|~|Tutorial|~| Criando Objetivos no jogo

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Mensagem por RodrigoM. em Qui 29 Abr 2010, 00:00

Yoo Guy's, a pedido do amigo bee50cent, estou fazendo esse tutorial de como colocar objetivos para o personagem passar de fase, no nosso caso vamos usar uma room para o objetivo!

Eu, não vou comentar muito aqui, pois esta bem explicado nos scripts, então aqui eu falarei o básico mesmo!

Detalhes do tutorial:

Nível: Iniciante/Intermediário
Com Engine: Sim
Escrito por: Rodrigo M.
Em resposta a: bee50cent
Plataforma: GM8(Pelo menos onde em fiz)


Bem, vamos precisar de 4 objetos:

obj_player
obj_objetivo
obj_bloco
obj_controle

De 2 rooms:

rm_teste
rm_objetivo

e 3 Sprite:

spr_player
spr_objetivo
spr_bloco

bem, Mão na massa! =D

Atribua cada sprite, para o nome de referencia.

E no objeto player, vamos declaram algumas variáveis para usarmos nos objetivos:
Create:
Código:

global.obj_azul := 0 //Declarando que não temos objetos azuis ainda
Aqui se você for fazer para aparecer os objetivos em outra room, coloca isso no create também, para o pause, e mudar a room :
Código:

global.room_id := room //Variavel, para declarar a room que o player esta, coisa do pause game! Happy

Se você já tiver a movimentação do player, pode pular essa parte:
Step:
Código:

//Movimento do Personagem
if keyboard_check(vk_left) and place_free(x-5,y){x -=5}
if keyboard_check(vk_right) and place_free(x+5,y){x +=5}
if keyboard_check(vk_up) and place_free(x,y-5){y -=5}
if keyboard_check(vk_down) and place_free(x,y+5){y +=5}

Agora se for fazer o pause, coloca no step também:
Código:

//Dar o pause game
if keyboard_check_pressed(ord("P")){
room_persistent=true
room := (rm_objetivo)
}

Agora na colisão com o obj_objetivo, coloca:
Código:

global.obj_azul +=1 //vai aumentar 1 objeto azul para nós quando colidirmos com o objeto

E na colisão com o obj_bloco coloca:
Código:

// Limitando o player de sai da room
move_contact_solid(direction,12)
vspeed=0

Lembre-se de que o obj_bloco, tem que estar marcado solido.

Agora no obj_objetivo, na colisão com o player coloca:
Código:

instance_destroy()

Agora, terminamos as preliminares, Vamos fazer os objetivos em si.

no obj_controle que foi o unico sem sprite, coloca no create:
Código:

//Configurando os textos
//dos Objetivos

t_objetivo := 'Objetivos:'; //Titulo
t_objetivos := 'Pegar 10 objetos azuis - NO'; //Objetivo 1
t_objetivos1 := 'Pegar mais de 12 objetos azuis - NO'; //Objetivo 2
///////////////////////////////////==//////////////////////////////
//ai se quiser colocar mais objetivos copia a
//
//variavel t_objetivos, e da um numero
//
//para ela, 1,2,3,4, etc...
//
//Ou coloque uma variavel de seu gosto!
//////////////////////////////////==//////////////////////////////

efeito := ''; //aqui digamos que é o texto, ele esta
//zerado aqui, mais para setar seu valor mesmo
//No caso ele será usado depois

texto := 0; //aqui a mesma coisa, ele esta setado aqui
//para ser usado depois

//NOTA := eu coloquei aquele 'NO' na frente do texto, para mostrar que o objetivo não esta completo!


Aqui definimos o texto que vai aparecer, e eu coloquei com uma animação, tipo, letra por letra, para ficar menos feio! [:¬D]

no step, vamos fazer o efeito de letra, por letra, e definirmos a matemática do objetivo:
Código:

///////////////////////////////////==//////////////////////////////
//Matematica Basica dos objetivos
//
//Aqui calculei quantos objetos azuis seriam necessario para completar um objetivo
//
///////////////////////////////////==//////////////////////////////

if global.obj_azul >= 10 {t_objetivos := 'Pegar 10 objetos azuis - OK';} //NOTA := Eu coloquei OK na frente que mostra que o objetivo foi completo
if global.obj_azul >=12 {t_objetivos1 := 'Pegar mais de 12 objetos azuis - OK';
} //aqui no caso como é o ultimo objetivo, você pode colocar
//no fim do script game_end(), ou room_goto_next(), etc..


