GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


varios sprites para uma ação

2 participantes

Ir para baixo

varios sprites para uma ação Empty varios sprites para uma ação

Mensagem por darth vader Sex 23 Abr 2010, 17:24

Pessoal, essa fecha a primeira fase que é a demo do meu jogo...
criei uma jaula(q esta no fim da fase) q só abre se no decorrer do jogo o personagem achar 3 chaves:
01-como criar um comando para abrir a jaula só se tiver as 3 chaves?
02-a jaula(no sprite colocado na room) esta fechada, criei o sprite dela abrindo e o dela aberta, e depois de aberta aparece um detonador, q qnd o personagem encostar,sera acionado(trocará p o sprite do detonador acionado).
sei fazer a troca de sprites,mas tudo isso ficou meio complicado e do jeito q fiz,(sem códigos ) ñ deu certo.
brigado e falows.... Smile
darth vader
darth vader

Data de inscrição : 29/10/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 85
Prêmios : varios sprites para uma ação Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

varios sprites para uma ação Empty Re: varios sprites para uma ação

Mensagem por victor_aco Sex 23 Abr 2010, 17:49

Coloque no CREATE da jaula
Código:
chaves=0
Coloque no STEP do objeto jaula
Código:
if chaves=3
{
image_index = spr_jaula aberta
instance_create(x,y,objeto detonador)
}
else
{}


CREATE
Código:
detonador=true
Isso faz com que o detonador não fique sendo acionado toda hora.

COLISÃO COM OBJETO DETONADOR
Código:
if detonador=true
{
detonador=false
//coloque aqui o que vi acontecer posteriormente
}
else
{}
COLISÃO COM OBJETO CHAVE
Código:
chaves+=1
OBS: No código do step marque a opção Object:e selecione o obj da jaula
Para fazer o detonador acionar coloque no ovjeto do player
Vá no objeto da chave e coloque na COLISÃO COM OBJETO CHAVE a ação Destroy Instance da aba main 1

EDIT: Cara você já deu uma olhada nas aulas de game maker do Alex FC. Me ajudaram muito a entender gml e a começar a programar da uma lida. Link: http://www.gamemakerbrasil.com/game-maker-f36/aulas-de-game-maker-por-alex-fc-t3569.htm
victor_aco
victor_aco

Data de inscrição : 25/03/2010
Reputação : 2
Número de Mensagens : 666
Prêmios : varios sprites para uma ação Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

varios sprites para uma ação Empty Re: varios sprites para uma ação

Mensagem por darth vader Sáb 24 Abr 2010, 09:21

deu certo por partes:
esqueci de comentar q as chaves são backgrounds com a mensagem da chave encontrada.
elas estão cada uma em um bau, q se abre no collision com o player e em seguida a mensagem.
a jaula só é p abrir qnd o player(com as 3 chaves) encostar nela e dai aparecer
o detonador. a parte em q ele é acionado eu já resolvi com a troca de sprites no collision com o player.ai tá p entender melhor:
http://www.easy-share.com/1910020143/teste yellow.rar

sobre as aulas, eu tô sem net em casa, por isso é meio corrido, mas dei umas lidas e salvei algumas aulas. o problema é o tempo na lan.
darth vader
darth vader

Data de inscrição : 29/10/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 85
Prêmios : varios sprites para uma ação Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

varios sprites para uma ação Empty Re: varios sprites para uma ação

Mensagem por victor_aco Sáb 24 Abr 2010, 12:25

Faça o seguinte:
Troque o nome do objeto chave para obj_bau
Vá no obj_bau e no evento de colisão com player substitua a ação Destroy Instance pelo código:
Código:
image_index = sprite do bau aberto
Crie uma room e coloque como background a mensagem que a chave já foi encontrada.
Crie um objeto controle e adicione um evento de keyboarde de qualquer tecla que desejar.
E coloque a ação para retornar a room aonde o player estava.
No evento de colisao com o obj_bau no obj_player coloque a ação para alterar a room para a da mensagem da chave.
victor_aco
victor_aco

Data de inscrição : 25/03/2010
Reputação : 2
Número de Mensagens : 666
Prêmios : varios sprites para uma ação Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

varios sprites para uma ação Empty Re: varios sprites para uma ação

Mensagem por darth vader Sáb 24 Abr 2010, 18:00

tudo isso já está feito(backgrounds,baus e chaves), o q ñ tá funcionando é a parte da jaula.
se possivel,faz uma engine com o exemplo q colokei p baixar...
darth vader
darth vader

Data de inscrição : 29/10/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 85
Prêmios : varios sprites para uma ação Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

varios sprites para uma ação Empty Re: varios sprites para uma ação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos