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por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
[Resolvido] Se colidir = Ação1, se nao colider = ação2 ?
3 participantes
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[Resolvido] Se colidir = Ação1, se nao colider = ação2 ?
Aew pessoal, to precisando de uma forcinha pra termina meu projeto..
Tipo qual linha de comando e em qual evt (Step, creat, etc) eu devo colocar para que:
* Quando 1 Objeto colidir com o outro, fazer uma ação;
* E quando ele não estiver mais colidindo com esse objeto, fazer outra ação...
Deu pra intende ?..
Ajudem aew galera vlw *-*
Tipo qual linha de comando e em qual evt (Step, creat, etc) eu devo colocar para que:
* Quando 1 Objeto colidir com o outro, fazer uma ação;
* E quando ele não estiver mais colidindo com esse objeto, fazer outra ação...
Deu pra intende ?..
Ajudem aew galera vlw *-*
Última edição por souzalucasjose em Dom 30 maio 2010, 15:46, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Problema resolvido ^^)
kelvindeth- Data de inscrição : 14/05/2009
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Re: [Resolvido] Se colidir = Ação1, se nao colider = ação2 ?
coloca no CREATE:
depois, ponha no STEP:
ao menos que...
ponha no evento de colisão com o outro objeto:
...assim a variavel 'colidindo' só sera 1, quando estiver colidindo...
ai no STEP:
com é isso
- Código:
colidindo=0
depois, ponha no STEP:
- Código:
colidindo=0
ao menos que...
ponha no evento de colisão com o outro objeto:
- Código:
colidindo=1
...assim a variavel 'colidindo' só sera 1, quando estiver colidindo...
ai no STEP:
- Código:
if colidindo=1{//faz oque tem que acontecer se estiver colidindo}
if colidindo=0{//faz oque tem que acontecer se não estiver colidindo}
com é isso
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Re: [Resolvido] Se colidir = Ação1, se nao colider = ação2 ?
eu tentaria de duas formas
da forma simples
eu colocaria no evento colision a ação
depois eu arrastaria o ícone else
e depois colocaria a outra ação
mas se não der certo aí vem a forma que com certeza dará certo
no evento colision coloca a ação
daí no step coloca
isso dar certo, mas troca 32 por outro número, eu colocaria a metade da soma do comprimento dos dois objetos mas é vc que sabe
da forma simples
eu colocaria no evento colision a ação
depois eu arrastaria o ícone else
e depois colocaria a outra ação
mas se não der certo aí vem a forma que com certeza dará certo
no evento colision coloca a ação
daí no step coloca
- Código:
global.distancia = point_distance(char.x,char.y,obj.x,obj.y)
if global.distancia > 32
{
//ação quando não colidir
}
isso dar certo, mas troca 32 por outro número, eu colocaria a metade da soma do comprimento dos dois objetos mas é vc que sabe
Re: [Resolvido] Se colidir = Ação1, se nao colider = ação2 ?
Brigadão amigo...
Ainda não testei, estava preparando uma engine para um colega aqui do Forúm,
Mais logo logo vou testá - la.
Dessa forma vai funcionar com certeza
Vlw
EDIT: O método do psycon não deu muito certo, pois mesmo deu colocando no Step que colidindo = 0
quando colidir com o objeto ele não sera 1, pois o step não deixa ele se tornar 1, assim ficando sempre 0.
O método do henrique(o segundo) você disse que da certo concerteza, ai é que tá..
Achei um poko complicado , não sou muito bom em Scripts, teria como explicar mais detalhadamente.
Obrigado..
Ainda não testei, estava preparando uma engine para um colega aqui do Forúm,
Mais logo logo vou testá - la.
Dessa forma vai funcionar com certeza
Vlw
EDIT: O método do psycon não deu muito certo, pois mesmo deu colocando no Step que colidindo = 0
quando colidir com o objeto ele não sera 1, pois o step não deixa ele se tornar 1, assim ficando sempre 0.
O método do henrique(o segundo) você disse que da certo concerteza, ai é que tá..
Achei um poko complicado , não sou muito bom em Scripts, teria como explicar mais detalhadamente.
Obrigado..
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Re: [Resolvido] Se colidir = Ação1, se nao colider = ação2 ?
opa foi mal, esqueci de um detalhe...
então troca o meu primeiro código do STEP,para END STEP
assim fica
CREATE:
então troca o meu primeiro código do STEP,para END STEP
assim fica
CREATE:
- Código:
colidindo=0
- Código:
if colidindo=1{//faz oque tem que acontecer se estiver colidindo}
if colidindo=0{//faz oque tem que acontecer se não estiver colidindo}
- Código:
colidindo=0
- Código:
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Re: [Resolvido] Se colidir = Ação1, se nao colider = ação2 ?
kelvindeth escreveu:O método do henrique(o segundo) você disse que da certo concerteza, ai é que tá..
Achei um poko complicado , não sou muito bom em Scripts, teria como explicar mais detalhadamente.
Obrigado..
bom, eu tenho no bloco de notas o script do GM completo, eu tava mexendo nele e apertei CTRL + F para pesquisar e escrevi point (só de bobeira) daí eu vi o código point_distance(x1,y1,x2,y2) e logo percebi pra que servia
eu já usei no jogo missel comando e agora passei pra vc vou explicar
naquela hora eu criei um variavel chamada global.distancia, lembrando que só pode ter letras (sem acento) números e _
eu queria que a variavel global.distancia fosse igual a distancia entre os dois objetos, daí eu poderia saber facilmente quando um objeto colide com outro
eu coloquei então
global.distancia = point_distance(obj1.x,obj1.y,obj2.x,obj2.y)
agora a variável global.distancia é igual a distancia entre o obj1 e o obj2
logo se a soma das metades do tamanho das sprites dos dois objeto for maior que a distancia entre eles, então eles estão colidindo certo?
por isso eu coloquei,
if global.distancia < 32
{
//ação
}
é como se o tamanho da sprite dos dois objetos fosse 32, a soma da metade de 32 com a metade de 32 é igual a 32 mas vc pode mudar
se vc fuçar no script do GM tbm vai aprender novos códigos eu aprendi vario como o point_distance(x1,y1,x2,y2) object_exists(obj) sound_play(son) sound_stop(son) entre outro
download do script do GM
Re: [Resolvido] Se colidir = Ação1, se nao colider = ação2 ?
Sua explicação foi ótima, Mais so burro pakas ..
Não consegui fazer funcionar de jeito nenhum, mais obrigado pelas dicas..
Acho que vo dx isso de lado ~~
Não consegui fazer funcionar de jeito nenhum, mais obrigado pelas dicas..
Acho que vo dx isso de lado ~~
kelvindeth- Data de inscrição : 14/05/2009
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Re: [Resolvido] Se colidir = Ação1, se nao colider = ação2 ?
Opa Henrique_GJ..
Vlw deu certinho.. Problema resolvido
Obrigado a todos que ajudaram *-*
Vlw deu certinho.. Problema resolvido
Obrigado a todos que ajudaram *-*
kelvindeth- Data de inscrição : 14/05/2009
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