///////////////////////////////////==//////////////////////////////
//                      o efeito do texto
//essa variavel 'efeito' ela vai ser usada, como 'cara' do texto
//
//Ela vai armazenar o efeito de letra por letra
//
///////////////////////////////////==//////////////////////////////

texto +=1 //configure aqui a velocidade que o texto apareça
efeito := string_copy(t_objetivo+'#'+t_objetivos+'#'+t_objetivos1,0,texto) //onde esta '#', é a mudança de linha, quando for colocar mais algum objetivo
//coloque a variavel com o texto, +, e coloque entre Aspas, esse simbolo
//para pulara linha e + de novo se tiver outra variavel, e assim por diante

se você esta fazendo com o pause coloca no step:
Código:

//Para o pause/mudança de room
if keyboard_check_pressed(ord("P")){
room := (rm_teste)
}

Agora por ultimo, mais não menos importante no magnífico evento draw:
Código:

///////////////////////////////////==//////////////////////////////
//
//Desenhando os Objetivos
//
//Aqui é bem simples apenas desenhei o texto na tela
//
///////////////////////////////////==//////////////////////////////

draw_set_font(font0)
draw_set_halign(fa_center)
draw_text_color(room_width/2,room_height/2-80,efeito,c_black,c_white,c_black,c_white,0.7)

//Só para desenhar quantos objetos já temos
draw_rectangle_color(0,0,150,32,c_white,c_white,c_gray,c_gray,0)
draw_text(67,5,'Objetos azuis: ' +string(global.obj_azul))


E é isso pessoal, agora coloca o obj_player na rm_teste e coloque uns 15 obj_objetivo, e na rm_objetivo coloca o obj_controle, e rode tudo, se se computado explodir, corra pegar um extintor, ou qualquer outro tipo de pó que possa apagar o fogo, menos agua! [x¬S]

Caso contrario, não tenha uma explosão, Parabéns, você completou o tutorial com sucesso! [X¬D]

Engine:
Opção1 - EasyShare
Opção2 - MegaUpload

Imagens Engine:


Tutorial por: Rodrigo M. - GMBR

Lembrando que agora eu vou continuar com os meus tutoriais de domingo! ;)

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Mensagem por Convidad em Qui 29 Abr 2010, 01:23

Boa maan! Bom tutorial o/
Isso é uma dúvida bem comum mesmo que muita gente tem. Parabéns pela iniciativa.

Obs.: Bem formatado, impecável!

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Qualidade Re: |~|Tutorial|~| Criando Objetivos no jogo

Mensagem por RodrigoM. em Qui 29 Abr 2010, 12:04

Capitão Commando escreveu:Boa maan! Bom tutorial o/
Isso é uma dúvida bem comum mesmo que muita gente tem. Parabéns pela iniciativa.

Obs.: Bem formatado, impecável!

Vallew Maan, Eu estava em duvida do que tutorial eu ia começa de novo a minha série, ai o bee50cent pergunto isso em um tópico, ai an hora pensei, "Porque não?!" ASOKPASOKPAS

Espero lança outro tutorial essa semana ainda, e outro domingo, mais agora fala saber sobre o que! :s

fallow

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Mensagem por Kyuubi em Qui 29 Abr 2010, 13:04

so good!!!
parabens cara esse tuto é nota 10,que jogo que é bom sem objetivos!!!
flws!!!

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Mensagem por RodrigoM. em Qui 29 Abr 2010, 23:24

Kyuubi escreveu:so good!!!
parabens cara esse tuto é nota 10,que jogo que é bom sem objetivos!!!
flws!!!

Hehe, Obrigado! [:¬D]

è mesmo, hoje quando se pergunta de um jogo, a primeira coisa que se pergunta é, "Qual o Objetivo do jogo?".

Hehe!

Fallow

CyraxX.

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Mensagem por bee50cent em Sex 30 Abr 2010, 11:48

nossa cara mto obrigado mesmo valeu esta muito bom e mto complexo

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Mensagem por RodrigoM. em Sex 30 Abr 2010, 12:00

bee50cent escreveu:nossa cara mto obrigado mesmo valeu esta muito bom e mto complexo

Obrigado, Você achou complexo? Conseguiu entender ?

Qualquer coisa, estou aqui para esclarecer qualquer duvida! [8¬D]

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Mensagem por anônimous em Sex 30 Abr 2010, 12:13

gostei do tuto, eu faço objetivos tudo com variavel tipo colidiu = true entendeu não é muito diferente do que vc fez....

anônimous

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Mensagem por RodrigoM. em Sex 30 Abr 2010, 12:22

anônimous escreveu:gostei do tuto, eu faço objetivos tudo com variavel tipo colidiu = true entendeu não é muito diferente do que vc fez....

è desse mesmo jeito que eu fiz, só que no tutorial, ele tem que pegar 10 objetos para completar um objetivo!

Entendeu? [:¬D]

fallow

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Mensagem por romulo_rla em Sex 22 Out 2010, 09:07

Vaaaalllleeeuu!!!!!!!!!!!!!!!! sorrindo2 sorrindo2 sorrindo2 sorrindo2 sorrindo2
Tô criando um jogo do Pacman, e com você deu certo!!!!

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Mensagem por GabrielXavier em Sex 27 Abr 2012, 01:20

cara tutorial nota 100 mto bem feito e explicado cara parabens d vdd.
Mas nao consegui baixar a engine coloca ela em outro servidor.vlw

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Mensagem por Bruno Mota em Seg 19 Nov 2012, 12:12

Eu não estou conseguindo,fiz tudo direitinho mais não estou conseguindo a minha versão é a 8.0 Pro.Por favor me ajude!

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