, editado 2 vez(es) (Razão : Problema resolvido ^^)

kelvindeth

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Resolvido Re: [Resolvido] Se colidir = Ação1, se nao colider = ação2 ?

Mensagem por psycon em Sex 30 Abr 2010, 09:38

coloca no CREATE:
Código:
colidindo=0
isso faz com que o Game Maker reconheça 'colidindo' como uma variavel

depois, ponha no STEP:
Código:
colidindo=0
isso faz com que seja sempre 0

ao menos que...

ponha no evento de colisão com o outro objeto:
Código:
colidindo=1

...assim a variavel 'colidindo' só sera 1, quando estiver colidindo...

ai no STEP:
Código:
if colidindo=1{//faz oque tem que acontecer se estiver colidindo}
if colidindo=0{//faz oque tem que acontecer se não estiver colidindo}

com é isso

psycon

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Resolvido Re: [Resolvido] Se colidir = Ação1, se nao colider = ação2 ?

Mensagem por Henrique_GJ em Sex 30 Abr 2010, 10:21

eu tentaria de duas formas

da forma simples

eu colocaria no evento colision a ação

depois eu arrastaria o ícone else

e depois colocaria a outra ação


mas se não der certo aí vem a forma que com certeza dará certo

no evento colision coloca a ação

daí no step coloca

Código:
global.distancia = point_distance(char.x,char.y,obj.x,obj.y)
if global.distancia > 32
{
//ação quando não colidir
}



isso dar certo, mas troca 32 por outro número, eu colocaria a metade da soma do comprimento dos dois objetos mas é vc que sabe

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Resolvido Re: [Resolvido] Se colidir = Ação1, se nao colider = ação2 ?

Mensagem por kelvindeth em Sex 30 Abr 2010, 10:21

Happy Brigadão amigo...

Ainda não testei, estava preparando uma engine para um colega aqui do Forúm,

Mais logo logo vou testá - la.

Dessa forma vai funcionar com certeza Happy

Vlw Razz

EDIT: O método do psycon não deu muito certo, pois mesmo deu colocando no Step que colidindo = 0

quando colidir com o objeto ele não sera 1, pois o step não deixa ele se tornar 1, assim ficando sempre 0.

O método do henrique(o segundo) você disse que da certo concerteza, ai é que tá..
Achei um poko complicado Razz, não sou muito bom em Scripts, teria como explicar mais detalhadamente.

Obrigado..

kelvindeth

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Resolvido Re: [Resolvido] Se colidir = Ação1, se nao colider = ação2 ?

Mensagem por psycon em Sex 30 Abr 2010, 11:04

opa foi mal, esqueci de um detalhe...

então troca o meu primeiro código do STEP,para END STEP
assim fica

CREATE:
Código:
colidindo=0
STEP:
Código:
if colidindo=1{//faz oque tem que acontecer se estiver colidindo}
if colidindo=0{//faz oque tem que acontecer se não estiver colidindo}
END STEP:
Código:
colidindo=0
COLISÃO:
Código:
colidindo=1

psycon

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Resolvido Re: [Resolvido] Se colidir = Ação1, se nao colider = ação2 ?

Mensagem por Henrique_GJ em Sex 30 Abr 2010, 11:18

kelvindeth escreveu:O método do henrique(o segundo) você disse que da certo concerteza, ai é que tá..
Achei um poko complicado Razz, não sou muito bom em Scripts, teria como explicar mais detalhadamente.

Obrigado..

bom, eu tenho no bloco de notas o script do GM completo, eu tava mexendo nele e apertei CTRL + F para pesquisar e escrevi point (só de bobeira) daí eu vi o código point_distance(x1,y1,x2,y2) e logo percebi pra que servia

eu já usei no jogo missel comando e agora passei pra vc vou explicar

naquela hora eu criei um variavel chamada global.distancia, lembrando que só pode ter letras (sem acento) números e _

eu queria que a variavel global.distancia fosse igual a distancia entre os dois objetos, daí eu poderia saber facilmente quando um objeto colide com outro

eu coloquei então

global.distancia = point_distance(obj1.x,obj1.y,obj2.x,obj2.y)

agora a variável global.distancia é igual a distancia entre o obj1 e o obj2

logo se a soma das metades do tamanho das sprites dos dois objeto for maior que a distancia entre eles, então eles estão colidindo certo?

por isso eu coloquei,

if global.distancia < 32
{
//ação
}

é como se o tamanho da sprite dos dois objetos fosse 32, a soma da metade de 32 com a metade de 32 é igual a 32 mas vc pode mudar

se vc fuçar no script do GM tbm vai aprender novos códigos eu aprendi vario como o point_distance(x1,y1,x2,y2) object_exists(obj) sound_play(son) sound_stop(son) entre outro



download do script do GM

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Resolvido Re: [Resolvido] Se colidir = Ação1, se nao colider = ação2 ?

Mensagem por kelvindeth em Sex 30 Abr 2010, 12:19

Sua explicação foi ótima, Mais so burro pakas Razz..

Não consegui fazer funcionar de jeito nenhum, mais obrigado pelas dicas..

Acho que vo dx isso de lado ~~

kelvindeth

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Resolvido Re: [Resolvido] Se colidir = Ação1, se nao colider = ação2 ?

Mensagem por kelvindeth em Seg 03 Maio 2010, 17:19

Opa Henrique_GJ..

Vlw Happy deu certinho.. Problema resolvido Happy

Obrigado a todos que ajudaram *-*

kelvindeth

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