GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


[Resolvido] Se colidir = Ação1, se nao colider = ação2 ?

3 participantes

Ir para baixo

[Resolvido] Se colidir = Ação1, se nao colider = ação2 ? Empty [Resolvido] Se colidir = Ação1, se nao colider = ação2 ?

Mensagem por kelvindeth Sex 30 Abr 2010, 09:14

Aew pessoal, to precisando de uma forcinha pra termina meu projeto..

Tipo qual linha de comando e em qual evt (Step, creat, etc) eu devo colocar para que:

* Quando 1 Objeto colidir com o outro, fazer uma ação;

* E quando ele não estiver mais colidindo com esse objeto, fazer outra ação...

Deu pra intende ?..

Ajudem aew galera vlw *-*


Última edição por souzalucasjose em Dom 30 maio 2010, 15:46, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Problema resolvido ^^)
kelvindeth
kelvindeth

Data de inscrição : 14/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 135
Prêmios : [Resolvido] Se colidir = Ação1, se nao colider = ação2 ? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Se colidir = Ação1, se nao colider = ação2 ? Empty Re: [Resolvido] Se colidir = Ação1, se nao colider = ação2 ?

Mensagem por psycon Sex 30 Abr 2010, 09:38

coloca no CREATE:
Código:
colidindo=0
isso faz com que o Game Maker reconheça 'colidindo' como uma variavel

depois, ponha no STEP:
Código:
colidindo=0
isso faz com que seja sempre 0

ao menos que...

ponha no evento de colisão com o outro objeto:
Código:
colidindo=1

...assim a variavel 'colidindo' só sera 1, quando estiver colidindo...

ai no STEP:
Código:
if colidindo=1{//faz oque tem que acontecer se estiver colidindo}
if colidindo=0{//faz oque tem que acontecer se não estiver colidindo}

com é isso
psycon
psycon

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B-A
Data de inscrição : 13/01/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 170
Prêmios : [Resolvido] Se colidir = Ação1, se nao colider = ação2 ? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Se colidir = Ação1, se nao colider = ação2 ? Empty Re: [Resolvido] Se colidir = Ação1, se nao colider = ação2 ?

Mensagem por Henrique_GJ Sex 30 Abr 2010, 10:21

eu tentaria de duas formas

da forma simples

eu colocaria no evento colision a ação

depois eu arrastaria o ícone else

e depois colocaria a outra ação


mas se não der certo aí vem a forma que com certeza dará certo

no evento colision coloca a ação

daí no step coloca

Código:
global.distancia = point_distance(char.x,char.y,obj.x,obj.y)
if global.distancia > 32
{
//ação quando não colidir
}



isso dar certo, mas troca 32 por outro número, eu colocaria a metade da soma do comprimento dos dois objetos mas é vc que sabe
Henrique_GJ
Henrique_GJ

Data de inscrição : 30/12/2009
Reputação : 4
Número de Mensagens : 1344
Prêmios : [Resolvido] Se colidir = Ação1, se nao colider = ação2 ? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Java
  • C ou C++


http://sitedosjogos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Se colidir = Ação1, se nao colider = ação2 ? Empty Re: [Resolvido] Se colidir = Ação1, se nao colider = ação2 ?

Mensagem por kelvindeth Sex 30 Abr 2010, 10:21

Happy Brigadão amigo...

Ainda não testei, estava preparando uma engine para um colega aqui do Forúm,

Mais logo logo vou testá - la.

Dessa forma vai funcionar com certeza Happy

Vlw Razz

EDIT: O método do psycon não deu muito certo, pois mesmo deu colocando no Step que colidindo = 0

quando colidir com o objeto ele não sera 1, pois o step não deixa ele se tornar 1, assim ficando sempre 0.

O método do henrique(o segundo) você disse que da certo concerteza, ai é que tá..
Achei um poko complicado Razz, não sou muito bom em Scripts, teria como explicar mais detalhadamente.

Obrigado..
kelvindeth
kelvindeth

Data de inscrição : 14/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 135
Prêmios : [Resolvido] Se colidir = Ação1, se nao colider = ação2 ? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Se colidir = Ação1, se nao colider = ação2 ? Empty Re: [Resolvido] Se colidir = Ação1, se nao colider = ação2 ?

Mensagem por psycon Sex 30 Abr 2010, 11:04

opa foi mal, esqueci de um detalhe...

então troca o meu primeiro código do STEP,para END STEP
assim fica

CREATE:
Código:
colidindo=0
STEP:
Código:
if colidindo=1{//faz oque tem que acontecer se estiver colidindo}
if colidindo=0{//faz oque tem que acontecer se não estiver colidindo}
END STEP:
Código:
colidindo=0
COLISÃO:
Código:
colidindo=1
psycon
psycon

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B-A
Data de inscrição : 13/01/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 170
Prêmios : [Resolvido] Se colidir = Ação1, se nao colider = ação2 ? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Se colidir = Ação1, se nao colider = ação2 ? Empty Re: [Resolvido] Se colidir = Ação1, se nao colider = ação2 ?

Mensagem por Henrique_GJ Sex 30 Abr 2010, 11:18

kelvindeth escreveu:O método do henrique(o segundo) você disse que da certo concerteza, ai é que tá..
Achei um poko complicado Razz, não sou muito bom em Scripts, teria como explicar mais detalhadamente.

Obrigado..

bom, eu tenho no bloco de notas o script do GM completo, eu tava mexendo nele e apertei CTRL + F para pesquisar e escrevi point (só de bobeira) daí eu vi o código point_distance(x1,y1,x2,y2) e logo percebi pra que servia

eu já usei no jogo missel comando e agora passei pra vc vou explicar

naquela hora eu criei um variavel chamada global.distancia, lembrando que só pode ter letras (sem acento) números e _

eu queria que a variavel global.distancia fosse igual a distancia entre os dois objetos, daí eu poderia saber facilmente quando um objeto colide com outro

eu coloquei então

global.distancia = point_distance(obj1.x,obj1.y,obj2.x,obj2.y)

agora a variável global.distancia é igual a distancia entre o obj1 e o obj2

logo se a soma das metades do tamanho das sprites dos dois objeto for maior que a distancia entre eles, então eles estão colidindo certo?

por isso eu coloquei,

if global.distancia < 32
{
//ação
}

é como se o tamanho da sprite dos dois objetos fosse 32, a soma da metade de 32 com a metade de 32 é igual a 32 mas vc pode mudar

se vc fuçar no script do GM tbm vai aprender novos códigos eu aprendi vario como o point_distance(x1,y1,x2,y2) object_exists(obj) sound_play(son) sound_stop(son) entre outro



download do script do GM
Henrique_GJ
Henrique_GJ

Data de inscrição : 30/12/2009
Reputação : 4
Número de Mensagens : 1344
Prêmios : [Resolvido] Se colidir = Ação1, se nao colider = ação2 ? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Java
  • C ou C++


http://sitedosjogos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Se colidir = Ação1, se nao colider = ação2 ? Empty Re: [Resolvido] Se colidir = Ação1, se nao colider = ação2 ?

Mensagem por kelvindeth Sex 30 Abr 2010, 12:19

Sua explicação foi ótima, Mais so burro pakas Razz..

Não consegui fazer funcionar de jeito nenhum, mais obrigado pelas dicas..

Acho que vo dx isso de lado ~~
kelvindeth
kelvindeth

Data de inscrição : 14/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 135
Prêmios : [Resolvido] Se colidir = Ação1, se nao colider = ação2 ? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Se colidir = Ação1, se nao colider = ação2 ? Empty Re: [Resolvido] Se colidir = Ação1, se nao colider = ação2 ?

Mensagem por kelvindeth Seg 03 maio 2010, 17:19

Opa Henrique_GJ..

Vlw Happy deu certinho.. Problema resolvido Happy

Obrigado a todos que ajudaram *-*
kelvindeth
kelvindeth

Data de inscrição : 14/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 135
Prêmios : [Resolvido] Se colidir = Ação1, se nao colider = ação2 ? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Se colidir = Ação1, se nao colider = ação2 ? Empty Re: [Resolvido] Se colidir = Ação1, se nao colider = ação2 ?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos