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[duvida]> escada em jogo de Tiro não é plataforma...

em Dom 25 Abr 2010, 18:06
Olá, aqui eu de novo.

Assim preciso fazer com que o personagem do meu RPG ele suba escadas e fique mais alto que outros objetos na room, ai se o player atirar o tiro deve passar direto pelo objeto sem atingir.

Grato Paulo!
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Re: [duvida]> escada em jogo de Tiro não é plataforma...

em Dom 25 Abr 2010, 19:34
Faz assim, no STEP do player:
Código:

if place_meeting(x,y,obj_escada)
{
    image_xscale=1.4 // Aumenta o tamanho na horizontal
    image_yscale=1.4 // Aumenta o tamanho na Vertical
}
else  // Senão
{
    image_xscale=1 // Volta ao tamanho normal
    image_yscale=1 // Volta ao tamanho normal
}

Agora na colisão do "tiro" contra o objeto_player:
Código:

if other.image_xscale=1 and other.image_yscale=1
{
    // Código que você fez para seu tiro aqui
}
No lugar de "obj_escada" coloque o nome da sua escada !!

Agora se você quer que ele suba as escadas sem aumentar o tamanho, terá criar uma variavel para saber se está em cima da escada ou não, fazendo assim:

No evento Create do player:
Código:

globalvar na_escada; // Deixa ela global, para ser usada em outros objetos !
na_escada=false // Variavel para saber se está ou não escada, vai começar falso, pois não começará em cima dela

Agora no evento STEP do seu player novamente:
Código:

if place_meeting(x,y,obj_escada) // Se está colidindo com a escada
{
    na_escada=true // Ficará verdadeiro
}
else  // Senão
{
    na_escada=false // Não está na escada
}
No evento Create do objeto tiro:
Código:

globalvar na_escada; // Declarar ela aqui para poder ser acessada !

No evento de Colisão do "tiro" com o player:
Código:
if na_escada=false
{
    // Código que você fez para seu tiro aqui
}

Está aí, dois modos de se fazer o que você quer !
Té + !!!

Editei o útimo código, troquei o "true" por "false", agora está correto !!!
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