tutorial de inimigo seguir o player

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tutorial de inimigo seguir o player

Mensagem por Thiago_o_programador em Sab 17 Abr 2010, 10:31

Eu vi q a muitos topicos perguntando como fazer o inimigo seguir o player, bem vou resolver isso.
iremos desenvolver uma engine ok.

Cria um objeto e dê o nome de obj_player
e no STEP, coloca:
Código:
 x=mouse_x y=mouse_y
x = posição x do objeto no ecrã
y = posição y do objeto no ecrã
mouse_x = posição x do mouse no ecrã
mouse_y = posição y do mouse no ecrã

sendo x = mouse_x o obj_player estara na mesma posição que o mouse no eixo x
sendo y = mouse_y o obj_player estara na mesma posição que o mouse no eixo y

Crie outro objeto com o nome obj_inimigo

No Step do obj_inimigo coloque:
Código:
 move_towards_point(obj_player.x,obj_player.y,7)

move_towards_point serve para determinar para onde o objeto referido vai.
como vimos x é a posição do objeto no ecrã assim como y, então obj_player.x e obj_player.y significa q o obj_inimigo vai em direção ao obj_player.

No Step do obj_player adicione:
Código:
if distance_to_object(obj_inimigo)<1 {health-=2}
tradução: Se a distancia do objeto inimigo for menor do que 1 a vida do obj_player vai diminuir 2 pontos de vida.

No draw do obj_player, coloca:
Código:
 draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y)
draw_healthbar(x-20,y-35,x+20,y-30,health,noone,c_red,c_green,0,false,false)

na 1ª linha é só para o personagem aparecer já q quando se inicia a função draw ele se apaga altomaticamente.
na segunda é para desenhar a barra de vida.

E assim termino o tutorial!
uzem sua criatividade para fazer o player depois q acabar a vida ele explodir destruir ou etc!! Fui!

obs. comentem e digam o q acham!!! Happy

Thiago_o_programador

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Re: tutorial de inimigo seguir o player

Mensagem por dd123 em Qua 21 Abr 2010, 02:24

Olá,
Testei seu codigo... ele funciona, porem assim que começa o jogo todos da faze correm atrás do personagem... e tambem o personagem se move junto ao mouse...

Eu tirei o código do personagem mover pelo mouse..
o script rodou legal... Porem tem um porem.... huasuhsahuas
seria legal que apenas a uma certa distância do monstro, esse monstro começasse a perseguir.... e quando a distancia entre eles fossem grandes eles parassem de pesseguir!

Desde já agradeço!!

--EDIT--
Deu certo!!
No Step do obj_inimigo:
Código:
if distance_to_object(obj_player)<40
{
 move_towards_point(obj_player.x,obj_player.y,3)
}
editei a velocidade(7>3)... pq se não, nem daria pra fujir!!

dd123

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Valeu

Mensagem por raphafael em Qui 04 Nov 2010, 23:29

Cara vc me ajudou obrigdo agora eu quero saber como coloco pro meu obj_player atirar no obj_ininimigo
posta de novo ou manda um MP Pra mimm valeu desde então fuuuuuuuuuuuuuuuuui
pra outra pagina!!!! hahahahaha!!!!

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Re: tutorial de inimigo seguir o player

Mensagem por korih em Qua 01 Dez 2010, 02:04

Kara simples e muito seu Tutorial esta Ótimo para iniciante como aprender um pouco sobre IA de games.

VLW!!!! Smile

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Re: tutorial de inimigo seguir o player

Mensagem por Yygusty em Ter 07 Dez 2010, 08:27

vlw cara mto bom esse tuto meos gamis ficaru mto meio

....:gusty porquê você escreve tudo errado?
gusty:porq eu gosto bagarai tiuu xD

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Re: tutorial de inimigo seguir o player

Mensagem por Nicolas em Ter 07 Dez 2010, 08:40

Opa,Valew quem subiu o topico =D,estava loko atras desses pro meu jogos =D
EDIT:
MT FODA =D

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Re: tutorial de inimigo seguir o player

Mensagem por M.F-Sasuke em Qua 08 Dez 2010, 21:18

No meu num funciona quando eu mando começãe aparece:


___________________________________________
FATAL ERROR in
action number 1
of Step Event
for object obj_player:

COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 1:
15=mouse_15 10=mouse_10
^
at position 3: Variable name expected.

M.F-Sasuke

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Re: tutorial de inimigo seguir o player

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