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Mensagem por Fabrício Qui 08 Abr 2010, 03:00

Gostaria de saber se o Game Maker tem como rodar áudios NSF e KSS (Nintendinho e Master System) e se existe a possibilidade de utilizar algum filtro no estilo NTSC do ZSNes.

Abraços,
Fabrício.

Edit:

Sobre querer o áudio NSF/KSS seria pela qualidade muito mais fiel que um MIDI com um tamanho bem menor (KBs) de um MP3 ou WAV.

Sobre o filtro NTSC no estilo do emulador ZSNes, é que nesse emulador existe esse filtro que simula a imagem de uma TV, deixando a imagem com uma cara, podemos dizer, mais retrô, lembrando uma tela das TVs antigas de tubo e tal...

Eu ando usando o Game Maker Lite, porém fiquei sabendo das tais DLLs que tem na versão Pro e então comecei a divagar... Seria bacana!

-//-

Tocador NSF - http://www.zophar.net/utilities/nsf/virtuansf.html
Tocador de várias outros tipos - http://www.bannister.org/software/ao.htm
Arquivos NSF - http://www.zophar.net/music/nsf.html (nessa página tem arquivos KSS e outros também)
Hd Filters in zsnesw - https://www.youtube.com/watch?v=dHYMzLOpgoo
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Mensagem por Convidad Qui 08 Abr 2010, 23:03

Gostaria de saber se o Game Maker tem como rodar áudios NSF e KSS (Nintendinho e Master System) e se existe a possibilidade de utilizar algum filtro no estilo NTSC do ZSNes.

Fabrício, infelizmente o Game Maker não suporta os formatos NSF ou KSS, ou qualquer outro proveniente de roms de qualquer tipo. Acho díficil, porém não impossível, que exista alguma dll que faça esse trabalho. Acredito que não seja tão dífícil fazer, mesmo porque a estrutura das músicas nas roms de Nes são bem parecidas com Midi.

Talvez você encontre algum conversor ou dll. Eu particularmente nunca vi mas há um site excelente sobre hacks de roms que eu já participo há um ano e recomendo. Pode ser que você encontre alguma coisa por lá. O link está em minha assinatura.

Sobre o filtro NTSC no estilo do emulador ZSNes, é que nesse emulador existe esse filtro que simula a imagem de uma TV, deixando a imagem com uma cara, podemos dizer, mais retrô, lembrando uma tela das TVs antigas de tubo e tal...

De fato, o filtro é simulado e não "feito" realmente. Tanto é que o emulador não dá opção de de desintrelaçamento. Mas acredito que dê pra imitar esse filtro no Game Maker, só ainda não sei como. Há uns meses, eu consegui "imitar" um filtro scanlines no GM Fighters. É claro que não é um filtro real, e sim imitação.

Mas se você gostou do efeito podemos tentar imitá-lo. Pode ser que dê certo. Vou tentar aqui, e se eu conseguir postarei.

Abraços.
Capitão Commando.
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Mensagem por Fabrício Sex 09 Abr 2010, 16:51

Simplesmente o melhor jogo de luta já produzido utilizando o Game Maker. Neste jogo você terá chance de jogar com vários lutadores, cada um com seus métodos de luta e seus combos. Um jogo de qualidade profissional, e o melhor, com todo código fonte e recursos disponíveis para você (...)

http://www.xcreator.com.br/site/index.php/downloads/category/18-b-luta-b

CARA! Eu to vendo um Capitão Comando olhando pra mim com o dedo apontado até agora!!! "Com todo código fonte para você!" Haha... Obrigadão! Bacana tu disponibilizar o cógigo assim, pô... bacana mesmo!

Edit:

Bah... Baixei e joguei... Tá meu, é mentira! Tu não fez aquilo, não pode, haha...

Ah! Só pra avisar, pode colocar na executável "GMFEngine (Windows Vista)" Windows 7 também.

Cara, mas não percebi as scanlines, nem nada do tipo... Acredito que só rodando com o "Launcher" e ligando, isso? Pena, fiquei curioso...

Sobre o código... tu ta em outro nível meu, haha... sério, muito bacana ver um código desses, nem sei por onde começar a entender, mas eu ainda vou dedicar um bom tempo nele e ver se entendo algo! Bah! A jogabilidade ficou muito bacana, e olha que joguei num teclado, imagino num controle! Eu nunca imaginei que algo assim poderia ser feito no Game Maker! To olhando aqui o Objeto "jogador_1" e... (bah, bacana isso também dos objetos, spripts, e um monte de coisas com nomes em português! Facilita um monte!). Cara, se não for muito, eu fiquei realmente curioso de ver como tu imitou um filtro, se tiver como me ajudar a achar o código, eu queria muito ver se entendo ele! Bom, sei lá o que comentar aqui, estou sem palavras! AFUDÊ MEU, PARABÉNS MESMO, FICOU MUITO TRI!!! \o/
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Mensagem por Convidad Ter 13 Abr 2010, 23:05

Obrigado Fabrício! Pode deixar que na próxima versão vou colocar o Windows 7. Legal saber que funciona então!

A questão do efeito scanlines, você pode habilitá-lo pelo Launcher do jogo ou editando o fonte. Há uma global booleana no primeiro objeto da árvore, em seu evento create. Não lembro o nome dela agora, mas é bem fácil achá-la, o nome é sugestivo. É só definí-la como true (1).

Pra imitar isso eu apenas desenhei um padrão de linhas na tela usando um alpha e um blend pra que desse uma impressão de "côncavo". Como eu fiz um esquema de zoom (quando os jogadores se aproximam um do outro) eu apenas fiz um desenho proporcional ao zoom, talvez por isso tenha parecido complicado, mas não é não.

O objeto que faz isso é o obj_scanlines, e o código que ele usa pra imitar o efeito é esse aqui:

Código:
draw_set_color(c_black);

draw_set_blend_mode_ext(bm_one,bm_dest_color);
draw_set_alpha(0.9);

for ( i = 0; i <= 480; i += 3)
begin
 draw_line(
    view_xview[0],
    view_yview[0]+(((view_hview)/480)* i) + 0.0001,
    view_xview[0]+(((view_wview)/640)* 640),
    view_yview[0]+(((view_hview)/480)* i));
end;

draw_set_blend_mode(bm_normal);

draw_set_alpha(0.22);

for ( i = 0; i <= 480; i += 3)
begin
 draw_line(
    view_xview[0],
    view_yview[0]+(((view_hview)/480)* i) + 0.0001,
    view_xview[0]+(((view_wview)/640)* 640),
    view_yview[0]+(((view_hview)/480)* i));
end;

draw_set_alpha(1);

Esse número 0.0001 é porque quando a proporção da view era feita, dava um bug estranho no desenho e as últimas linhas se sobrepunham. Achei que fosse algum problema com vsync e desse jeito acabou resolvendo.

Quanto à questão do NTSC, olha, eu andei fazendo uns testes aqui, mas ainda não consegui imitar um efeito legal não. Mas tenho uma notícia boa: é possível imitá-lo sim, só não consegui um resultado convincente, por enquanto.

Legal também é que quando a gente tenta novos desafios assim, a gente aprende muita coisa. Tenho que te agradecer porque através da sua dúvida, eu consegui uma coisa que eu já vinha tentando há muito tempo. Imagine que eu consegui um modo de fazer uma cópia direta do Canvas principal do jogo, criando uma surface e usando o screen_redraw() nela. Isso é perfeito!

Eu estou tentando... tentando segurar minha alegria, mas estou quase plantando bananeira aqui cara. É sério. O leque de possibilidades que isso possibilita é maravilhoso!

Agora eu posso criar qualquer tipo de efeito que eu desejar usando formas primitivas com blends em uma cópia exata da surface principal. Esse método é muito mais rápido que copiar o conteúdo diretamente com o screen_copy(), que antes deixava o jogo uma carroça de tanta lentidão.

Eu aproveitei que eu já tinha feito um engine para neblinas aqui no fórum e o testei usando esse método que eu te falei.

Acho que a galera vai gostar. Eu pirei!
http://www.4shared.com/file/u5kJZQmP/Epectro22_Game_Maker_Engine__C.html

Obs: Esse engine do Ninja Gaiden é um Open Source que eu tô fazendo mas que ainda falta muita coisa. Quem quiser usar pode ficar à vontade, mas se tiver paciência... Eu ainda vou terminar ele e postar completinho daqui uns tempos (não sei precisar).

Abraços.
Capitão Commando.


Última edição por Capitão Commando em Qua 14 Abr 2010, 02:32, editado 3 vez(es)
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Mensagem por Meokor Ter 13 Abr 2010, 23:42

Capitão Commando cara,

Você não é um ser humano não Rolling Eyes, você trabalha com desenvolvimento de jogos? Não é possivel cara uma pessoa com o talento desses! Me passa os livros que você leu os sites que você entra que eu quero ser como você... Ganhou meu respeito!

Peço desculpas se estou fugindo do assunto principal do tópico, mas é que um cara desses merece ser elogiado.

(PS: KRA VC TA FERRADO! EU VO FICAR NO SEU PÉ DO MESMO MODO QUE EU FIQUEI NO PÉ DO VINIANS PARA ME ENSINAR COMO FUNCIONA AS COISAS!!!)

Parabéns!
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Mensagem por Fabrício Qua 14 Abr 2010, 04:45

Meokor, também fiquei na dúvida, o cara tem essa roupa estranha que lhe permite soltar chamas, raios e sei lá mais o quê, mas acredito que seja humano sim! Talvez seja um ciborgue... entendendo tão bem esses códigos, não dúvido!

Capitão Commando, me sinto até mal lendo tu comentando:
(...)
Quanto à questão do NTSC, olha, eu andei fazendo uns testes aqui, mas ainda não consegui imitar um efeito legal não. Mas tenho uma notícia boa: é possível imitá-lo sim, só não consegui um resultado convincente, por enquanto.
(...)
Sério... Pô, tu ai testando várias coisas e eu aqui parado, praticamente com o projeto desistido...nem te estressa com isso, fico feliz que tenha aprendido algo novo, e algo que tenha sido útil, porém se estiver continuando a tentar o efeito NTSC pra me ajudar, relaxa e foque nos teus próprios projetos, agradeço um monte, valeu mesmo! Continue somente se esse acabou se tornando um de seus projetos, pois eu aqui me pilho um monte e quando vê já larguei tudo de mão... passa um tempo volto a dar umas futricadas e assim vai... Sacou?

Cara, tu que pelo visto entende um monte de lógica, programação e tudo mais, queria umas dicas. Ando lendo um pouco sobre linguagens de máquina, sistemas numéricos (decimal, binário, hexadecimal...), Assembly , C++ (Pô, dos tutos que estou lendo, esse é o que tá parecendo mais bacana, até por ser voltado pra criações de jogos!) e essas coisas todas (não que eu esteja entendendo, hehe... mas estou lendo!). Pra um iniciante que mal sabe usar o Game Maker, acha que seria um bom começo? Tu tem noções dessas coisas? Se tem, elas te ajudam? É, eu ando precisando é manter o foco em alguma coisa, o problema é esse, manter o foco, ter disciplina... é foda!

Abraços!
Fabrício.

P.S.: Hahaha... curti um monte jogar Ninja Gaiden, mesmo que sem inimigos e tal, hahaha... caraca, quanta nostalgia! Boa, deu pra sentir que vai sair coisa boa disso daí, bacana mesmo!

Edit:
Agora lendo o tópico: Efeito espectro e neblina, usando ondulação senoidal!; Percebo que o tal efeito que tu queria mostrar eu nem to vendo, haha... /o\ Tenho a versão Lite e:
Código:
ERROR in
action number 1
of Create Event
for object Musica_wcal:

In script SS_Init:
Error in code at line 4:
  global.dll_SS_Init = external_define(
                        ^
at position 23: This function is only available in the Pro Edition.
Paciência, curti um monte a jogabilidade do Ninja Gaiden, imagino que isso seja algo muito banal pra ti, porém curti um montão. Bah, ele se agarrando nas paredes e tal, muito bem feito! Fico imaginando esses efeitos loucos da engine Espectro, deve ter ficado realmente show de bola. = ]
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Mensagem por Meokor Qua 14 Abr 2010, 10:47

Fabrício, eu sou meio "perdido" como você, ao mesmo tempo que tendo fazer alguma coisa em Game Maker, no meio do projeto me empolgo em outra linguagem (Assembly, Delphi, C++) e deixo o coitado do Game Maker parado lá no PC. Mas quando vejo alguém como o Lord Capitão Comando me motiva a estar sempre investindo nessa ferramenta tão fantastica que é o Game Maker.

Fabrício escreveu:(...) É, eu ando precisando é manter o foco em alguma coisa, o problema é esse, manter o foco, ter disciplina... é foda! (...)

Somos dois companheiro...

Abraços...
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Mensagem por Convidad Sáb 24 Abr 2010, 00:41

Meokor escreveu:(PS: KRA VC TA FERRADO! EU VO FICAR NO SEU PÉ DO MESMO MODO QUE EU FIQUEI NO PÉ DO VINIANS PARA ME ENSINAR COMO FUNCIONA AS COISAS!!!)

kkkk Valeu pela força Meokor. Tem erro não amigo, se eu puder ajudar, vou fazer com maior prazer.

Fabricio escreveu:Cara, tu que pelo visto entende um monte de lógica, programação e tudo mais, queria umas dicas. Ando lendo um pouco sobre linguagens de máquina, sistemas numéricos (decimal, binário, hexadecimal...), Assembly , C++ (Pô, dos tutos que estou lendo, esse é o que tá parecendo mais bacana, até por ser voltado pra criações de jogos!) e essas coisas todas (não que eu esteja entendendo, hehe... mas estou lendo!). Pra um iniciante que mal sabe usar o Game Maker, acha que seria um bom começo? Tu tem noções dessas coisas? Se tem, elas te ajudam? É, eu ando precisando é manter o foco em alguma coisa, o problema é esse, manter o foco, ter disciplina... é foda!

Olha Fabrício eu acho que o "bom começo" depende muito de duas coisas: primeiro do bom professor e segundo do bom material. Não adianta eu querer aprender Assembly agora (que não é fácil), sem alguém pra tirar minhas dúvidas e sem um material "entendível" (kkkk).

Uma outra coisa também (minha opinião) é que cada linguagem varia um pouco de uma pra outra certo? Mas eu acredito que quando você entende a lógica e se desenvolve bem em uma linguagem você consegue "migrar" pra outras com muito mais facilidade que antes. Se você entende o conceito de como "aquilo" funciona, você consegue programar "aquilo" em qualquer linguagem que você quiser, desde que você domine legal a linguagem.

Já que você perguntou então eu recomendaria pra você o Game Maker sem pensar! Ferramenta excelente, te dá possibilidades demais. Depois do Game Maker e SE você interessar, poderia tentar C++. Se você quer programar pra se divertir e aprender, sem manter foco numa profissão (visando mercado), deita o cabelo no Game Maker!!! Ele é o cara.

Quanto aos outros tutoriais, ajudar eles ajudam sim. Se você tá gostando cara, vai fundo. A palavra-chave é essa: gostar do que tá fazendo.

Abraço.
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