GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Ontem à(s) 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16


1 missel e dois objetos ou mais

Ir para baixo

1 missel e dois objetos ou mais Empty 1 missel e dois objetos ou mais

Mensagem por Da Galáxia Qui 29 Abr 2010, 23:44

Bom galera, o lance é o seguinte: eu criei um missel, que vai na direçao e angulo do inimigo e sempre na instance mais proxima dele. Ate aí perfeito. O problema é que quando ponho um outro tipo de inimigo (inimigo 2) e tendo acrescer o code para acontecer como no inimigo 1, ocorre que: das 3 uma, ou o missel vai só nas instances do inimigo 1 ou só nas do inimigo2. Ja concegui fazer com que o missel acerte as instances mais proximas do inimigo 1 e do inimigo 2, porem quando consigo isso, são criados 2 misseis (um vai na instance mais proxima do inimigo1 e o outro no inimigo 2).
O que predendo, é que apenas um missel seja criado, e ele vá na instance mais proxima, independentemente se é do inimigo 1 ou inimigo 2. Entao eis a pergunta. Como fazer com que o missel, acerte a instance mais proxima dele, independentemente se esta instance é do inimigo1 ou do inimigo2 Segue abaixo o code que usei, para não sujar o code, deixei com que o missel vá apenas na instance mais proxima do inimigo 1. Ufa, desde já agradeço.


//code no STEP do player
//missil
if instance_exists(obj_player)
{
if keyboard_check_released(ord("Z"))
if(tiro_especial = true) then
{
tiro_especial = false;
alarm[0] = 10;
if instance_exists(obj_inimigo1) then
with (instance_create(x,y,obj_arma_missil))
{
obj_inimigo1_mais_proximo=instance_nearest(x,y,obj_inimigo1)//obj_para ir no inimigo1 mais proximo
move_towards_point(obj_inimigo1_mais_proximo.x,obj_inimigo1_mais_proximo.y,15)//vai na direçao do inimigo
image_angle = point_direction(x, y, obj_inimigo1_mais_proximo.x, obj_inimigo1_mais_proximo.y)//vai no angulo do inimigo
}
}
}
Da Galáxia
Da Galáxia

Data de inscrição : 14/01/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 348
Prêmios : 1 missel e dois objetos ou mais Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

1 missel e dois objetos ou mais Empty Re: 1 missel e dois objetos ou mais

Mensagem por Convidad Qui 29 Abr 2010, 23:57

Tente ver qual dos dois tipos de inimigos tem a instância mais próxima do player.

Código:
tipo1_mais_proximo := instance_nearest(x,y,obj_inimigo1);
tipo2_mais_proximo := instance_nearest(x,y,obj_inimigo2);

if distance_to_point(tipo1_mais_proximo.x,tipo1_mais_proximo.y) < distance_to_point(tipo2_mais_proximo.x,tipo2_mais_proximo.y) then atirar_em_quem := tipo1_mais_proximo else atirar_em_quem := tipo2_mais_proximo;

Desse jeito a variável atirar_em_quem vai ter o id da instância mais próxima, independente de ser o inimigo 1 ou 2.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

1 missel e dois objetos ou mais Empty Re: 1 missel e dois objetos ou mais

Mensagem por Da Galáxia Sex 30 Abr 2010, 11:59

Capitão Commando, valeu, deu certo.

entao o codigo ficou assim:

if instance_exists(obj_player)
{
if keyboard_check_released(ord("Z"))
if(tiro_especial = true) then
{
tiro_especial = false;
alarm[0] = 10;
if instance_exists(obj_inimigo1) then
with (instance_create(x,y,obj_arma_missil))
{
tipo1_mais_proximo := instance_nearest(x,y,obj_inimigo1);
tipo2_mais_proximo := instance_nearest(x,y,obj_inimigo2);

if distance_to_point(tipo1_mais_proximo.x,tipo1_mais_proximo.y) <
distance_to_point(tipo2_mais_proximo.x,tipo2_mais_proximo.y) then
atirar_em_quem := tipo1_mais_proximo else atirar_em_quem := tipo2_mais_proximo;
move_towards_point(atirar_em_quem.x,atirar_em_quem.y,15)
}
}
}

Só tem um problema: quando o ultimo inimigo a ser atingido é o inimigo1 da erro de não achar a variavel x. E quando o ultimo inimigo a ser abatido é o inimigo2, o missil não é criado.
Mas nada que eu não resolva aqui; mas se puder dar uma sugestão... agradeço.
Da Galáxia
Da Galáxia

Data de inscrição : 14/01/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 348
Prêmios : 1 missel e dois objetos ou mais Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

1 missel e dois objetos ou mais Empty Re: 1 missel e dois objetos ou mais

Mensagem por Convidad Sex 30 Abr 2010, 23:38

Entendi. Tenta usar esse código aqui:

Código:
if instance_exists(obj_player)
{
if keyboard_check_released(ord("Z"))
if(tiro_especial = true) then
{
if instance_exists(obj_inimigo1) or instance_exists(obj_inimigo2)
{
var tipo1, tipo2, tiro, seguir;
seguir := 0;
tipo1  := instance_nearest(x,y,obj_inimigo1);
tipo2  := instance_nearest(x,y,obj_inimigo2);
tiro  := instance_create(x,y,obj_arma_missil);
if tipo1 < 0 seguir := tipo2;
if tipo2 < 0 seguir := tipo1;
if seguir = 0 if distance_to_point(tipo1.x,tipo1.y) < distance_to_point(tipo2.x,tipo2.y) seguir := tipo1 else seguir := tipo2;

with (tiro) {move_towards_point(seguir.x,seguir.y,15)}
}
}
}
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

1 missel e dois objetos ou mais Empty Re: 1 missel e dois objetos ou mais

Mensagem por Da Galáxia Sex 30 Abr 2010, 23:54

Deu certo, obrigado pela dupla ajuda.
Da Galáxia
Da Galáxia

Data de inscrição : 14/01/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 348
Prêmios : 1 missel e dois objetos ou mais Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

1 missel e dois objetos ou mais Empty Re: 1 missel e dois objetos ou mais

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos