tutorial como fazer o inimigo seguir o player

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tutorial como fazer o inimigo seguir o player

Mensagem por Thiago_o_programador em Sab 17 Abr 2010, 11:03

Nome: tutorial como fazer o inimigo seguir o player
Descrição: vou mostrar como fazer o objeto seguir o player
Nível de dificuldade: iniciante
Requerimentos: Versão do GM 6/7/8 - Pro/Lite
Desenvolvimento:

Eu vi q a muitos topicos perguntando como fazer o inimigo seguir o player, bem vou resolver isso.
iremos desenvolver uma engine ok.

Cria um objeto e dê o nome de obj_player
e no STEP, coloca:
CÓDIGO:
Código:
 x=mouse_x y=mouse_y

x = posição x do objeto no ecrã
y = posição y do objeto no ecrã
mouse_x = posição x do mouse no ecrã
mouse_y = posição y do mouse no ecrã

sendo x = mouse_x o obj_player estara na mesma posição que o mouse no eixo x
sendo y = mouse_y o obj_player estara na mesma posição que o mouse no eixo y

Crie outro objeto com o nome obj_inimigo

No Step do obj_inimigo coloque:
CÓDIGO:
Código:
move_towards_point(obj_player.x,obj_player.y,7)


mp_potenyial_step serve para determinar para onde o objeto referido vai.
como vimos x é a posição do objeto no ecrã assim como y, então obj_player.x e obj_player.y significa q o obj_inimigo vai em direção ao obj_player.

No Step do obj_player adicione:
CÓDIGO:
Código:
 if distance_to_object(obj_inimigo)<1 {health-=2}

tradução: Se a distancia do objeto inimigo for menor do que 1 a vida do obj_player vai diminuir 2 pontos de vida.

No draw do obj_player, coloca:
CÓDIGO:
Código:
 draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y)
draw_healthbar(x-20,y-35,x+20,y-30,health,noone,c_red,c_green,0,false,false)


na 1ª linha é só para o personagem aparecer já q quando se inicia a função draw ele se apaga altomaticamente.
na segunda é para desenhar a barra de vida.

E assim termino o tutorial!
uzem sua criatividade para fazer o player depois q acabar a vida ele explodir destruir ou etc!! Fui!

obs. comentem e digam o q acham!!! Happy


Última edição por Thiago_o_programador em Dom 18 Abr 2010, 08:47, editado 2 vez(es)

Thiago_o_programador

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Re: tutorial como fazer o inimigo seguir o player

Mensagem por Thyago em Sab 17 Abr 2010, 12:41

ao inves de
Código:
move_towards_point
é melhor
Código:
mp_potenyial_step
por ai vc pode colocar para desviar de outros objetos

Thyago

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